fidelizar clientes

Saiba como fidelizar clientes por meio da logística!

Este artigo tem o objetivo de mostrar como fidelizar clientes por meio da logística. Para que a fidelização ocorra de fato, a empresa precisa se dedicar à melhoria dos processos e à qualidade na prestação dos serviços ou na venda dos produtos, sem negligenciar a logística operacional presente em todas as etapas.

Quando os clientes estão satisfeitos com a marca, tornam-se fiéis a ela de uma forma significativa para a empresa, pois o custo de mantê-los é bem inferior ao da captação. Além disso, eles serão os melhores promotores do seu negócio; por meio da propaganda “boca a boca”, vão falar bem da relação comercial, atraindo, assim, novos consumidores.

Continue a leitura e saiba por que as empresas necessitam prestar mais atenção ao tema.

Qual é a importância da logística para o processo de fidelização de clientes?

Fidelizar clientes utilizando as estratégias de uma logística organizada e eficiente — como, por exemplo, atendimento individualizado, produtos de qualidade ou preços especiais — contribuirá para o aumento da carteira de clientes e, da mesma forma, trará maior segurança ao consumidor, que comprará um produto confiável e receberá a mercadoria dentro do prazo de entrega.

Atualmente, diante da enorme concorrência no mercado de varejo, os consumidores procuram opções que oferecem a melhor experiência de compra, considerando outros fatores além da qualidade do produto e do preço mais baixo.

Em primeiro lugar, o gestor precisa compreender que o investimento em estratégias de marketing poderá contribuir para o posicionamento da sua marca empresarial, mostrando ao cliente os benefícios de consumir os produtos e serviços e se tornar, assim, fiel à empresa por gostar da proposta oferecida na relação comercial.

Diante da confiança estabelecida entre ambas as partes, basta que a empresa seja transparente e fiel aos valores que atraíram aquele consumidor inicialmente. Desse modo, a parceria entre empresa e cliente final será mantida e valorizada.

É muito importante mencionar ainda que os hábitos do seu cliente mudam constantemente. Nesse cenário, mantê-lo fiel à sua empresa será um desafio constante. Será preciso posicionar-se firmemente no seu nicho de atuação e proporcionar ao público a melhor experiência possível, evitando perder, devido a alguma insatisfação, consumidores para o concorrente.

Quais dicas a empresa precisa seguir para utilizar a logística na fidelização de clientes?

As empresas que estão comprometidas com o sucesso buscam constantemente soluções e melhorias dos processos logísticos e entendem a importância de fidelizar clientes. Assim, conseguem permanecer no nicho atuante de forma sólida, a longo prazo, pois mantêm sua base de consumidores.

Diante disso, as atividades operacionais realizadas no ciclo produtivo tornam-se essenciais para fomentar o poder de influência da sua empresa na experiência de compra do cliente; no relacionamento comercial que se estabelece entre as partes interessadas, sempre de uma forma bem estratégica e satisfatória ao consumidor final.

Assim sendo, a logística torna-se um instrumento essencial para que o consumidor tenha a percepção do valor agregado, o que também gera, nas empresas, maior confiança na utilização de estratégias para execução dos projetos a longo prazo. Com isso, os investimentos em infraestrutura são maiores, com a abertura de novas unidades e expansão no mercado.

A seguir, vamos listar algumas dicas importantes, que mostrarão como a logística pode engajar e fidelizar o seu cliente.

Priorize a qualidade do serviço

Diante da variedade de opções e das mudanças no comportamento do consumidor, sabemos que não basta contar com um bom produto ou um preço menor; o serviço prestado e executado nas etapas operacionais deve manter a excelência e o padrão de qualidade até chegar ao cliente final, impactando de forma positiva a experiência de compra. É essencial dedicar a mesma qualidade e comprometimento para todos os procedimentos envolvidos na logística.

Preocupe-se em oferecer bons preços

Em um mundo digitalizado, em que a internet facilita a pesquisa e a comparação dos preços de produtos, o poder de barganha do consumidor se torna muito maior. Por esse motivo, é importante que a empresa analise uma possível redução dos custos, com repasse imediato para o cliente.

Uma excelente estratégia para fidelizar clientes é contar com uma transportadora comprometida, que ofereça uma boa prestação de serviço no atendimento aos prazos de entrega acertados no ato da compra e ofereça condições justas e flexíveis de pagamento dos serviços de movimentação das mercadorias, com valores acessíveis que não tornem a operação muito cara no repasse ao consumidor final.

Seja rápido e eficiente

Mencionamos anteriormente que apenas bons produtos e preços não são mais requisitos isolados para o desempenho de um relacionamento comercial saudável na fidelização do seu cliente. Toda a logística operacional deve estar alinhada com o cumprimento dos prazos de entrega pré-estabelecidos, sendo importante a oferta de uma serviço de transporte ágil e seguro até o local desejado e especificado pelo cliente no momento da compra.

Nesse sentido, é fundamental que a entrega seja rápida e eficiente, feita no menor tempo possível, para satisfazer a necessidade do consumidor.

Por que é importante manter bons parceiros na logística?

Para que o seu negócio consiga fidelizar clientes por meio da logística, sempre é bom contar com parceiros que sejam especialistas e tenham vasta experiência no assunto. Assim, a parceria com um bom operador logístico trará os benefícios necessários para o alcance dos resultados almejados, com excelência na execução das tarefas operacionais e cuidado na organização de informações que possam ajudar os gestores na tomada de decisão.

Você viu, neste artigo, a importância de manter a excelência em todos os processos operacionais na logística, cumprindo o que foi combinado no ato da compra e satisfazendo o cliente na relação comercial.

Por fim, vale ressaltar também a necessidade de priorizar, nas parcerias, operadores logísticos especializados no segmento necessário, para que a empresa alcance os resultados desejados de uma forma segura e alinhada com o seu nicho de atuação.

Este conteúdo foi relevante e esclareceu suas principais dúvidas sobre o assunto? Então não se esqueça de curtir a nossa página no Facebook, pois assim você ficará por dentro de todas as dicas e informações que compartilhamos por lá!

Deixe um comentário