Descubra como deve ser feito o armazenamento de produtos químicos

O armazenamento de produtos químicos exige uma série de cuidados para garantir a eficiência das substâncias e o cumprimento dos requisitos de segurança. Afinal de contas, qualquer tipo de falha ou negligência em relação às instalações pode comprometer a imagem da empresa no mercado, causar acidentes e prejuízos incalculáveis.

Existem diversas preocupações que precisam ser alinhadas detalhadamente, como a escolha das embalagens, o conhecimento das normas de segurança e o treinamento dos colaboradores. Como resultado, fica mais simples desenvolver um planejamento focado em limitar riscos e potencializar os pontos positivos.

Quer saber mais? Vamos mostrar dicas essenciais para acertar no armazenamento de produtos químicos. Acompanhe!

Entenda as normas de armazenamento

O local de instalação deve ser pensado cuidadosamente dentro do planejamento logístico da empresa. Lidar com mercadorias perigosas representa não só uma preocupação extra, mas também traz gastos que precisam ser solucionados estrategicamente.

Além disso, muitas vezes, os itens químicos são necessários no processo de produção, como matérias-primas, e isso implica elaborar vários protocolos internos. O ponto principal está nas normas de segurança, que fazem uma regulagem diferente em cada país. Aqui no Brasil, essas regras são determinadas com base na regulamentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Uma das principais é a NBR 14725-3:2017, que determina a identificação correta de cada tipo de substância. A partir disso, acontece a definição dos níveis de riscos no armazenamento para que elas não se misturem equivocadamente. Com esse direcionamento, a empresa deve avaliar a compatibilidade entre os produtos e as condições do local.

Condições de armazenamento

Para definir o local ideal para armazenamento de produtos químicos, torna-se necessário avaliar qual a sua classe e as exigências técnicas específicas relacionadas. Ao todo, são nove classificações de produtos químicos. Veja a seguir:

  • cloro;
  • amônia anidra;
  • líquidos inflamáveis e combustíveis;
  • gases comprimidos e liquefeitos sob pressão;
  • líquidos corrosivos;
  • óxido de etileno;
  • líquidos tóxicos;
  • fertilizantes com base de nitrato de amônio;
  • peróxidos orgânicos.

Com os produtos devidamente classificados e identificados, o gestor responsável pela organização do planejamento de armazenagem deve usar a norma específica de cada grupo. Em diferentes grupos, divididos por áreas, constam as normas de segurança e as diretrizes para colocar em prática. Entenda!

Características do armazém

O local de armazenamento, seja localizado nas dependências da empresa ou em serviços parceiros de logística, precisa ter as distâncias de segurança exigidas pelas normas e espaço suficiente para que os itens não tenham a integridade comprometida.

As divisões com armários e módulos são outra necessidade para que as substâncias não se misturem e causem possíveis acidentes. Além disso, existe a obrigatoriedade de ter equipamentos indicados como seguros para fazer o manuseio dentro das regras de empilhamento.

Monitoramento das condições

Essa tarefa gira em torno de instalar sistemas de monitoramento para verificar as condições do ambiente, como temperatura ideal, umidade e iluminação. A preocupação com segurança, aqui, também está incluída na política de segurança e prevenção de riscos do armazém, devido à necessidade de inclusão de um sistema de proteção contra incêndios.

Embalagens

O mais comum no armazenamento de produtos químicos é o uso das embalagens feitas de aço e aço inoxidável. Como possuem boa durabilidade e resistência, não é necessário realizar manutenções frequentes, o que é uma grande vantagem. Existem ainda opções em PEAD ou polietileno de alta densidade bem resistentes às altas temperaturas. Para as mercadorias a granel, há os contêineres IBC ou GRG.

Revisões periódicas

Vale ressaltar que o local onde os produtos químicos ficam precisa passar por revisões periódicas bem planejadas. Isso porque se mostra indispensável garantir que as condições de segurança estipuladas pelas normas estão sendo cumpridas minuciosamente. O melhor caminho é que esses processos sejam realizados por empresas devidamente habilitadas por órgãos de regulamentação.

Sinalize as áreas corretamente

Ainda que os armazéns estoquem o mesmo tipo de substância química, sinalizar as áreas detalhadamente é muito importante. Essa medida está dentro das exigências de compatibilidade de produtos e transforma as instalações em áreas setorizadas de modo estratégico e planejado.

A ideia, aqui, é que cada setor funcione de maneira independente, com foco em segurança e agilidade operacional. Entre os principais exemplos, podemos citar a sinalização de circulação pelas áreas internas, que minimiza os riscos entre empilhadeiras, e os corredores de emergência transversais.

Separe por compatibilidade

Como já citamos, a compatibilidade no armazenamento é um fator primordial para a segurança. Então, na organização do local, considere a possibilidade de as substâncias causarem reações nocivas pelo contato incompatível entre si.

Caso exista qualquer tipo de risco de acordo com as normas estipuladas, será necessário manter a distância considerada segura e disponibilizar equipamentos de proteção adequados. É muito importante levar em consideração que, em uma situação de incêndio, o processo de combustão acontece de forma muito acelerada quando há o armazenamento de produtos químicos incompatíveis.

Sem contar que essa mistura perigosa ainda dificulta a extinção do fogo e pode causar perdas incalculáveis à imagem da marca se for comprovada negligência de segurança. Dessa forma, antes de tomar qualquer decisão, estude cuidadosamente as recomendações de armazenamento de produtos químicos que tenham a mesma classe de perigo.

Tenha um plano em casos de emergência

O intuito das normas estabelecidas é evitar ao máximo acidentes, bem como preservar as boas condições operacionais, a qualidade dos produtos e a saúde de todos os envolvidos. No entanto, acidentes podem acontecer pelos mais variados motivos, e sua empresa precisa estar devidamente preparada para lidar com eles.

Crie planos de autoproteção e emergência para incêndios, derramamento de substâncias e manipulação inadequada. Assim, todos os setores conseguem se preparar adequadamente para lidar com momentos de pressão e sabem o que priorizar, conseguindo manter a calma, agir com inteligência e seguir os protocolos de segurança.

Pronto! Agora você já sabe como fazer o armazenamento de produtos químicos e quais são as normas estabelecidas pela ABNT. O grande diferencial está em seguir rigorosamente os protocolos e treinar seu time de maneira eficiente, a fim de que todos estejam devidamente preparados para lidar com as características específicas de cada classificação de produtos.

Gostou das informações do artigo? Então, assine nossa newsletter e receba novidades exclusivas em seu e-mail!

Deixe um comentário