Saiba quais são os principais gargalos de desperdício na logística

Os gargalos de desperdício na logística nem sempre se mostram de forma evidente aos olhos do gestor, e isso resulta em grandes problemas. Um ponto importante é ter consciência de que elas existem em todas as etapas da operação. De fato, sem um planejamento estratégico, essas falhas prejudicam muito os lucros.

O mais indicado é ter em mente que a logística é um setor custoso e, por isso, costuma gerar expectativas de bons resultados. Além disso, ainda se torna importante ressaltar que mesmo em serviços realizados minuciosamente, vários fatores externos precisam ser observados com a intenção de não deixar nada passar desapercebido e reduzir custos.

Ficou interessado? Vamos mostrar quais são os principais gargalos de desperdício na logística e como solucioná-las. Acompanhe!

Conheça as principais causas de desperdício na logística

Os desperdícios na logística são verdadeiros vilões no trabalho do gestor e interferem no desempenho da empresa ao longo prazo. Como os custos gerados em uma operação representam grande parte da receita, se torna necessário identificar quais são esses gargalos de desperdício e trazer soluções que alcancem a origem do problema.

Isso porque de nada adianta ter consciência do que acontece de errado e elaborar um plano que trate somente os sintomas — e não a causa. E vale lembrar que os motivos dessas perdas estão tanto nas decisões internas (em relação aos prestadores de serviço envolvidos e na parte burocrática ligada aos órgãos fiscalizadores de transporte) como nas estradas.

Acompanhe a seguir as causas mais comuns de desperdício na logística!

Tributação

Os valores que envolvem o transporte de mercadores são impactados diretamente aos aspectos fiscais e tributários. O ISS, por exemplo, se refere à prestação de serviço realizada dentro do município e tem a alíquota entre 2% e 5%, de acordo com os termos da legislação municipal.

Agora, quando a prestação de serviços é intermunicipal e interestadual, o ICMS passa a ser cobrado em alíquotas de 12% a 18%.Um dos principais problemas em uma situação como essa é que algumas operações híbridas abrangem trajetos municipais e interestaduais no mesmo processo.

Ou seja, o gestor deve calcular o ICMS e o ISS correspondentes. Existe ainda a chance de ocorrer erros nesse tipo de cobrança: quando as informações não são bem detalhadas, os custos para a empresa pagadora tendem a ficar bastante altos.

Tempos e movimentos

A rotina do gestor de logística gira em torno de calcular os custos sempre de olho no relógio, não é mesmo? Afinal de contas, qualquer tipo de problema com os prazos compromete toda a operação e, o pior de tudo, a imagem da empresa no mercado. Esse cuidado com o desempenho acontece especialmente pela quantidade de desperdícios no momento das cargas e descargas.

Isso acontece porque durante esse período de movimentação os ativos ficam extremamente vulneráveis e, muita vezes, podem não ser manipulados corretamente. A questão do tempo, por exemplo, pode ser observada no processo de busca pela mercadoria em estoques desorganizados, gargalos no trânsito ou problemas no trajeto e a espera pelo destinatário na hora da entrega.

Vale destacar que tudo isso causa ociosidade tantos dos colaboradores quanto dos parceiros em uma perspectiva ampla. Com isso, se mostra extremamente necessário ser minucioso no controle dos estoques e no desenvolvimento do cronograma que calcule cada minuto da operação com precisão e sempre considerando os imprevistos.

Operação veicular deficiente

A ocupação dos veículos responsáveis pelo transporte também está diretamente ligada ao desperdício na logística. Normalmente, uma das maiores reclamações na hora de realizar o transporte é não ter caminhões com espaço suficiente. Em consequência disso, as mercadorias ficam para trás e, como resultado, os clientes ficam insatisfeitos com o serviço prestado.

Dessa forma, o melhor caminho é identificar o que está acontecendo antes de ir pela solução mais óbvia — que é contratar uma frota adicional. O grande problema pode estar relacionado aos veículos serem carregados abaixo da capacidade ideal conforme o tipo de carga.

Caso estejam sendo carregados de maneira ociosa, existe a chance de os sistemas da empresa terem registrado informações incorretas sobre as dimensões de embalagens ou do próprio produto, por exemplo.

Programação e controle de rotas

O gasto com combustível representa uma boa fatia dos custos relacionados ao transporte de mercadorias. Dessa maneira, o controle de rotas se torna fundamental, pois existe ainda o problema com o cálculo equivocado de quilometragem e as chances de transitar por caminhos em que a carga não esteja segura contra roubos e furtos.

Uma prática que gera uma série de prejuízos costuma ser deixar a decisão das rotas por conta dos motoristas. Por mais que eles conheçam o caminho, são tantas variáveis que interferem na logística (incluindo, até mesmo, possíveis multas de trânsito) que cada detalhe do trajeto precisa ser cronometrado rigorosamente.

A roteirização, nesse caso, é um método que ajuda o gestor logístico a garantir uma visitação frequente e eficiente aos clientes. Na prática, para reduzir perdas, o método de buscas traz uma sequência otimizada, desde as decisões da coleta dos produtos até a etapa final das entregas.

Aprenda como corrigir esses erros para evitar perdas nos processos

Como você viu ao longo do texto, são muitos os desperdícios na logística que comprometem os lucros e os resultados da operação. Para fazer correções eficientes, você deve priorizar um fluxo de operações mais produtivo. O mais indicado é estudar o conceito de Logística Enxuta (LE), que trata da melhora constante dos processos por meio da mudança de mentalidade do gestor e de todos os envolvidos.

Após a identificação dos desperdícios, existem alguns métodos indicados no conceito para eliminá-los. São eles o Poka Yoke, o Just in Time e o Kanban. Todos resultam em alta eficiência nos resultados, correção de erros e possibilidade de deixar o processo inerte até que o erro seja corrigido.

Outro detalhe muito importante é contar com o máximo de tecnologia com controle, gestão e flexibilidade, e a ajuda de uma empresa experiente em soluções logísticas que possibilite o acompanhamento da mercadoria via web, gerenciamento de risco e seguro e frota dedicada para transferência.

Pronto! Agora ficou claro como acontece o desperdício na logística. O segredo está em encontrar maneiras eficientes de reduzir os custos e melhorar o desempenho da operação. Dessa forma, faça um trabalho focado em observar as etapas minuciosamente para enxergar além dos gargalos evidentes. Aqui, também é preciso se antecipar às falhas que estão prestes a surgir com o objetivo de fazer um planejamento cada vez mais exato.

Gostou das informações do artigo? Então, nos siga no Facebook, Instagram e LikendIn e acompanhe os nossos conteúdos!

Deixe um comentário