customer experience

Customer experience: como o setor de logística ajuda nesse processo?

Neste artigo, o objetivo será mostrar como o setor de logística tem um papel fundamental para melhorar a experiência do cliente.

Em princípio, pensaremos em todas as questões técnicas existentes em uma empresa, como por exemplo, a automação dos processos, a otimização das operações, redução nos custos, ligadas a um único objetivo principal, que é a satisfação do consumidor final.

Sendo uma dúvida frequente entre os empreendedores, pois não sabem ao certo como fazer uma análise inicial de assuntos que se relacionam com as melhores práticas do segmento logístico, não conseguindo realizar um eficiente customer experience.

Pois, é por meio dessa ação realizada no cotidiano das empresas que conseguirão alcançar tanto o equilíbrio financeiro quanto o sucesso dos negócios. Com a globalização e o desenvolvimento dos negócios online, ocorrido durante a crise sanitária, muitas mudanças aconteceram e os clientes perderam o medo de comprar na internet, tornando-se cada vez mais exigentes.

Na leitura do artigo explicaremos como fidelizar o cliente é importante, além do papel fundamental que uma boa logística tem para a experiência de compra dele. Confira até o final!

O que é customer experience e qual é a sua importância para o setor de logística?

O termo Customer Experience (CX), traduzido literalmente por Experiência do Cliente, é a impressão deixada pela empresa, diante de todas as interações feitas com os clientes finais.

Diante disso, sabemos que a melhor propaganda da sua marca é aquela feita “boca a boca”, por clientes satisfeitos, os quais se fidelizam ao seu negócio e que sempre retornarão nas próximas compras.

Dentre os inúmeros fatores que os clientes consideram relevantes como uma experiência de qualidade, pode-se destacar:

●      soluções mais assertivas e eficientes para os problemas que surgem;

●      suporte ao cliente realizado por 24 horas;

●      sempre poder contar com o canal de comunicação de sua preferência;

●      evitar que necessite repetir seus dados já informados em outros canais, diversas vezes.

No entanto, o customer experience independe da jornada de compra, ou seja, uma boa experiência do cliente encontra-se também nas trocas realizadas por diversos canais de comunicação com a empresa, assim como das ações executadas pelo setor de marketing ou de vendas.

Sendo muito importante também, o potencial na capacidade da sua marca empresarial em contribuir, de fato, com o sucesso dos seus clientes.

Por este motivo, a grande importância do customer experience está na satisfação contínua dos clientes, pois eles estão mais exigentes e um mau entendimento poderá causar mais de 50% das desistências de compra com a sua empresa.

É necessário lembrar sempre da premissa consciente pelo bom atendimento a ser realizado, que se estende desde o marketing até a gestão da empresa, fidelizando cada vez mais e melhor os consumidores, resultando no aumento na alavancagem das vendas.

Desta forma, vários são os benefícios na aplicação da estratégia em melhorar a experiência dos clientes. Alguns deles são:

●      maior compreensão das necessidades dos clientes;

●      melhoria interna nos procedimentos;

●      cliente fiel e recurso otimizado.

Qual é o papel fundamental do setor de logística na melhoria da experiência do cliente?

A logística empresarial tem um impacto considerável na execução do seu papel, o qual desempenha no ciclo do produto em todos os segmentos de negócio, pois fomenta o bom funcionamento da organização, por meio da total garantia na eficiência e na eficácia dos processos operacionais, com a redução dos custos.

Diante disto, pode-se investir mais em qualidade e agilidade no atendimento com maior importância para a customer experience. Pois o investimento na logística é primordial para o crescimento empresarial, visto que a logística é considerada como uma área estratégica, atuante em todos os processos operacionais da formação do ciclo produtivo, com a capacidade de proporcionar a máxima experiência do cliente em todas as etapas e com a diminuição dos gastos.

A logística está presente desde a origem dos insumos que produzirão o produto até a distribuição do produto acabado ao consumidor, passando por todas as fases da cadeia, até que seja efetuado o retorno dos resíduos, no fim da vida útil dos produtos, nas ações praticadas pela logística reversa.

Diante do destaque que a logística recebe, torna-se vital para o funcionamento da cadeia produtiva da empresa, ganhando maior importância estratégica no desenvolvimento de atividades capazes de aprimorar o desempenho funcional da empresa em totalidade.

Contudo, vai deixando de ser apenas atuante nas funções operacionais e limitadas de transporte, armazenagem e distribuição, para se voltar ao planejamento, execução e o monitoramento da integralidade das atividades, executadas nas diversas áreas, com toda a eficácia, fluidez e cumprimento dos prazos estabelecidos com os clientes.

Qual é a importância de ter bons parceiros na área de logística para a garantia da maior qualidade nas entregas?

As empresas especializadas em logística contam com equipes de profissionais experientes em larga escala, pelas etapas operacionais que são executadas na cadeia produtiva.

Desse modo, a escolha por bons parceiros operacionais na aquisição de serviços logísticos, será capaz de auxiliar o seu negócio dentro do segmento que atua, com o objetivo de facilitar a execução dos procedimentos a serem cumpridos, assim como alcançar melhores resultados diante da concorrência.

O parceiro logístico ideal fornecerá diversas funcionalidades para o auxílio do uso de dados organizacionais, com a intenção de tomar decisões mais eficazes, antecipar recebíveis ou ainda contratar fretes de acordo com a sua demanda, dentre outros muitos benefícios.

Percebe-se assim, que na utilização das melhores práticas na aquisição de serviços logísticos, o seu negócio se destaca no mercado, além da retenção e a ampliação da base de clientes, envolvendo maior fidelização, por meio da contribuição em aspectos relevantes na parceria comercial.

Vimos neste artigo a importância estratégica que a logística empresarial tem para as empresas nos dias atuais, além de todas as funções operacionais que desempenha pelo processo produtivo.

Desta forma, a contribuição de valor para os clientes agrega uma melhor experiência não só no momento da compra, mas por todas as etapas e diante de todos os envolvidos, aumentando a carteira de cliente fiéis e satisfeitos, que indicam o seu negócio como o melhor.

Caso este conteúdo tenha sido útil para você, sugerimos que compartilhe nas redes sociais de forma que alcance o maior número de pessoas que possam se beneficiar com esta troca de conhecimento.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo