Entenda os impactos das datas comemorativas na Logística

É fato que em épocas de importantes comemorações nacionais, há um aumento significativo de pedidos nas lojas de todo o Brasil. E para que você entenda melhor os impactos das datas comemorativas na área de logística, é necessário que se analise o que estas envolvem.

A realidade é que as festas que envolvem as datas comemorativas são fáceis de serem realizadas. Além disso, durante esses períodos, os mais diversos setores da economia promovem campanhas que estimulam o crescimento das vendas e, consequentemente, geram lucros. Para que você compreenda mais sobre o assunto, apresentamos o artigo abaixo. Acompanhe conosco e boa leitura!

Uma das áreas mais movimentadas pelo aumento da demanda por pedidos de compras – sejam eles online ou não – é a logística. Se, por um lado, as datas mais importantes do ano favorecem o crescimento do comércio varejista, por outro, são um desafio para as empresas que passam a lidar com pedidos e volumes de entrega muito maiores. 

A entrega da mercadoria sem atrasos e avarias, independentemente da época ou do produto, é um dos motivos mais importantes para a satisfação do cliente. Isso permite à empresa desenvolver um bom entendimento com o consumidor. Sendo assim, a probabilidade dele voltar a adquirir seus produtos com essa empresa é muito maior. 

As datas comemorativas que costumam ser mais lucrativas são Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Páscoa. Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), só a venda de  Natal gera receitas equivalentes a três meses normais do ano, movimentando todos os consumidores, ao contrário de qualquer outro feriado. 

Por que prestar atenção às datas comemorativas, sejam estendidas ou não?

Sabemos que no Brasil contamos com feriados durante todo o ano, não é mesmo? O que reflete diretamente na logística. Por exemplo, durante o Carnaval, dependendo da cidade, muitos fornecedores fecham suas portas pelos 4 dias ou até mais. 

Alguns produtos de consumo muito especiais são aqueles que estão em alta  demanda, mesmo a uma semana antes do feriado prolongado em questão. Exemplificando, justamente durante o período carnavalesco, a alta demanda por bebidas é constante. As cidades do interior são as que mais contam com os carnavais de rua. Assim sendo, é importante se preparar com antecedência. 

ATENDENDO ÀS ALTAS DEMANDAS DAS DATAS COMEMORATIVAS:

A primeira dica é que deve-se levar em consideração que quanto mais perto das datas comemorativas – algumas das quais em todo o mundo – os serviços de entrega estão, em sua maioria, sobrecarregados. Às vezes, até paralisados! Sendo assim, sua empresa deve evitar ao máximo atrasos na entrega de produtos, já que muitos deles são entregues em um dia específico. 

Não há nada mais desagradável do que encomendar uma roupa para a Ceia de Natal e esta não chegar, certo? Faça o possível para receber a mercadoria o mais rápido possível para entregá-la no prazo desejado.

Consequentemente, a dica número dois é diretamente ligada à preparação. Um bom truque para melhorar a logística da empresa durante as datas comemorativas é se organizar com antecedência, avaliar as datas sazonais e festivas de acordo com o calendário e traçar estratégias eficazes para altas demandas. Considere dias globais, nacionais, regionais e até municipais, dependendo da escala do seu negócio. 

O comércio online tem datas específicas, como a Black Friday. A Black Friday é quando os descontos acontecem em dias combinados em lojas virtuais de todo o país. Portanto, se você tem um negócio eletrônico, não deixe de aproveitar as oportunidades únicas neste ramo de vendas. 

Planeje as campanhas levando em consideração os recursos necessários para a entrega em qualquer época do ano. Lembre-se que, dependendo do feriado, o trânsito costuma ficar congestionado por alguns dias. Comece a avaliar as opções de logística para atender melhor às necessidades de  grandes grupos. 

Outro ponto de suma importância é a gestão do estoque. Você deve ter cuidado e segmentar as datas com mais pedidos. O gerenciamento de estoque é uma parte muito importante das operações comerciais e é aconselhável ter um software apropriado para facilitar isso. Rastreie quantidades, datas de vencimento, datas de vencimento de fornecedores e clientes. 

Visando os dias de vendas mais óbvios, esteja preparado e planeje! Evite escassez de produtos com aumento de pedidos. Substitua o que você precisa no momento certo. Mantenha seu estoque bem abastecido, mantenha contato com seus fornecedores para receber seus pedidos no prazo. 

Um software pode auxiliá-lo nesse processo, facilitando o andamento. O software de gerenciamento de armazém ajuda em todas as operações internas do armazém, incluindo distribuição, preparação de relatórios, separação de mercadorias, documentos de entrega, recibo, armazenamento, seleção e, por fim, expedição 

Considere o consumidor que quer dar um presente no Dia dos Pais. Ele entra em sua loja virtual, encontra o presente e o preço perfeitos. Porém, o item está esgotado e sem data de estoque. Chato, correto? O cliente pode ficar desapontado e não desejar mais voltar à  loja. Evite tal situação reabastecendo de acordo com as necessidades sazonais. 

Vale lembrar que o pátio logístico também é alvo de profundo interesse do gestor em dias de saldos sazonais. Afinal, é a ponte entre o armazém e o transporte, possibilitando eficiência, economia de tempo e aumento de produtividade. 

A outra dica é que você esteja atento ao seu cliente. Avise que os prazos de entrega podem mudar durante os períodos de pico de vendas, explicando quais mudanças são necessárias, principalmente em feriados e festas de final de ano. 

Assim o consumidor sabe o que esperar da sua empresa e não cria expectativas. É extremamente prejudicial para uma organização prometer e não cumprir, principalmente quando se trata de prazos. 

Por fim, buscar parceiros logísticos que possam ajudar em datas comemorativas, quando a demanda pode ser maior do que sua empresa pode suprir, é uma boa forma de não perder vendas ou diminuir a qualidade do atendimento oferecido ao consumidor.

Uma boa gestão da logística contribui para a solicitação de compra de produtos em estoque para necessidades e quantidades convincentes, além de melhorar a imagem da marca, o que significa maior confiabilidade para o cliente e qualidade do produto, sempre apostando no atendimento pontual.

Gostou deste conteúdo?
Então aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de todas as atualizações do setor logístico!

Equipe TPC

Este post tem um comentário

  1. Jose Murtinho

    Muito interessante!

Deixe um comentário