black friday

Saiba como se manter assertivo na Black Friday

Sem dúvidas, as datas sazonais podem ser uma fonte rentável para alavancar as vendas de seu negócio, o que inclui, evidentemente, a Black Friday. No entanto, ao mesmo tempo que as propagandas, promoções e chamadas começam a aparecer nas vésperas dessa sexta-feira especial, as reclamações e críticas de consumidores insatisfeitos também costumam tomar conta de sites e SACs nos dias posteriores.

Em geral, isso se dá pela falta de planejamento ou capacidade operacional para atender à alta demanda do mercado em pouco tempo, o que pode “sujar” a imagem da empresa e trazer resultados inversos aos esperados.

Sendo assim, para evitar esse tipo de problema e aproveitar as melhores oportunidades que a Black Friday proporciona, nós preparamos um post exclusivo com dicas e conselhos úteis para que a sua empresa se mantenha assertiva nessa data. Vamos conferir?

Um pouco sobre a história da Black Friday

Certamente, você já ouviu — e viu — muita coisa sobre a Black Friday no Brasil, especialmente propagandas e chamadas de lojas de todos os tipos, com descontos e promoções especiais. Porém, o que muita gente não sabe é que a Black Friday não é bem uma novidade no mercado, pelo menos no estrangeiro.

Há quem defenda que o termo “black friday” surgiu em 1869, quando acionistas da Wall Street acumularam grandes quantias de ouro na esperança de vendê-las a preços altos. Contudo, em setembro do mesmo ano, o mercado de ouro quebrou, exatamente em uma sexta-feira, deixando os investidores literalmente arruinados. Daí, o nome “black” para designar a então crise sofrida.

Outros apostam que a origem da expressão tenha datado em 1960, quando policiais da Filadélfia usavam o termo para definir a sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, quando a cidade costumava receber turistas do país inteiro e com isso, eles não tinham descanso no dia.

Quem aproveitava eram os comerciantes, que esvaziavam suas prateleiras em um único dia. Ainda que haja inúmeras possíveis origens do termo, o fato é que a data se tornou uma referência de vendas no mundo inteiro e aquece o mercado todo mês de novembro.

Os principais riscos e erros da Black Friday

Gostou de saber um pouco sobre a história da Black Friday? Pois bem, na prática, a data especial realmente costuma fazer muitos empresários encherem os bolsos, mas há, também, quem queira arrancar os cabelos.

Segundo um levantamento do site Reclame Aqui, ano após ano, há um aumento considerável no número de críticas e insatisfações de clientes nessa data. E boa parte dessas reclamações não tem muita ligação com preços, propagandas enganosas ou falta de produtos, mas, sim, com a qualidade do atendimento e por questões operacionais.

Ou seja, isso reflete a importância de que, antes mesmo de planejar a promoção perfeita para a Black Friday, é fundamental ter ciência da sua capacidade logística e operacional, para garantir as entregas de qualidade até os clientes.

Boas práticas para se manter assertivo na Black Friday

A seguir, destacamos algumas dicas e sugestões do que se deve levar em consideração durante o planejamento para a Black Friday e, assim, evitar gargalos e falhas na hora de vender. Confira!

Aproveite para girar o estoque

O giro de estoque é uma forma de gerenciamento de mercadorias em seu armazém. A partir desse cálculo, você consegue mensurar o tempo médio de estocagem de determinados itens. É normal que haja produtos com menores saídas durante o ano. Com isso, aproveite para avaliar se a Black Friday não é a data perfeita para dar um “empurrãozinho” nas vendas desses itens acumulados e parados nas prateleiras.

Aposte em ofertas que agreguem valores

A Black Friday é uma data global e, portanto, sua empresa pode ser apenas mais uma em um vasto oceano de promoções. Por isso, aposte na inovação e evite ofertas rasas e já velhas conhecidas do público. Busque agregar valores à sua marca, diferencie-se da concorrência, inove nas propagandas e promoções e aposte na sua criatividade.

Não ofereça mais do que consegue entregar

Talvez esse seja o principal segredo do sucesso de uma Black Friday. Jamais embarque seu negócio nessa ideia se não tiver a certeza da sua capacidade operacional. Avalie bem e planeje suas demandas de forma estratégica e tática, respeitando sempre as limitações da empresa. Reúna-se com seus parceiros comerciais ou busque novas soluções terceirizadas, que possibilitem atender às grandes demandas da data.

Invista na integração logística

Quando se fala em capacidade operacional para ter sucesso com a Black Friday, isso não se resume apenas em planejar boas promoções e ter veículos disponíveis para as entregas. Estamos falando de integração logística, de conceito de full commerce e de ter um supply chain apto a promover experiências de ponta a ponta.

Para isso, a terceirização logística torna-se uma alternativa viável e econômica para que sua empresa possa contar com a infraestrutura ideal e tecnologia de ponta para a gestão de suas operações. Hoje, é possível operar com armazéns inteligentes, sistemas de monitoramento da entrega, transportadoras equipadas e profissionais capacitados em uma única fonte: o integrador logístico.

Alguns casos de sucesso da Black Friday para se inspirar

Para finalizar, destacamos, também, algumas ideias e estratégias de sucesso na Black Friday brasileira, em que empresas faturam alto todos os anos e inovam no mercado.

  • Dafiti — a loja de roupas apostou não apenas na sexta-feira, mas em toda a semana da data, ofertando produtos por cores a cada dia, como: White Monday, Blue Tuesday, Red Wednesday etc.;
  • Ricardo Eletro — a estratégia da rede de varejo foi nas redes sociais, aumentando a comunicação com o público e apostando em vídeos bem-humorados que refletiam a essência da marca e da data;
  • Netshoes — o maior comércio eletrônico de calçados do país também não economiza nos descontos da Black Friday, chegando a cobrir 70% do valor de alguns produtos, no dia em que apelidou de Sport Friday.

Em resumo, essas são algumas dicas e sugestões de como se manter assertivo na Black Friday. Como vimos, a data pode ser a oportunidade perfeita para vendas e captação de clientes, desde que haja planejamento e capacidade operacional para atender às demandas altas do mercado. Por isso, reforçamos a ideia de apostar no conceito de full commerce, o qual possibilitará à sua empresa gerir as operações de ponta a ponta, investir na transformação digital na logística, contar com os players certos e garantir uma experiência positiva ao cliente final.

Gostou das dicas? Quer saber mais sobre como acertar em cheio nas estratégias da sua Black Friday. Então, aproveite para ler nosso próximo post e conheça mais a fundo o conceito de full commerce. Boa leitura!

Deixe um comentário