armazenamento de medicamentos

Entenda como funciona o armazenamento de medicamentos e quais cuidados tomar

O armazenamento de medicamentos é um desafio para qualquer gestor logístico. De fato, trata-se de itens extremamente sensíveis que precisam de cuidados constantes e o cumprimento rigoroso das indicações do fabricante.

Por conta disso, cada etapa operacional deve ser pensada de forma estratégica, com foco em manter a qualidade até o destino. Além de seguir as instruções que acompanham cada lote, a fiscalização da Anvisa também precisa servir como ponto direcionador na hora de encontrar soluções que destaquem sua empresa entre a concorrência.

Quer saber mais? Vamos mostrar como funciona o armazenamento de medicamentos e as principais regras. Siga com a leitura.

Entenda o que diz a legislação

A logística farmacêutica trabalha com base em vários decretos, portarias e legislações que direcionam a condução adequada dos medicamentos. A principal delas é a RDC nº 304, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que detalha, entre outras coisas, o conjunto de ações que tem como objetivo manter a qualidade e a segurança em todas as etapas até a chegada do item ao destino.

Entre os principais critérios estabelecidos estão separar com estratégias segmentadas as áreas de expedição e recebimento, ter uma área para armazenagem geral dos medicamentos com acesso restrito e uma área exclusiva para medicamentos devolvidos, reprovados, suspeitos de qualquer tipo de alteração ou vencidos.

Vale ter cuidado especial também com a higiene do local, que é primordial para manter a integridade dos lotes. O uso de prateleiras com divisórias para itens leves se mostra a forma mais simples, segura e econômica de fazer o armazenamento. Para fugir das zonas de calor, é necessário manter essas estantes com uma distância adequada da parede e do teto.

Armários adequados

Os armários também exigem direcionamentos especiais. De acordo com a Portaria 344/98, da Anvisa, somente pessoas com autorização e completo conhecimento do controle especial necessário podem manusear os medicamentos nos armários. Essa é uma forma de manter o estoque livre de contaminações e monitorar a qualidade.

Dentro desse cenário, os porta paletes são opções de armários de armazenamento muito comuns. Isso porque permitem manter uma dinâmica cuidadosa, guardar sem desordem grandes volumes e otimizar a capacidade do espaço ao máximo. Já em relação ao espaço de forma vertical, a dica é apostar na instalação de porta paletes que tenham dupla profundidade.

Conheça os cuidados no armazenamento de medicamentos

Como vimos, os órgãos responsáveis pelo gerenciamento das portarias e legislações que envolvem o armazenamento de medicamentos são muito exigentes com o controle de qualidade.

Dessa maneira, além de arcar com infrações e multas relacionadas ao andamento do serviço logístico, não cumprir as recomendações representa a possibilidade de perder as mercadorias por ter um planejamento realizado de forma inadequada.

O ponto alto, em uma situação como essa, é não só compreender essas regras, mas também trabalhar em conjunto com toda a sua equipe operacional para identificar quais são as principais falhas que resultam em problemas maiores. Estão na armazenagem incorreta? No manuseio? Nas rotas incoerentes com a fragilidade do produto?

Tudo isso pode ser solucionado de maneira inteligente com a porta aberta para o feedback operacional e o olhar experiente do gestor. Por se tratar de um procedimento muito delicado em cada uma das etapas, qualquer imprevisto tem o poder de impactar o resultado do serviço. Por essa razão, vamos listar a seguir os principais cuidados com a operação de armazenamento de medicamentos.

Mantenha os itens em local fresco e seco

A temperatura ambiente do local onde os medicamentos ficam armazenados é fundamental para garantir o controle de qualidade. O ideal é que seja um ambiente fresco e seco, livre de iluminação forte, luz solar e resquícios de outros produtos e substâncias.

Existem alguns medicamentos que não podem sofrer nenhum tipo de variação de temperatura. Nesse caso, é indispensável conhecer bem o ambiente para identificar quais são as mudanças ocasionadas nos itens.

O local não deve ultrapassar os 25 graus para a estocagem de medicamentos comuns. Já no caso dos itens que são sensíveis à temperatura, a variação gira em torno de 2 a 8 graus. Diante dessa necessidade, a empresa precisa apostar em espaços climatizados, com foco em cumprir todas as indicações de preservação dos fabricantes.

Verifique as orientações do fabricante

E por falar em fabricante, para que a logística farmacêutica funcione bem, o processo de conferência das orientações do medicamento deve ser minucioso. Por mais que você já tenha trabalhado inúmeras vezes com substâncias parecidas, sempre é indispensável conferir as recomendações para identificar possíveis mudanças no manuseio e armazenamento.

Sem contar que as orientações costumam ser bem precisas em relação aos fatores que podem prejudicar a integridade dos medicamentos e segui-las garante maior segurança em todas as etapas. Esses fatores extrínsecos adicionam também preocupações com umidade por conta de oxidação tanto no armazenamento quanto no deslocamento.

Use um veículo de transporte adequado

O transporte deve seguir as mesmas regras do armazenamento, e os medicamentos devem ser classificados para que os profissionais responsáveis na equipe façam o manuseio com todos os cuidados devidos, inclusive embalagens adequadas. A Anvisa também tem normas específicas em relação ao processo de deslocamento e controle de qualidade.

Uma das mais exigentes é a necessidade de contratar um farmacêutico que atue como principal responsável pelas etapas essenciais na distribuição dos produtos. Outra questão é a contratação de um responsável legal e técnico para gerenciar como a carga é transportada, a validade e outros itens específicos.

Use recursos da gestão de estoque

As etapas da logística farmacêutica são extremamente desafiadoras não só pelo volume de exigências técnicas, mas também por serem essenciais para a preservação da segurança. Ou seja, um medicamento alterado por problemas na distribuição pode causar uma série de danos aos consumidores, inúmeros prejuízos aos fabricantes e interferir diretamente na imagem de seu negócio no mercado especializado.

O uso de recursos da gestão de estoque pode ser um excelente aliado aqui por ajudar a diferenciar as urgências em que as operações precisam ser realizadas, o que entra e saí com o gerenciamento adequado e quais pontos apresentam problemas. Como tudo precisa ser muito minucioso, ter tecnologia envolvida é essencial para que informações relevantes sejam coletadas e transmitidas a todos os outros setores em tempo real.

Pronto! Agora ficou claro qual o melhor procedimento para fazer o armazenamento de medicamentos e lidar com uma indústria tão sensível. Toda a complexidade envolvida exige soluções proporcionais para que sua empresa consiga padronizar processos com qualidade, eficiência, agilidade e economia.

Gostou das informações do artigo? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro de outras novidades relacionadas ao trabalho do gestor logístico.

Deixe um comentário