armazenagem automática

Saiba o que é a armazenagem automática e quais os seus benefícios

A transformação digital é uma aliada fundamental do setor logístico. Negar isso é deixar de lado uma série de potencialidades que podem gerar sucesso para seu negócio. Por isso, é fundamental conhecer inovações, novos processos e proporcionar agilidade no dia a dia.

Pensando nisso, estamos sempre trazendo essas novidades do mercado e, assim, ajudando você a trazer o que há de melhor no mercado atualmente. Por isso, é importante que você conheça possibilidades novas geradas por meio das tecnologias. Apresentaremos, a seguir, a armazenagem automática. Aproveite e tire suas dúvidas sobre o assunto.

O que é armazenagem automática?

Para começarmos, precisamos entender o que é armazenagem automática, para tirar qualquer tipo de confusão sobre o tema. Trata-se de um sistema de armazenamento no qual se utiliza sistemas de gestão que permitam a organização e o gerenciamento dos itens de forma automatizada. Assim, a ideia é a redução de erros e problemas causados por falhas humanas e, assim, garantir uma gestão mais eficiente no dia a dia.

Algumas de suas principais características são:

  • verticalização do armazém;
  • uso de soluções que reduzam processos manuais;
  • adoção de tecnologias de automação no dia a dia dos armazéns.

Dessa forma, todos os processos passam por soluções de gestão, principalmente de entrada e saída de itens dos armazéns. Assim, cada item que chega para participar do estoque é devidamente registrado, e, também, sua saída é devidamente computada em tempo real, de forma que o sistema sempre tem os dados atualizados a qualquer momento.

Quais são os benefícios da armazenagem automática?

Adotar a armazenagem automática pode ser uma forma de trazer diversos benefícios para a sua empresa, principalmente no que diz respeito à parte logística. Confira alguns deles, a seguir.

Eficiência

Poder ter os dados sempre em mãos, de forma atualizada, é importante para garantir maior eficiência no dia a dia da empresa. A armazenagem automática, por exemplo, permite que você identifique com maior facilidade o giro de estoque e saiba o momento correto também de atualizar as quantidades dos itens presentes no melhor momento.

Além disso, os sistemas possibilitam identificar quais são os melhores locais de armazenamento para promover os melhores cuidados e os menores riscos de avarias na manipulação dos itens. Outro ponto é que o sistema permite, também, analisar de que forma é possível organizar o estoque de acordo com a metodologia que você escolher (por exemplo, ele indica o melhor slot, caso você adote uma organização Fifo).

Outro ponto importante é que manter a eficiência logística nesse quesito, sem a intervenção de softwares de automação, pode ser altamente custoso. Assim, é possível obter melhores resultados com um melhor custo-benefício.

Redução do desperdício

O sistema consegue identificar as principais características de determinados itens e, assim, notificar quando é necessário acelerar o giro de estoque dele para evitar desperdícios. Por exemplo, se o seu varejo vende produtos com data de validade, essa informação é registrada na admissão no armazém.

Quando está chegando uma data perigosa para que o item continue presente, o sistema notifica os responsáveis. Assim, você pode tomar as medidas necessárias para que seja possível evitar a perda (por exemplo, fazendo uma promoção antes que fique muito próximo da data de validade).

Com isso, evita-se perdas significativas causadas por ultrapassar o prazo em que o item pode ser comercializado.

Redução de danos ao produto

Outro ponto é, também, minimizar avarias que podem comprometer não só a rentabilidade da empresa (afinal, peças e itens danificados não podem ser enviados para seu cliente), mas também a experiência do cliente. Afinal, se, no processo de picking e packing, isso passar despercebido, um item com defeito pode chegar às mãos do seu cliente e acarretar na ativação de outras etapas do processo logístico, como o acionamento da logística reversa.

Além disso, mesmo que não passe pelos profissionais e chegue até o cliente, não deixa de ser uma perda/prejuízo para sua empresa. Isso em sequência pode comprometer a renda do seu negócio. Mas como isso se correlaciona com a armazenagem automática?

Simples: a partir dela, é possível definir as posições mais indicadas para a natureza dos itens. Assim, aqueles mais frágeis são preservados, e evita-se, portanto, perdas indevidas, preservando seu negócio. 

Quais são as principais tendências em armazenagem automática?

Quer adotar a armazenagem automática em seu negócio? Então é importante estar atento para as principais tendências que estão sendo implementadas nessa área. Confira, a seguir.

Sensores de presença e movimentação

Para proteger o seu negócio e evitar problemas com segurança, os sensores de presença e movimentação notificam quando há alguém presente no local e, assim, seja possível evitar furtos e roubos de produtos com alto valor agregado (como eletrônicos). Além disso, também é uma forma de economizar com recursos, como energia elétrica.

Assim, as luzes do ambiente acendem-se apenas na presença de alguém e se apagam quando não há colaboradores. Com isso, há otimização no gasto de recursos e evita-se desperdícios.

Radiofrequência

Por meio da radiofrequência, é possível minimizar o uso de papel impresso com ordens de serviço para realizar a inserção e coleta de itens nos armazéns. Com isso, é possível ter uma comunicação entre os colaboradores por meio de ondas de rádio. Assim, as informações são trocadas mais rapidamente entre os profissionais, e agiliza-se processos no dia a dia.

Robótica

A robótica já é uma realidade em muitos setores e, na logística, pode trazer muitos benefícios. Por exemplo, é possível utilizar robôs para realizar o processo de coleta e armazenagem de itens em grandes galpões, de forma a minimizar erros e acidentes no dia a dia e, assim, garantir maior eficácia.

WMS

Não poderíamos deixar de fora desta lista as soluções de gerenciamento. O Warehouse Management System (WMS) tem um papel fundamental para a gestão dos armazéns e, assim, para ter automação também nos processos de gestão, permitindo:

A armazenagem automática é fundamental, principalmente, para trazer seu negócio para a nova era da transformação digital. Com isso, você consegue modernizar processos e evitar falhas que comprometam seu negócio no dia a dia.

Gostou deste conteúdo? Então assine nossa newsletter para continuar acompanhando nossas dicas exclusivas.

Deixe um comentário