centros-de-distribuição-armazenagem-estratégica

Centros de distribuição armazenagem estratégica: veja 3 benefícios

Otimizar processos logísticos é mesmo um desafio para os gestores que frequentemente se sentem sobrecarregados no momento de tomar decisões. Em função disso, conhecer como os centros de distribuição com armazenagem estratégica funcionam ajuda a otimizar as etapas do serviço e reduzir custos.

Na prática, o método consiste em criar estratégias de gerenciamento para agilizar tudo o que envolve a logística dentro dos objetivos da empresa. Isso faz muita diferença no atendimento ao mercado, no cumprimento de prazos e no alinhamento com foco em comunicação interna.

Quer saber mais? Vamos mostrar como é o processo de centros de distribuição de armazenagem estratégica e os 3 principais benefícios. Acompanhe!

Identifique a melhor forma de fazer a armazenam estratégica

Para que a armazenagem estratégica seja colocada em prática, é indispensável criar um sistema de classificação de produção em comparação com as demandas do mercado e outras questões que envolvem os produtos armazenados. Entre as principais, estão a validade, a sazonalidade e a melhor forma de transportar os itens com base em análises de segurança.

Outro ponto muito importante aqui é que o gestor deve olhar estrategicamente para os gargalos envolvidos no procedimento interno. Ao identificá-los em uma espécie de diagnóstico, fica muito mais simples entender por que qualquer erro nas etapas iniciais, mesmo que pareçam mínimos, refletem nos custos da operação e no tempo do trajeto dos produtos até o destino.

Em algumas situações, existem despesas camufladas, como estoque obsoleto, multas e infrações de trânsito no transporte, produtos danificados por armazenagem inadequada e tempo que demora para ser feito o manuseio até os canais de distribuição.

Etapas no centro de distribuição

Tudo o que acontece no centro de distribuição deve ser otimizado ao máximo com base em ações mais eficientes. Sempre que uma mercadoria chega, a empresa deve fazer sua alocação em estratégias direcionadas para reduzir os custos com armazenagem. Durante o recebimento, o time de profissionais responsável pelas verificações precisa ter atenção redobrada e um treinamento focado em agilidade.

A movimentação é considerada uma das etapas mais complexas. Ela representa o manuseio dos produtos dentro desse setor, e qualquer falha resulta em prejuízos por envolver grandes equipamentos, como empilhadeiras. Já no armazenamento, as decisões devem ser tomadas com base na oferta e na demanda de cada um dos itens.

A separação, ou picking, exige muito cuidado ao retirar os produtos da armazenagem e tratá-los para facilitar as etapas seguintes. E a expedição, por último, organiza as características dos produtos diante do modal de entrega escolhido, as necessidades específicas da entrega e o destino da mercadoria.

Tempo das demandas

Dentro desse contexto, a principal avaliação precisa girar em torno do tempo em que as demandas são atendidas. Com um mercado cada vez mais concorrido e dinâmico, empresas desorganizadas sofrem perdas diante das exigências dos clientes e acabam comprometendo a imagem a longo prazo.

Ao adotar ações de armazenagem estratégica, torna-se mais simples entender quais são as reais necessidades de cada cliente e trabalhar esta etapa de forma personalizada. Assim, as entregas finais podem ser feitas de maneira mais consolidada e com uso de vários fornecedores dentro do mesmo carregamento de pedidos.

Métodos de armazenagem estratégica

Os métodos de armazenagem estratégica são focados em facilitar as operações em relação ao recebimento e às movimentações de insumo. Conheça alguns exemplos, a seguir!

Estruturas diretas

É uma maneira muito prática de usar a estratégia a favor da otimização do tempo. Isso porque, com as estruturas diretas, os produtos são expedidos em uma linha direta entre o centro de distribuição e a rota dos clientes. No entanto, esse processo tem custos altos de manutenção, modais de transporte e, especialmente, cumprimento de prazos em longas distâncias.

Cross-docking

Neste formato, vários fornecedores atuam no carregamento. O processo de separação dos pedidos e de itens acontece em movimentação posterior, direto para a área de expedição. Em seguida, são transportados aos veículos responsáveis pelas entregas das cargas.

A gestão, nesse caso, precisa ter estratégias extremamente alinhadas por conta do alto número de etapas e pessoas envolvidas até o resultado. Uma boa dica é utilizar a tecnologia na realidade logística da empresa e apostar em gestão com sistemas automatizados e ferramentas que lêem códigos de barras.

Transit Point

Aqui os produtos já são expedidos com destinos de entregas definidos. Na prática, não são necessárias as manutenções de estoque. Os processos, de maneira geral, dependem do total de volume de mercadoria exigido para que o transporte seja viável.

Conheça 3 benefícios de ter centros de distribuição de armazenagem estratégica

Um dos principais resultados quando a armazenagem estratégica é bem realizada é que os centros de distribuição conseguem atender e auxiliar mercados distantes dos pilares das fontes de produção. Além disso, outros benefícios se destacam, como listamos a seguir!

1. Otimização das etapas

Isso reflete especialmente no picking para que os colaboradores tenham muito cuidado com o manuseio dos produtos e evitem danos ao preservar as características originais de cada um deles. Esse processo é indispensável para que as etapas seguintes aconteçam como o esperado. Afinal, um item avariado representa trabalho dobrado para as correções necessárias e perda de tempo.

2.Gestão facilitada

Um gestor que enxerga sua logística como uma atividade de apagar incêndios não consegue ter tempo para priorizar a experiência dos clientes. Ao utilizar a armazenagem estratégica, o processo de gestão torna-se mais facilitado, com informações atualizadas e rápida resolução de falhas e imprevistos.

3. Redução de perdas

Personalizar sua operação é fundamental para a redução de perdas. O estoque envolve muitas decisões complexas que, quando não estão alinhadas, trazem muitos prejuízos. Diante disso, este método aumenta a movimentação dos materiais com qualidade e diminui os riscos de problemas por movimentações inadequadas nos centros de distribuição, por exemplo.

Agora ficou claro quais são as vantagens de ter centros de distribuição com armazenagem estratégica. Quando se trata de otimizar as operações, padronizar processos com qualidade e reduzir perdas, o gestor deve buscar por fornecedores competentes e usar a tecnologia ao seu favor, como forma de identificar os problemas logísticos estrategicamente.

Gostou das informações do artigo? Entre em contato com a TPC Logística Inteligente para conhecer as soluções logísticas personalizadas para sua operação.

Deixe um comentário