armazenagem de mercadorias

Como realizar a armazenagem de mercadorias em estoque?

A armazenagem de mercadorias é uma das etapas mais importantes e indispensáveis em uma cadeia de suprimentos. Portanto, torná-la realmente eficiente e otimizada é um desafio que precisa ser levado em consideração em qualquer gestão de estoque.

Afinal, esse processo engloba uma série de fatores necessários para o sucesso de um supply chain, como: custos, riscos de perdas, inventários, conservação dos itens e movimentação interna de materiais. Sendo assim, para que se garanta a eficácia da cadeia e, ao mesmo tempo, evite desperdícios, gargalos e até prejuízos na logística inbound, preparamos um post exclusivo para trazer dicas e informações úteis sobre as melhores estratégias para a armazenagem de mercadorias.

Quer conferir? Então, continue a leitura e tome nota! Vamos lá?

Hoje, quais são os principais desafios para a armazenagem de mercadorias?

Evidentemente, cada empresa tem suas próprias especificidades e características em relação à gestão de estoque. No entanto, de uma forma geral, é possível destacar alguns dos principais desafios que essas organizações podem encontrar em suas rotinas operacionais.

Em primeiro lugar, os custos de armazenagem são, sem dúvida, o principal fator de preocupação para os gestores. Afinal, ele é crucial para tornar a operação rentável. No comércio exterior, por exemplo, manter uma mercadoria parada em uma zona portuária pode acarretar em custos elevadíssimos para a empresa, o que compromete no preço final da operação.

Portanto, nesses casos, contar com armazéns estratégicos e próximos ao porto é uma das soluções mais viáveis para reduzir esses gastos. Porém, é preciso acertar na escolha do operador. Outros desafios para a armazenagem de mercadorias eficiente estão ligados à infraestrutura dos armazéns e à disponibilidade de tecnologias modernas e avançadas, o que envolve investimentos, pesquisas e tempo.

Como garantir mais eficiência na armazenagem de mercadorias?

Há diversas ações e alternativas que devem ser levadas em consideração em uma gestão de estoque. Muitas delas são estratégicas e fundamentais para garantir operações mais eficientes, inteligentes e menos custosas. Para exemplificar melhor, separamos, a seguir, algumas sugestões e dicas de soluções que podem influenciar e otimizar o processo de armazenagem de mercadorias em sua empresa. Confira!

Terceirização de CDs

Hoje, a terceirização na logística é uma estratégia inteligente para a redução de custos e a otimização de processos. Entre as infinitas possibilidades de serviços que esses parceiros oferecem, dá para contratar soluções para armazenagem de mercadoria por meio de armazéns ou centros de distribuição.

Há, por exemplo, integradores logísticos que se responsabilizam por toda a cadeia de suprimentos, desde o transporte até a gestão de estoque, disponibilizando CDs estratégicos já devidamente equipados com sistemas de armazenagem, infraestrutura adequada e tecnologias de ponta.

Além disso, a terceirização de serviços de armazenagem de mercadorias viabiliza espaços compartilhados com outros negócios, o que proporciona a redução de custos operacionais e elimina a necessidade de investimento ou gastos extras com um armazém próprio.

Usufruir de tecnologias

Em tempos de logística 4.0, falar de tecnologia aplicada ao setor é mais do que uma necessidade. Por isso, a busca por um processo de armazenagem de mercadorias realmente eficiente precisa estar atrelada ao uso inteligente de ferramentas e softwares específicos.

Um sistema WMS é o que há de mais completo e amplo para gestão de estoques. Suas funcionalidades são capazes de controlar, monitorar e otimizar cada etapa de um supply chain, garantindo um giro de estoque mais eficiente, desde o recebimento de materiais até a sua devida expedição.

O uso de coletores de dados também é um exemplo de tecnologia eficiente aplicada à armazenagem de mercadorias. Por meio dela — e em conjunto com o WMS — os operadores conseguem identificar produtos com suas devida especificações (tipo, peso, medida, datas, lotes etc.), rastreá-los dentro do armazém, acelerar o processo de picking e ter controle total de toda a movimentação interna dos itens, graças a uma simples etiquetagem, rotulagem com códigos de barras ou RFID.

Manter uma infraestrutura adequada

Outro ponto importante para garantir a eficiência da armazenagem de mercadorias é contar com uma infraestrutura adequada, baseada em sistemas modernos e eficientes, um layout favorável e metodologias de gestão de estoque propícias.

Além disso, as características dos espaços precisam atender bem às necessidades de cada produto. Sendo assim, áreas climatizadas, secas ou refrigeradas fazem parte de um plano de infraestrutura adequada que as empresas precisam levar em consideração.

Com isso, reforçamos a importância e as vantagens de se investir na terceirização de CDs com operadores logísticos parceiros, tendo em vista o alto investimento que é necessário para adaptar e montar um armazém com a infraestrutura necessária para suas mercadorias.

Qual é a importância da equipe para a armazenagem de mercadorias?

Além das dicas operacionais que citamos até aqui, é fundamental ressaltar o papel indispensável do fator humano na gestão de estoque. Ainda que a tecnologia e os sistemas de estocagem solucionem a maior parte da gestão de estoques, contar com uma equipe capacitada e qualificada é crucial para o sucesso de supply chain, desde operadores até gestores.

Sendo assim, invista na capacitação de seus colaboradores, aproxime-se mais de seus parceiros estratégicos, realize visitas técnicas nos armazéns, conheça melhor as tecnologias aplicadas e compreenda todas as etapas da sua cadeia logística.

Mais uma vez, reforçamos as vantagens de se contar com operadores terceirizados que, além da infraestrutura e das ferramentas que dispõem, também detêm da experiência e expertise profissional em relação ao processo de armazenagem de mercadorias, transporte, questões burocráticas (especialmente quando envolve comércio exterior), entre outros.

Em resumo, essas foram algumas dicas e informações úteis sobre o processo de armazenagem de mercadorias na logística, lembrando-se de que essa é uma das etapas mais fundamentais dentro de um supply chain, extremamente ligada à redução de custos e à eficiência de uma distribuição. Portanto, esse investimento, seja de forma interna, seja terceirizada, é uma estratégia fundamental e que trará resultados diretos ao seu negócio.

Gostou do post? Quer ficar por dentro de outras dicas e novidades sobre logística e comércio exterior? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter. Assim, enviaremos sempre novas publicações para seu e-mail, em primeira mão!

COMPARTILHAR:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta