armazenagem e logística

Como armazenagem e logística se relacionam? Confira!

Armazenagem e logística possuem relações muito próximas no dia a dia. Compreender isso é fundamental para traçar estratégias mais eficientes para ambos, de forma integrada, a fim de obter melhores resultados.

Afinal, para que o processo logístico seja, de fato, eficiente, é fundamental que a gestão do armazém ocorra de forma adequada e minimizar problemas como desabastecimentos, avarias, extravios, entre outros pontos importantes. Sem esses cuidados, problemas podem ocorrer, como será visto neste artigo.

Preparamos um conteúdo importante para ajudar você na compreensão do tema. Vejamos mais, a seguir. Acompanhe!

O que é armazenagem?

A armazenagem logística é um serviço implementado nas empresas que trabalham tanto com produção e venda de produtos, como com serviços que utilizam itens que precisam ser armazenados. Por exemplo, empresas que trabalham com aplicação de fertilizantes no agronegócio precisam ter a possibilidade de estocar produtos utilizados para essa atividade.

Nesse espaço, são guardados os itens utilizados na rotina do negócio, da melhor forma possível, minimizando avarias e problemas que podem comprometer a qualidade deles e, consequentemente, causar prejuízos para as atividades da empresa.

O que é logística?

Dentro deste contexto, é importante saber, também, o que é, de fato, a logística. Trata-se de todos os processos que incluem a execução eficiente de transportes e o armazenamento de insumos e produtos para comercialização, começando pelo ponto de origem até a chegada do item nas mãos do cliente final.

Assim, seu objetivo é conseguir atender às demandas dos clientes, sejam eles intermediários ou finais, de forma consistente, oportuna e econômica, sem prejudicar sua experiência. Engloba, assim, uma série de áreas e estruturas, entre elas:

  • frotas;
  • armazéns;
  • softwares de gestão;
  • ações de abastecimento, picking, packing, transporte, entre outros;
  • contato com fornecedores, entre outros.

Como armazenagem e logística se relacionam?

A logística precisa contar com algumas estruturas para que seja possível atuar com eficiência no dia a dia. E uma das partes que compõem as atividades logísticas é a armazenagem. Afinal, para ser possível atender às demandas dos clientes finais, é importante que os itens estejam estocados de forma eficiente no cotidiano.

Os armazéns são os locais em que os produtos ficam até que possam ser conduzidos até o cliente final ou utilizados tanto na indústria como para a prestação de serviços, dependendo do segmento em que sua empresa atua.

Por isso, para que a armazenagem seja bem utilizada na área logística, ela precisa contar com algumas funções, entre elas:

Ou seja, para que a logística tenha melhores resultados, é fundamental que os armazéns sejam adotados com estratégias bem produzidas. Vejamos, a seguir, alguns pontos que evidenciam ainda com maior eficácia essa relação.

Redução de contaminação e deterioração

Quando o armazém atua de forma eficiente, ou seja, possui boas condições, higienização adequada, alocação de itens nos slots certos e mantendo boas práticas de armazenamento dentro de determinadas práticas, é possível reduzir a contaminação dos itens e a deterioração delas ao longo do tempo. Por isso, vamos trazer dois exemplos importantes que apontam essa importância.

Não adianta, por exemplo, que o transporte entre o espaço de produção e o armazém seja feito de forma adequada, enquanto, no armazém, um alimento não esteja acondicionado de forma que promova a conservação adequada dele. Com isso, aumentam-se as chances de contaminação e estragos.

Mas isso vale, também, para itens que não estão em situação de perecibilidade. Por exemplo, um móvel feito de madeira, se estiver armazenado em um local com alta umidade, poderá sofrer danos às peças e, assim, gerar perdas para sua empresa, já que o item não poderá ser comercializado.

Disponibilidade em estoque

Uma boa gestão de armazém permite a alocação de itens de forma a garantir que tenha espaço para um maior volume de produtos, caso seja necessário. Assim você consegue atender a uma maior demanda no dia a dia, mesmo que tenha um giro de estoque alto.

Por exemplo, se a organização está adequada, abre-se espaço para a alocação de mais itens ou, ainda, a construção de estruturas de acondicionamento que permitam a comercialização de produtos que dependem de condições específicas para esse fim.

Você pode ter a oportunidade de vender um item que precisaria de refrigeração adequada, mas não o faz por não ter um espaço destinado a fornecer condições para ele. A partir de uma armazenagem adequada, é possível construir esse espaço no ambiente e potencializar suas atividades na empresa.

Economia de espaço

Os armazéns precisam ser estratégicos. A partir de uma boa gestão no espaço, bem como uma logística eficiente, que otimize o giro de estoque, é possível ter uma economia de espaço, o que pode acarretar melhor custo-benefício para sua empresa.

Com isso, você pode considerar a possibilidade de:

  • escalar suas vendas, pois será possível atender a um maior número de clientes;
  • comercializar novos produtos, que poderão utilizar os espaços vagos para esse fim;
  • locar os slots vagos para empresas menores que não podem contar com armazenagem própria;
  • utilizar o espaço para outras funções importantes no setor logístico.

Redução de custos

Quando há maiores cuidados na armazenagem, isso se reverte em redução de custos. Em primeiro lugar, há redução de perdas, prejuízos e extravios durante as atividades. Mas não é só isso, pois também há a possibilidade de:

  • reduzir consumo de recursos (como água, luz, entre outros) por meio de tecnologias para armazenagem estratégica;
  • utilizar estruturas que sejam econômicas e resistentes (como pallets) e que, portanto, tenham menor exigência de manutenção;
  • agilidade nos processos de entrada e saída, o que minimiza prejuízos junto ao cliente, entre outros.

A relação entre armazenagem e logística é muito próxima. Ao entender isso, você consegue otimizar suas atividades de rotina e garantir processos mais eficientes. Por isso, se você deseja ter uma logística que possa, de fato, impulsionar os resultados do seu negócio, precisa entender bem a relação entre armazenagem e logística.

Gostou deste conteúdo? Quer saber mais sobre processos logísticos e como otimizá-los? Acompanhe nossa página no Facebook e não perca nossos conteúdos.

Deixe um comentário