codificação de mercadorias

Como fazer a codificação de mercadorias? Confira!

A codificação de mercadorias é um processo muito importante para evitar prejuízos em todas as etapas operacionais. De fato, sem conseguir identificar os itens de maneira individual, atrasos no prazo de entrega podem ocorrer, e uma série de problemas afeta a imagem da empresa a longo prazo.

Sem contar o impacto na produtividade dos colaboradores que trabalham sem a organização necessária para tomar decisões. Dessa forma, torna-se indispensável entender como a codificação é um diferencial no que corresponde às entradas e saídas de mercadorias e na otimização logística.

Quer saber mais? Vamos mostrar como fazer a codificação de mercadorias e seus principais benefícios. Acompanhe!

Entenda o que é codificação de mercadorias

Na prática, a codificação de mercadorias é a associação de um código, que pode ser criado com letras ou dígitos, em cada um dos produtos armazenados, de maneira customizada, conforme o tipo de itens e as necessidades de organização da empresa. O objetivo dos códigos é identificar produtos nacionais e internacionais e auxiliar nas etapas logísticas.

Além disso, a codificação é muito útil no momento de localizar rapidamente produtos inseridos em catálogos e guardados em depósitos. O grande diferencial está em marcar e filtrar suas principais características por grupo de produtos, data de fabricação, validade, variações, entre outros.

O processo de codificação é realizado por sistemas especializados que evitam erros de repetição e lógica de codificação. No cenário industrial, essa medida faz muita diferença ainda na gestão de estoque, por permitir acessar dados confiáveis e atualizados sobre as entradas e saídas de produtos.

Produção mais eficiente

A codificação de mercadorias é responsável por tornar a produção mais eficiente. O motivo é que a redução de perdas operacionais relacionadas a estoque obsoleto e outros problemas com mercadorias, como data de vencimento excedida e conferência inadequada, evita problemas de entregas aos clientes e ajuda a estabelecer uma padronização de qualidade.

Gerar códigos específicos para cada tipo de produto é importante também na economia de tempo de gerenciamento. Os departamentos de atendimento e os responsáveis pela logística conseguem, por exemplo, identificar de maneira rápida uma mercadoria que não foi entregue no prazo e dar um parecer sobre a reclamação.

Caso seja necessário, também é possível acionar novas mercadorias e contatar os setores responsáveis pela possível falha, sem a necessidade de preencher formulários manuais. Com isso, fica mais simples informar qualquer tipo de erro ao consumidor já com a solução que será implementada, para evitar problemas futuros.

Duplicidade de itens

Para as empresas que funcionam com grandes volumes em armazenamento, a duplicidade de itens é uma situação recorrente quando não existe o gerenciamento adequado. Esse tipo de erro faz com que as reposições e decisões tomadas em relação aos produtos sejam feitas com base em informações erradas.

Assim, mesmo que não apareçam em um primeiro momento, os prejuízos ficam mascarados até que aconteça um problema na operação logística que exija do gestor avaliar os procedimentos internos com mais atenção. Ao trazer individualidade aos itens, o controle da codificação contribui ainda na hora de evitar furtos, mal-entendidos e outros tipos de perdas não programadas por falha humana.

Veja as principais formas de codificar as mercadorias

Como a finalidade da codificação das mercadorias é criar um padrão de identificação por meio de um sistema, escolher a melhor forma de realizá-la de acordo com o perfil de sua empresa é fundamental. Existem diversas formas de codificar as mercadorias, e a integração entre estoque físico e digital na indústria deve proporcionar mais inteligência ao negócio de maneira geral.

Clientes, colaboradores, gestores e parceiros podem ter acesso às informações da mercadoria durante as etapas logísticas correspondentes e saber a situação prevista de entrega. Entre os dados que podem ser compartilhados, estão o tipo de mercadoria, sua origem, seu destino e o ponto operacional em que ela se encontra.

A empresa pode escolher entre codificação alfabetizada, em que os produtos passam a ser representados por letras do alfabeto, ou codificação alfanumérica, com combinação de letras e números. Existe também a codificação chamada Sistema Numérico, ou Decimal, que agrega muito em praticidade na rotina diária. Ela consiste em adotar os algarismos romanos em uma padronização que segue as regras do Sistema Federal de Classificação de Suprimentos (SFC).

Código de Barras

Uma das opções muito usadas é o código de barras. Esse tipo de marcação facilita a leitura de forma digital em codificações binárias. Cada um dos códigos é gerado pelo sistema, o que permite o controle completo do estoque. A grande questão, no entanto, é que, dependendo do sistema utilizado, nem sempre é identificada a unidade de cada item, e isso pode ocasionar problemas de repetição no registro de estoque.

Tecnologia RFID

Em português, a sigla pode ser traduzida como Identificação por Rádio Frequência. Esse tipo de método chegou ao mercado logístico como uma verdadeira revolução para codificar mercadorias. Suas funções permitem alterar tanto o gerenciamento quanto o processo de comercialização dos produtos.

Tudo é feito a partir de ondas de rádio transmitidas pelos leitores presentes no RFID. Com o funcionamento de antenas, as ondas alcançam etiquetas inteligentes, as tags. Cada uma delas tem um microchip com um número binário gravado, que é o EPC referente ao Código Eletrônico do Produto. A tecnologia RFID não precisa de um campo visual que tenha contato direto com o item, já que é possível fazer a leitura da peça de forma distante ou em grande volume.

Outro destaque muito interessante é que a vida útil costuma ser maior em comparação com as outras opções disponíveis no mercado e com capacidade elevada de armazenamento de dados. Cada item recebe um ID único, que faz toda a diferença na realização do inventário, e o gestor pode optar por implementar ferramentas de monitoramento.

Agora ficou claro como funciona a codificação de mercadorias e suas principais vantagens. Além da possibilidade de identificar cada produto de maneira imediata, ter total controle em relação às entradas e saídas do armazém faz diferença no momento de tomar boas decisões financeiras, colocar os objetivos no planejamento e entender quais são as preferências dos clientes.

Gostou das informações do artigo? Então entre em contato com a TPC Logística Inteligente e entenda como a tecnologia personalizada vai fazer a diferença em sua rotina de trabalho.

 

 

Deixe um comentário