condomínio logístico

Saiba o que é o condomínio logístico e entenda qual a sua importância

A expansão das possibilidades do processo logístico é um objetivo comum entre as empresas que operam nesse setor. Parte dessa preocupação surge por causa da necessidade de ampliar a capacidade de atendimento aos clientes. Com o intuito de garantir que a operação de transportes seja bem-sucedida, é preciso estreitar a distância entre fornecedores e clientes.

Por esse motivo, o condomínio logístico surge como uma excelente alternativa para propiciar que a produção chegue até o seu destino com qualidade e agilidade. Como esse modelo está em crescimento, decidimos explorar esse assunto para que você entenda as vantagens dessa iniciativa. Continue lendo para conhecer mais sobre esse empreendimento imobiliário!

O que é um condomínio logístico?

Enquanto gestor, você já parou para calcular como os custos de ter o próprio centro de distribuição podem encarecer a operação? Já considerou de que forma sua empresa poderia ter um alcance maior na entrega do produto?

O condomínio logístico supre essa necessidade, uma vez que conta com toda a estrutura de um centro de distribuição, como a disponibilidade de espaço e a facilidade de acesso. Assim, as empresas que decidem investir tem a oportunidade de usufruir das inúmeras vantagens desse empreendimento.

Alguns exemplos são:

  • a localização privilegiada;
  • a proximidade com vias de acesso e rodovias;
  • a curta distância de grandes centros urbanos;
  • a infraestrutura e segurança do local;
  • a possibilidade de adaptar o espaço de acordo com as necessidades de armazenamento.

O elemento financeiro também é um dos grandes atrativos do condomínio, pois os custos são divididos entre as empresas inquilinas de acordo com o tamanho do armazém selecionado.

Quais são os principais tipos de galpões?

A disponibilidade desse tipo de construção revela a alta procura por prédios compatíveis com as necessidades do processo de distribuição. De acordo com os objetivos da empresa interessada em alugar um galpão em um condomínio logístico, há 2 modelos que oferecem funcionalidades distintas. Confira!

Modelo individual ou monousuário

A ideia desse galpão é atender uma empresa de forma exclusiva. Com isso, há liberdade para realizar alterações e melhorias conforme os interesses do cliente e as características dos produtos em questão.

Modelo flex ou compartilhado

Nesse caso, temos uma estrutura simples na qual a proposta é atender clientes de diversos ramos e portes. No modelo flex, o espaço também pode ser compartilhado por mais de uma empresa. Essa situação ainda permite a realização de modificações, porém de forma limitada, já que indústrias diferentes ocupam o mesmo espaço.

Quais são os benefícios do condomínio logístico?

Dispõe de infraestrutura completa

Se você já teve a oportunidade de visitar um condomínio logístico, provavelmente se deparou com todas as comodidades oferecidas nesse empreendimento. Em primeiro lugar, temos uma infraestrutura completa que fica à disposição da empresa quando o galpão é alugado.

Itens essenciais, como docas para embarque e desembarque, estacionamento e espaço para área administrativa, são alguns exemplos de recursos disponíveis que podem ser utilizados diretamente na operação de transporte.

Em segundo lugar, existem diferenciais que fazem do condomínio logístico a melhor escolha. Por exemplo:

  • a disponibilidade de prédios de apoio;
  • a separação de áreas para escritórios e refeitórios;
  • a utilização de equipamentos de segurança e monitoramento para a proteção do patrimônio armazenado;
  • o controle de acesso nas portarias, que permitem a entrada somente de pessoal autorizado.

Todos esses elementos adicionais demonstram que vale a pena analisar esse investimento em vez da construção de novos armazéns.

Ajuda a reduzir os custos operacionais

Como estamos falando de um condomínio no qual diversas empresas ocupam espaço, uma das vantagens é que a estrutura é compartilhada, bem como os gastos. Nesse caso, a economia pode ser alcançada, pois o valor do aluguel é cobrado proporcionalmente entre as empresas instaladas no local.

Conta com localização estratégica

A movimentação de mercadorias é um processo que requer agilidade para manter o fluxo de cargas em pleno funcionamento. Sob esse ponto de vista, faz sentido que a centralização dessa etapa da operação em um único local seja positiva para a empresa.

Além disso, os resultados obtidos por causa da sua localização privilegiada são essenciais para o escoamento de produtos a partir do centro de distribuição. Esse aspecto influencia o prazo de entrega e, consequentemente, o atendimento ao cliente. Assim, as empresas valorizam as soluções que permitem armazenar as mercadorias e planejar a sua distribuição.

Permite a adaptação do espaço

Para as empresas de logística, a flexibilidade é um princípio do qual o gestor não pode abrir mão. Inclusive, esse elemento está presente em todas as fases do processo de distribuição de cargas. Com a construção de condomínios logísticos, não seria diferente.

Os galpões são construídos de forma modular, ou seja, é possível adaptar o espaço interno de acordo com as necessidades da empresa. Esse aspecto revela uma visão de longo prazo, que busca aproveitar as funcionalidades necessárias para expandir a operação no futuro.

Tem foco na sustentabilidade

É importante destacar que a sustentabilidade também está presente nesses empreendimentos imobiliários. Além da infraestrutura básica para operação de logística, as construtoras e gestoras de condomínios logísticos também estão preocupadas com o impacto ambiental da sua operação.

Por esse motivo, há iniciativas modernas sendo desenvolvidas para minimizar o desperdício e buscar soluções consideradas ambientalmente positivas. Além de seu papel socioambiental, esse esforço tem um impacto significativo nas finanças das empresas alocadas em condomínios logísticos.

O uso racional de recursos também gera um diferencial para os empreendimentos que buscam adotar cada vez mais práticas sustentáveis. O objetivo é conquistar o reconhecimento no mercado por meio da redução dos impactos da construção civil e da indústria de transportes no meio ambiente.

Esse investimento na preservação ambiental para as próximas gerações é acompanhado de ações focadas:

  • no aproveitamento de água da chuva;
  • em estações de tratamento de efluentes;
  • na economia de água em todas as áreas;
  • em um sistema de escoamento pluvial;
  • na utilização de painéis solares;
  • no uso de iluminação mais eficiente e econômica.

Hoje, podemos notar que os condomínios logísticos estão recebendo investimentos tanto públicos quanto privados, ampliando, assim, a sua atuação perto de portos, aeroportos e ferrovias.

Esses recursos são essenciais tanto para o escoamento de produtos no mercado interno quanto para o crescimento da exportação de produtos nacionais. Por isso, a presença desses espaços contribui positivamente para o crescimento econômico das indústrias brasileiras.

Por fim, se a leitura deste post foi interessante, você pode ter acesso a muitos outros conteúdos. Basta assinar a nossa newsletter para receber novos textos em seu e-mail.

Deixe um comentário