centro de distribuição compartilhado

Confira 7 vantagens do centro de distribuição compartilhado!

Manter uma maior eficiência dos processos logísticos nas organizações envolve uma série de questões e decisões importantes a serem tomadas. Isso passa por toda a cadeia de suprimentos e, obviamente, chega também no que diz respeito ao armazenamento de itens.

Uma das opções para ter um melhor custo-benefício é contar com o centro de distribuição compartilhado. Mas, afinal, o que é essa opção? E de que forma pode ser realmente vantajosa para seu negócio? Tire essa e outras dúvidas importantes a seguir. Boa leitura!

O que é o centro de distribuição compartilhado?

O centro de distribuição compartilhado é uma possibilidade contemplada para estratégias de logística compartilhada e de economia colaborativa. Ou seja, alinhada com as perspectivas atuais de sustentabilidade e colaboração.

Nesse caso, empresas diversas (que podem até mesmo ser de segmentos semelhantes ou não) podem compartilhar um mesmo centro de distribuição, sem comprometer as atividades umas das outras, atuando de forma sinergética.

Estabelece-se no contrato quais são as regras estipuladas e todos podem utilizar o espaço para as atividades. Isso vale, por exemplo, para:

  • empresas que tenham seu próprio galpão e uma parte subutilizada, de forma que podem diminuir os custos de manutenção ao dividir o espaço com outros players do mercado;
  • empresas que estejam tendo custos elevados atualmente com locação de galpões, que podem aproveitar as vantagens de dividir o espaço com parceiros do mercado;
  • empresas que tenham porte menor e precisem de um centro, mas o orçamento não esteja viabilizando essa possibilidade e necessitem de um parceiro para conseguir arcar com a locação de forma conjunta.

Quais as principais vantagens de um centro de distribuição compartilhado?

Mas, afinal, por que pode ser interessante contar com um centro de distribuição compartilhado para o seu negócio? Quais são os benefícios que podem surgir disso? Vejamos os principais pontos a seguir.

1. Agilidade

Quando você conta com centros de distribuição compartilhados que são articulados nessa estrutura, a empresa fornecedora do serviço já possui toda a infraestrutura necessária (como os equipamentos, colaboradores, layout adequado, estantes e prateleiras, entre outros) para que você possa atuar com maior eficiência e agilidade no dia a dia, sem precisar montar todos os processos, o que pode fazer com que demore ainda mais para alcançar uma maior efetividade logística.

2. Maior rentabilidade

A partir do momento em que você consegue maior agilidade nos processos logísticos, com menor gasto, isso gera um melhor custo-benefício para seu negócio. Assim, potencializa-se a rentabilidade média e minimizam-se os custos envolvidos nos processos. Ou seja, só ganhos, não é mesmo?

3. Redução de custos logísticos

Uma das grandes vantagens de um centro de distribuição compartilhado é a possibilidade de reduzir custos logísticos. Sabemos que esse pode ser um calcanhar de Aquiles de muitas empresas e, por isso, para aquelas que precisam de alguma forma de reduzir custos no dia a dia, é uma estratégia importante.

Assim, você divide os custos de locação e manutenção com outros parceiros, e esses custos ficam menores. O valor economizado pode, assim, ser direcionado para outras questões do negócio e promover melhor uso dos recursos no dia a dia.

4. Ocupação em período de sazonalidade

Outro ponto importante é que muitas empresas não ocupam 100% do espaço de armazenagem ao longo do ano. Assim, essa é uma oportunidade de ter um maior aproveitamento dos espaços para empresas que também não tenham demanda de um armazém completo.

A partir disso, duas (ou mais) empresas podem fazer um combinado de dividirem um espaço ou, então, ambas podem negociar em conjunto o serviço terceirizado oferecido por uma empresa especialista em logística

5. Estreitamento de laços com parceiros

Outra vantagem é a possibilidade de estreitar laços com parceiros comerciais que podem utilizar o mesmo espaço e, assim, manter um relacionamento mais próximo.

Por exemplo, você pode combinar com seu fornecedor de insumos de dividirem um mesmo espaço. Com isso, as interações entre vocês poderão ser mais fortalecidas e fortificadas.

Contudo, é importante conseguir preservar essas interações por meio de contratos de divisão dos espaços feitos de forma adequada, a fim de que, também, todos os envolvidos estejam comprometidos para seguir os acordos realizados previamente.

6. Incentivo à sustentabilidade

Se sua empresa trabalha com ideais de sustentabilidade, trazer isso para os processos logísticos é uma forma de incentivá-los na lógica interna e de mostrar para seus potenciais clientes o quanto esse é um valor que perpassa toda a sua empresa no dia a dia.

Dessa forma, as chances de atrair a atenção de quem só realiza ações com quem realmente leva esse aspecto como valor interno são muito maiores. Isso vale, também, para parceiros de negócios.

Muitas empresas só fazem parcerias com negócios que, de fato, trabalhem de forma sustentável. Ao aderir a uma ação de economia compartilhada, isso pode atrair maior confiança de parceiros e ajudar a fechar contratos futuros.

7. Maior diferencial competitivo

A partir do momento em que você consegue realizar as atividades com maior agilidade, menor custo e garantindo maior rentabilidade, é possível proporcionar um diferencial competitivo no mercado.

Por exemplo, se isso proporciona entregas mais ágeis, o cliente, com certeza, terá uma maior predileção para contar com o seu negócio. Com isso, as chances de sucesso nas diferentes frentes em que sua organização atue serão maiores.

Além disso, para empresas que trabalham participando de processos de licitação para o setor público, esse diferencial pode destacá-lo no processo de avaliação, já que será possível oferecer um serviço de alta qualidade com menor custo.

Como a TPC Logística pode ajudá-lo nisso?

Está considerando a possibilidade de contar com os centros de distribuição compartilhados em seu negócio? Então, que tal ter o apoio da TPC Logística para isso?

Afinal, ter a infraestrutura e o suporte de uma empresa especializada e com mais de 20 anos de atuação na área pode gerar um grande diferencial competitivo para sua empresa.

Nós temos armazéns espalhados em pontos estratégicos do país, com capacidade de acomodar diversos tipos de materiais de acordo com as determinações legais sobre o assunto. Com isso, você poderá ter um serviço de armazenagem, inclusive, com postos avançados em pontos importantes do país com um menor custo.

A partir disso, com o uso dos centros de distribuição compartilhados, você pode oferecer um serviço de vendas mais efetivo, seja para B2B ou B2C, e encantar seus clientes. Portanto, não deixe de contar com a gente nesse processo!

Entre em contato e saiba mais sobre como podemos ajudá-lo!

Este post tem um comentário

  1. Marcio Roberto

    Ótimo artigo novamente, parabéns! Simples, rápido e enxuto.

Deixe um comentário