crm logística

CRM na logística: a importância da gestão de relacionamento no setor

Com o mercado cada vez mais dinâmico e exigente, as relações comerciais e as experiências causadas ao público tornam-se um desafio frequente para as empresas, que, por sua vez, passam a enxergar seus setores operacionais – especialmente os de distribuição – como parte fundamental dessa estratégia. Daí, deve-se a atenção maior ao uso do CRM na logística nos últimos anos!

Mas afinal, você sabe o que é o conceito de CRM e como ele pode ser incorporado ao seu supply chain? Pensando justamente nisso, nós resolvemos preparar um post bem completo e detalhado sobre o uso dessa estratégia nas empresas de hoje e, claro, trazer algumas dicas úteis para a sua devida implementação.

Quer conferir? Então, continue a leitura até o final e tome nota. Vamos lá!

O que é CRM?

O CRM se refere a uma abreviação de customer relationship management ou, na tradução literal, gestão de relacionamento com o cliente. A partir desse conceito, já é possível ter uma ideia do que se trata, porém, na prática, nem sempre o CRM é aplicado como deveria nas empresas. Isso, consequentemente, pode deixar a desejar em alguns resultados esperados.

Hoje, em tempos de tecnologia, o CRM está totalmente atrelado ao uso de processos e ferramentas dentro da organização, como foco no gerenciamento de seus contatos, tanto internos como externos. Ou seja, isso pode englobar fornecedores, leads de vendas, colaboradores, consumidores fidelizados ou em fase de captação, assinantes de alguma lista de e-mails, entre muitos outros exemplos.

Além disso, o CRM é um modelo de relacionamento com seus clientes, que não visa necessariamente à venda ou oferta de um produto ou serviço. Pelo contrário, essa estratégia tem como visão principal a manutenção constante daquela parceria por meio da comunicação e de ações diretas.

Como o CRM pode ter ligação com a área logística?

Talvez o uso do CRM na logística ainda não seja claro para todas as empresas, mas aquelas que já perceberam o valor da estratégia aplicada à distribuição, sem dúvidas, estão colhendo bons frutos.

O fato é que muitas organizações ainda insistem em considerar seu supply chain como algo meramente operacional e não veem que, na verdade, toda essa cadeia poderia ter um peso muito mais estratégico e diferenciado para o negócio.

Quanto mais otimizada for a sua logística, melhores experiências poderão ser entregues ao seu cliente. Portanto, o uso de um CRM pode ser crucial para o sucesso e a fidelização de seu mercado.

Por exemplo, por meio de uma comunicação estratégica e transparente com o seu cliente final, sua empresa tem a possibilidade de levantar informações e dados essenciais, que podem ser usados para melhorar e otimizar a cadeia de suprimentos, como: as necessidades dele, o seu perfil de consumo, as reclamações de entregas etc.

De que forma aplicar o CRM na logística?

Depois que vimos a importância do CRM na logística, é hora de colocar em prática essa estratégia. Há muitas formas para se fazer isso. Como bem dissemos ao longo do texto, hoje, o conceito está muito atrelado ao uso de ferramentas tecnológicas e de processos utilizados pelas empresas. No setor de distribuição, o que não faltam são sistemas e métodos inovadores, que podem servir de exemplo para essa implementação. Confira algumas ideias!

Soluções de logística e armazenagem

Hoje, investir em uma logística inteligente no varejo é sinônimo de produtividade e menos custos operacionais. Para isso, busque alternativas tecnológicas e parcerias estratégicas nesse fornecimento para otimizar seus processos internos, desde a armazenagem até o transporte.

O resultado disso tende a facilitar o atendimento às necessidades dos clientes, a criar diferenciais para as suas operações, a resolver problemas de forma mais fácil e a causar experiências mais positivas no mercado. Ou seja, tudo isso pode estar ligado diretamente à sua estratégia de CRM na logística.

Para exemplificar melhor onde essas soluções podem ser aplicadas, destacamos alguns exemplos em que sua empresa pode investir:

Rastreamento de carga

Uma das tecnologias mais usadas hoje no ramo de distribuição também pode trazer vantagens à sua estratégia de CRM na logística. Estamos falando do rastreio de cargas em tempo real.

Afinal, atrasos na entrega ainda são a principal reclamação dos consumidores no Brasil, e evitar o problema é papel crucial para a empresa. Por isso, investir na tecnologia ou escolher um parceiro que ofereça tal ferramenta em seus veículos já pode trazer inúmeros benefícios e aproximar ainda mais suas operações do cliente.

Integração logística

Outra estratégia que as empresas buscam para as suas operações e que, no fim, tem resultados positivos para o cliente final é uma cadeia de suprimentos amplamente integrada.

Por exemplo, no caso de importações ou exportações, a logística ganha mais complexidade, pois passa a envolver muitos outros processos e responsáveis envolvidos, como armazéns alfandegados, despachantes, transportadoras, aluguel de containers etc.

O papel do integrador logístico é justamente centralizar todas essas responsabilidades em um único lugar, solucionando as questões de armazenagem, transporte, desembaraço, transbordo, embarque e desembarque, monitoramento de carga até a devida entrega no destino final. Tudo isso traz mais otimização, rapidez, segurança e, indiscutivelmente, benefícios diretos ao cliente final.

Tecnologias

Já exemplificamos algumas tecnologias atreladas à distribuição, que podem trazer facilidades na implementação do CRM na logística. Porém, há muitas outras ferramentas a serem destacadas no setor para esse fim, como sistemas TMS, coletores de dados, plataformas One Stop Shop, disparos de SMS a cada etapa concluída de uma entrega, entre outros.

Em resumo, essas são algumas dicas essenciais de como o CRM na logística tem se tornado uma estratégia importante para muitas empresas e que, sem dúvidas, podem trazer vantagens infinitas ao relacionamento comercial com seus clientes internos e externos. Vale reforçar a ideia de que aplicar o CRM não requer, necessariamente, altos investimentos, podendo ser implementado por meio de parcerias estratégicas e pela terceirização de integradores logísticos.

Gostou do post? Quer saber como aplicar o CRM na logística de sua empresa na prática? Então, converse com um de nossos especialistas e conheça as melhores soluções para suas operações.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta