agilidade na entrega de produtos

Quais são os benefícios de oferecer agilidade na entrega de produtos?

Os processos logísticos passam por muitas etapas estratégicas no dia a dia. E uma das mais importantes é, justamente, uma das últimas que acontecem: a entrega. Por ser a parte mais próxima do cliente final, sabemos o quanto isso pode interferir, justamente, na imagem da empresa no final dos processos.

Uma das formas de gerar mais diferenciais competitivos é promover agilidade na entrega de produtos. Isso pode ser fundamental para garantir a vitalidade do negócio e superar concorrentes. Mas essas são apenas algumas das principais razões que motivam os gestores de logística a investir nesse ponto.

Afinal, por que promover agilidade na entrega de produtos? Separamos as principais razões para isso, a seguir. Boa leitura!

Economia de tempo

Um primeiro ponto é que, para promover entregas mais ágeis, você precisará encurtar processos burocráticos que podem prejudicar o andamento do seu negócio nesse quesito. Por isso, é possível garantir uma maior economia de tempo nas suas ações diárias.

Por exemplo, se há etapas do processo logístico que são desnecessárias e estão sendo adotadas, elas podem fazer com que a liberação dos itens demore mais do que o normal. Com isso, o tempo de entrega para o cliente final fica ainda maior.

Redução de erros

Muitas dessas ações que levam ao aumento das etapas nos processos de entrega podem, até mesmo, ocasionar falhas nos processos. Lembre-se de que, quanto mais ações e pessoas envolvidas, mais chances podem ocorrer de falhas humanas.

Quando você diminui etapas desnecessárias, é possível evitar que ocorram problemas que comprometem os processos internos. Afinal, não adianta ser mais ágil e, em simultâneo, precisar passar pela refação das tarefas para entrega em decorrência de algum erro (por exemplo, etiquetação inadequada do item separado para entrega, ou processos errados nopacking).

Atualização para melhores práticas do mercado

Outro ponto importante de benefício ao contar com agilidade nas entregas é incorporar as melhores práticas do mercado atualmente. Por exemplo, é muito comum que gestores logísticos implementem algumas medidas semelhantes às metodologias ágeis encontradas no TI (como a metodologia Lean e a Kanban) e, assim, incorporem lógicas que estão mais alinhadas ao novo momento do mercado.

Assim, o setor logístico passa a ter um maior alinhamento com práticas mais modernas e que gerem não só ações mais precisas no dia a dia, mas diferenciais competitivos importantes que posicionem melhor a sua loja no mercado.

Segurança

Uma das medidas para agilizar entregas é ter rastreamento das frotas em tempo real e identificar quais são os melhores trajetos naquele momento, considerando, inclusive, problemas que possam acontecer e exigir redirecionamento de ações. É o caso, por exemplo, de acidente na estrada, em que é preciso indicar ao motorista para buscar outro trajeto.

Ao mesmo tempo que isso ajuda a garantir entregas mais ágeis, também está alinhado com a possibilidade de identificar eventuais problemas (como furtos e roubos) e tomar as medidas necessárias em caso de problemas. Com isso, suas entregas passam a acontecer com maior segurança.

Redução de desperdício

Para proporcionar maior agilidade nas entregas, é preciso redesenhar os processos internos, garantindo maior velocidade até chegar à etapa de entrega. Além disso, até mesmo a própria estratégia de entrega pode ser importante para minimizar desperdícios.

Por exemplo, quando você conta com um centro de distribuição avançado, que já tenha determinados itens em seu estoque, não é preciso fazer deslocamento por grandes distâncias, levando não só a um maior gasto de combustível, mas também ao desgaste de equipamentos de frotas.

Aumento de competitividade

As vantagens trazidas pela agilidade nas entregas permitem que você se destaque dos seus concorrentes e, assim, saia à frente deles. Isso porque os clientes buscam os negócios que podem proporcionar maior conforto e benefícios para eles.

Além disso, empresas que pretendem fazer acordos com seu negócio (por exemplo, parcerias) também visam a analisar quais são as organizações que possuem a possibilidade de agilizar entregas e cumprir prazos importantes para elas. Outro ponto é que esse aumento de competitividade também pode ser uma forma interessante de destacá-los em processos de licitação e aumentar suas chances de obter melhores resultados.

Melhor custo-benefício

As medidas que proporcionam maior agilidade nas entregas também geram um melhor custo-benefício. Isso porque boa parte das estratégias utilizadas para promover maior agilidade nas entregas minimiza desperdícios e gargalos, que geram um custo maior para a etapa de entrega. Com um melhor custo-benefício, é possível aumentar a sua rentabilidade. Assim, os valores economizados podem ser utilizados para investir em melhorias em outros pontos do negócio.

Melhor experiência do cliente

Além de tudo que listamos ao longo deste artigo, fato é que a agilidade na entrega tem um papel fundamental para a experiência do cliente. Lembre-se que estamos em uma era na qual ele está no centro dos processos, e é fundamental que o setor logístico direcione suas ações para gerar maior satisfação a ele.

Com as entregas mais ágeis, é possível, assim, incentivar a compra em sua loja. Afinal, muitas vezes, seja por necessidade, seja por comodidade, o cliente quer que o item chegue rapidamente em sua casa. Proporcionar isso pode trazer um maior incentivo e, assim, ajudar na fidelização dele.

Diante de tudo que falamos, você pode perceber a importância de trazer a agilidade nas entregas do seu negócio e, portanto, saber identificar as medidas necessárias para adotá-la no dia a dia. Algumas dicas para isso são:

  • adote tecnologias que auxiliam a definir melhores rotas para entregas;
  • automatize processos diários;
  • tenha os melhores equipamentos ao seu lado;
  • terceirize etapas dos processos logísticos.

A agilidade na entrega de produtos também será beneficiada com o uso de centros de distribuição avançados. Você pode, por exemplo, deixar itens de maior vazão em locais estratégicos, próximos aos grandes centros urbanos (e, portanto, de modais importantes, como aeroportos e portos), para, assim, serem acionados no momento necessário para garantir melhores resultados para seu negócio.

Com isso, essas mercadorias podem ser despachadas rapidamente e chegarem com maior velocidade nas mãos dos clientes e, proporcionar todos os benefícios que listamos ao longo deste artigo.

Para isso, conte com a TPC Logística. Nossos centros de distribuição estão localizados em regiões estratégicas, e, assim, permitem trazer uma estratégia mais eficiente à sua rotina. Para isso, entre em contato e saiba mais sobre como podemos ajudá-lo nessas questões.

Deixe um comentário