Quer dicas sobre um armazenamento de produtos eficaz em um centro de distribuição? Leia o texto e informe-se!

Como fazer a armazenagem de produtos nos centros de distribuição?

Este texto tem o objetivo de mostrar dicas de armazenagem de produtos no centro de distribuição como um aliado importante para as complexidades da última milha e da logística reversa. Também conhecido como fulfillment centers, foi desencadeada a proliferação desse tipo de instalações, próximas dos grandes centros urbanos, portos e aeroportos, com a intenção de reduzir os prazos de entrega das mercadorias.

Neste texto, definimos o que é um centro de distribuição e como funciona e trazemos dicas de acondicionamento de produtos corretamente e sem desperdícios. Continue a leitura até o final!

O que é um centro de distribuição?

É uma instalação física com capacidade e infraestrutura superiores às dos armazéns logísticos das empresas, disponibilizada em localidades estratégicas, com organização eficaz na armazenagem de produtos, que funciona com o auxílio de equipamentos acessórios e tecnologia de ponta.

Tem o objetivo principal voltado para os processos de distribuição logística, de recebimento e de expedição da mercadoria, fornecendo agilidade e eficiência na guarda, até o envio dos produtos aos clientes finais, ou para outros armazéns e fábricas.

Como são substitutos dos armazéns tradicionais, fomentam a redução dos custos operacionais, melhorando o prazo de entrega de produtos, no cumprimento dos acordos anteriormente estabelecidos, entre ambas as partes do negócio comercial.

Como funciona um centro de distribuição?

A missão de um centro de distribuição é a armazenagem de produtos recebidos de origens variadas, organizando e expedindo todos ao destino, no menor tempo possível. As instalações mantêm um inventário mais enxuto com o armazenamento de produtos em períodos mais curtos.

As principais operações logísticas realizadas durante os processos operacionais são:

  • recebimento;
  • armazenamento;
  • picking;
  • expedição.

Sobretudo, são armazenados variados tipos de mercadorias no centro de distribuição empallets, os quais cruzam referências com outros que estão acondicionados em caixas. Dessa forma, as empresas utilizam os sistemas de transporte automáticos, que agilizam a circulação interna, auxiliado também por um sistema de gerenciamento que garanta o correto funcionamento do centro de distribuição.

Recebimento

Os centros de distribuição recebem mercadorias constantemente, originadas de fornecedores, outros armazéns e, até mesmo de devoluções de pedidos enviados com erro ao destino. Após o descarregamento nas docas, as mercadorias são acondicionadas com a ajuda dos equipamentos auxiliares que efetuam a movimentação interna, momento em que a equipe operacional mantém os produtos em um canal temporário até serem transferidos para o armazenamento.

Armazenamento

Em instalações sem automação, em que o trabalho executado é manual, a mercadoria fica guardada em estantes, organizadas conforme estratégias de estoque LIFO, FIFO etc. Já nas instalações automatizadas, os equipamentos movem as mercadorias do recebimento para o armazenamento, que serão conferidas no posto de inspeção, para serem transferidas até a devida localização indicada.

Picking

É um sistema de armazenagem fundamental para o centro de distribuição, que executa a operação de armazenagem de produtos em estantes dinâmicas e plataformas, que ajudam no fluxo dos operadores na área interna do galpão.

Expedição

Nesta etapa da armazenagem de produtos, ocorre a movimentação da mercadoria da área de armazenamento para a área de expedição, onde ocorre a classificação automática dos pedidos, indo direto para o veículo transportador.

Quais são as dicas de um armazenamento eficaz no centro de distribuição?

A prática estratégica da armazenagem de produtos é fundamental para que os processos e as operações tenham qualidade na execução da rotina no centro de distribuição. De forma objetiva, daremos algumas dicas para a criação de processos orgânicos e eficazes. Acompanhe!

Infraestrutura adequada

É necessário atentar para esta dica que afeta diretamente o fluxo operacional, na escolha certa dos fatores, como:

  • docas cobertas e com plataformas niveladoras para otimizar a entrada e saída da carga;
  • piso com resistência compatível com o peso da carga armazenada;
  • ambiente bem arejado e iluminado para evitar enganos entre as cargas;
  • câmeras de monitoramento e sistemas contra incêndio para a segurança da carga e do galpão.

Oferta e demanda dos itens

Para uma armazenagem de produtos estratégica, é necessário que haja um bom controle de entrada e saída das mercadorias. Ou seja, o gestor de estoques precisa saber a frequência dos itens armazenados, de saída ou de permanência no armazém, com a ajuda de um software que realizará o controle automatizado desse gerenciamento.

Armazenamento correto

A coordenação do centro de distribuição é bem complexa, pois é necessário compreender a estrutura física e as demandas das operações no armazém, para que as mercadorias sejam alocadas de forma que a localização e a movimentação delas sejam facilitadas, por meio da Curva ABC.

Atenção às embalagens

A embalagem utilizada de forma correta, conforme a especificidade da mercadoria, é fundamental para a armazenagem dos produtos no centro de distribuição, pois, durante todas as etapas da logística de distribuição, são bem manuseadas e precisam manter a garantia da integridade do produto sem avarias.

Layout de armazenagem

Para que o espaço físico seja eficiente para a execução dos trabalhos operacionais na logística de distribuição, faz-se necessário mapear o espaço, mensurar o fluxo operacional e a movimentação de equipamentos, de forma que a sinalização de corredores e de prateleiras facilite a movimentação interna.

Organização do centro de distribuição

A valorização dos espaços para a movimentação é essencial para tornar a armazenagem de produtos mais eficaz, por conta da organização que abrange cada item em seu local correto, até a limpeza interna do galpão.

Qual é a relevância da armazenagem correta no centro de distribuição?

Para que se tenha uma armazenagem de produtos estratégica no centro de distribuição, são exigidas ações de gestão na logística de distribuição, para a otimização dos processos logísticos internos. Todas as atividades que ocorrem em um centro de distribuição organizado influenciam muito a boa experiência do cliente, principalmente no que tange ao cumprimento de prazos de entrega dos produtos.

Assim, é importante considerar processos que melhoram o funcionamento do centro de distribuição, como:

  • atendimento da demanda;
  • redução dos custos;
  • melhor gestão:
  • menores desperdícios.

Vimos, neste texto, que o alcance de bons resultados na logística de distribuição dá-se por conta da importância demonstrada à armazenagem estratégica, com um posicionamento baseado na redução dos custos, na qualidade da entrega e na diminuição de prazos da armazenagem de produtos no galpão.

Para continuar sabendo das novidades em logística, curta o nosso perfil no Facebook e acompanhe o nosso conteúdo!

Este post tem um comentário

  1. Marcio Roberto

    Sem dúvida uma parte simplesmente fundamental para todo o bendito processo!

Deixe um comentário