Se tornar mais competitivo, expandir seu raio de atuação e garantir uma entrega rápida e acessível são metas do seu negócio? Então, você precisa contar com um centro logístico.
Ele é o responsável por determinar o quão bem você distribui seus produtos e o quanto é rápido em atender aos pedidos. Em um mercado acirrado, este já é um grande indício de sua importância, mas vamos nos aprofundar no assunto.
A seguir, você entenderá melhor o que é o centro logístico e seu papel na cadeia de suprimentos e no próprio crescimento das empresas. Confira!
O que é um centro logístico?
Centro logístico é uma instalação destinada a inúmeras atividades logísticas, englobando espaço, equipamentos, pessoal e tecnologias necessárias para o recebimento, armazenamento, embalagem e distribuição de produtos.
Em geral, esses locais ficam próximos aos grandes centros urbanos e de rodovias estratégicas, o que facilita o fluxo de mercadorias e agilizam as entregas.
Vale destacar que existem três tipos de centros logísticos:
- centros de transferência: focados no cross docking, não realizam armazenamento de produtos. A mercadoria recebida é imediatamente classificada e enviada para o próximo destino.
- centros de distribuição: focados no armazenamento, gestão de estoque, classificação de produtos por loja e distribuição para lojas ou consumidor final;
Armazém x centro logístico
É importante destacar que os armazéns são instalações diferentes dos centros logísticos. Enquanto os primeiros são destinados apenas ao armazenamento de itens, os centros logísticos também podem oferecer serviços de valor agregado, atendendo pedidos do cliente.
A importância dos centros logísticos para o sucesso de empresas
O centro logístico ajuda a controlar o fluxo de mercadorias pela cadeia de suprimentos, otimizando a distribuição de estoque e garantindo que a logística tenha uma boa relação custo-benefício.
E não é só isso! Quando pensamos no seu papel dentro do processo de crescimento de um negócio, fica evidente o quanto as empresas atuais precisam investir nesse tipo de instalação.
O coração do comércio eletrônico
Os centros logísticos são o coração do comércio eletrônico. Isso porque, ao determinarem o local do armazenamento do estoque, definem a agilidade da entrega e as opções de envio que a empresa pode oferecer aos clientes.
No contexto atual, é praticamente impossível pensar em comércio eletrônico sem citar o papel do centro logístico. Ou seja, sem essa instalação, as chances de não prestar um bom serviço logístico são reais.
Já pensou em como pode ser difícil para uma empresa com sede em São Paulo entregar seus produtos com agilidade no norte do país? Sem essas instalações, a entrega será muito mais demorada e cara.
Por outro lado, se essa mesma empresa tem estoques armazenados em locais estratégicos, pode atender mais clientes com agilidade, redução de custos de envio e garantir uma ótima experiência.
As principais funções de um centro logístico
Cada fornecedor logístico tem suas características e diferenciais, o que faz com que o funcionamento dos centros logísticos não seja exatamente igual. Mas, preparamos uma lista de funções mais comuns para que você entenda o potencial dessa instalação. Acompanhe!
Recebimento de produtos
O centro logístico recebe produtos diariamente. Eles são descarregados, classificados e direcionados para um local de armazenamento até que sejam enviados a outro local ou cliente final.
O processo de entrada é amplo e complexo, envolvendo a verificação de documentação de transporte, recibos e até a inspeção para verificar danos e problemas no transporte.
Armazenamento e gestão de estoque
A maioria dos centros logísticos têm espaço para armazenamento de produtos, com prateleiras e racks, por exemplo. Nesses locais, ocorrem diversas atividades de gestão de estoque:
- distribuição do produto no ambiente, conforme tamanho, tipo, peso e condições especiais de armazenamento;
- etiquetagem com códigos de barras ou etiquetas RFID;
- auditorias no estoque;
- monitoramento dos níveis do estoque e pontos de reposição.
Processamento de pedidos
Outra função importante é o processamento de pedidos. Em geral, isso é feito com o apoio de tecnologias avançadas e softwares que, portanto, tornam o processo mais ágil e seguro.
Neste caso, existem várias etapas e atividades que podem ser executadas:
- recebimento e processamento dos pedidos de clientes;
- seleção do produto no estoque;
- embalagem do produto conforme suas necessidades;
- produção de etiquetas de remessa e documentação;
- comunicação e coordenação da transportadora;
- comunicação com cliente para status de rastreamento.
Devolução de produtos
Além disso, o centro logístico pode lidar com a devolução de produtos por diversos motivos. Assim que o item chega, ela passa por inspeção para definir se pode retornar para o estoque ou se será encaminhado para reciclagem ou descarte.
Tendências e inovações em centros logísticos
Os centros logísticos já não são mais os mesmos. Eles incorporaram tecnologias avançadas em sua rotina e estão muito mais eficientes.
A verdade é que essas instalações evoluíram muito nos últimos anos e este movimento deve se intensificar bastante com a entrada de novos recursos e o nível de exigência do consumidor final. Confira quais tendências vão dominar este cenário!
1. Automação inteligente: o centro logístico já está sendo dominado por tecnologias de automação, como robôs, softwares e sistemas de transporte equipados com IA;
2. Análise de dados: os dados serão cada vez mais essenciais para a gestão eficiente do estoque e previsão de demanda, evitando rupturas e atrasos nas entregas;
3. Internet das Coisas (IoT): dispositivos de IoT ajudarão a rastrear a movimentação de estoque e a expandir a visibilidade em tempo real dentro do centro de distribuição;
4. Computação em nuvem: com dados na nuvem, as empresas têm visibilidade, escalabilidade e flexibilidade. Assim, gerenciam as operações no centro logístico remotamente.
Uma logística eficiente começa com um bom centro logístico!
Os processos executados dentro de um centro logístico são vitais para o sucesso de um varejista e negócio que busca expandir seu raio de atuação. Porém, gerenciar tudo isso sozinho não é fácil.
Coordenar fornecedores, transportadoras, colaboradores, sistemas e inventário são tarefas que tomam tempo e dinheiro. E muito mais do que isso: exigem experiência!
É por isso que grandes empresas preferem deixar os serviços logísticos nas mãos de especialistas, como a TPC. Somos referência em centros logísticos no Brasil, atendendo negócios de todos os segmentos com profissionalismo e respeito ao seu cliente.
Fale agora com nossa equipe e conheça as soluções disponíveis para seu negócio!