diferença entre centro de distribuição e armazém

Qual é a diferença entre centro de distribuição e armazém? Confira!

Existem diversas estruturas de apoio logístico usadas para melhorar a capacidade de entrega aos clientes e reduzir o tempo de espera pelas mercadorias. E, neste conteúdo, vamos explicar a diferença entre centro de distribuição e armazém.

No decorrer deste texto, você irá descobrir como cada uma dessas estruturas funciona na prática e qual é a sua importância para a operação de transportes. Continue lendo para conhecer todos os detalhes!

Quais são as diferenças entre centro de distribuição e armazém?

Nós decidimos abordar essas diferenças considerando diversas variáveis essenciais para o gestor logístico. Veja!

Principais usos

Em termos simples, um centro de distribuição é uma estrutura moderna que tem um grande diferencial com relação aos locais tradicionais de armazenagem. Estamos falando da alocação de produtos de um único fornecedor ou de diversos fornecedores em um mesmo local.

Assim, as empresas contam com um local estratégico que faz a separação de pedidos e a consolidação de cargas e, por fim, envia os pedidos para os clientes. O armazém também desempenha essa atividade de guarda e posterior expedição de produtos, porém isso ocorre no ambiente interno da empresa que executa todas as etapas para o envio dos produtos conforme o pedido.

Período de armazenagem

A forma como as empresas usam o centro de distribuição e o armazém são semelhantes, de modo que o CD é ideal para armazenagem de curto prazo. Geralmente, assim que a mercadoria dá entrada, é feita a conferência da documentação fiscal e as embalagens são separadas de acordo com a localidade de entrega.

Em seguida, os itens são embarcados e seguem viagem, direto para o destinatário. Em contrapartida, a tendência dos armazéns é ser um local para acomodar as mercadorias pelo tempo que for necessário. Esse período pode variar de acordo com o ramo de atuação da empresa e as suas necessidades de manutenção de estoque.

Localização

Normalmente, a acessibilidade é essencial para garantir que as mercadorias estejam a uma distância curta do fabricante. Nesse sentindo, a empresa garante que os insumos podem ser encaminhados com agilidade para a linha de produção e os produtos acabados são direcionados prontamente para o estoque. Estamos falando do armazém cuja característica mais marcante é a proximidade.

Por outro lado, um centro de distribuição não tem as mesmas restrições. Inclusive, essa é uma de suas características mais importantes, pois o objetivo do CD é garantir a proximidade com o cliente: distribuidores, varejistas e o consumidor final.

A ideia é facilitar a distribuição e utilizar prédios com acesso a grandes vias e centros urbanos com o intuito de agilizar todo o processo de entrega.

Disponibilidade de estoque

Em termos simples, a finalidade de um centro de distribuição é guardar produtos até o recebimento do pedido e, em seguida, fazer a sua expedição. Para que essa operação valha a pena, os itens armazenados são escolhidos a dedo. Por exemplo, uma empresa pode optar por alocar os produtos com maior procura e, assim, atender aos clientes de maneira mais imediata.

Já um armazém tem uma característica mais abrangente, o que requer a diversidade produtos, pois a circulação de mercadorias acontece conforme as vendas. Para manter esse espaço eficiente, é fundamental focar na gestão do inventário, na prevenção de perdas e na atualização de informações.

Como escolher a melhor opção?

Conhecer as diferenças entre centro de distribuição e armazém torna visível como as funções desempenhadas são aplicáveis a estratégias distintas. Portanto, a tomada de decisão deve ser feita de acordo com a opção que melhor atende aos interesses da empresa.

Funcionamento de um armazém

Fazer a guarda de insumos e mercadorias é apenas uma das funções básicas de um armazém. Assim temos:

Recepção de produtos

A recepção de mercadorias é um dos processos mais importantes, pois é feita a conferência do pedido, do lote entregue e da documentação fiscal. Essa etapa também tem relação com a gestão do estoque, uma vez que, registra a quantia de itens recebidos.

Inspeção da carga

A verificação dos itens ajuda a identificar se há danos e avarias que impedem a comercialização do produto. Portanto, é necessário que os operadores executem essa rotina com atenção e o devido cuidado para garantir a qualidade dos itens que são registrados no estoque.

Alocação adequada dos materiais

A forma como a empresa decide a organização do espaço do armazém é essencial para facilitar a localização de mercadorias e materiais sempre que necessário. Isso quer dizer que a organização racional do espaço é um dos princípios mais importantes.

Processamento e expedição de pedidos

Essa etapa é o início do processo de envio dos pedidos. Assim, é recomendado estabelecer um fluxo que permite executar essa atividade com agilidade e garantir que os pedidos sejam enviados conforme a solicitação do cliente.

Gerenciamento do estoque

Na operação diária de uma empresa, é natural que o estoque varie de forma considerável. Essa operação fornece informações que afetam a tomada de decisão da empresa e o planejamento do abastecimento. Por isso, a equipe de armazém deve estabelecer processos e fluxos de trabalho para manter os registros sempre atualizados e precisos.

Funcionamento de um centro de distribuição

O CD também é visto como um fulfillment center, ou seja, um local destinado ao processamento e ao atendimento de pedidos. A sua operação é projetada com base na agilidade e, com isso, esse recurso é utilizado por empresas que oferecem entrega expressa ou next day delivery.

Organização do layout

A utilização do espaço é um fator estratégico para simplificar a movimentação e a separação de pedidos. Soluções como a verticalização tornam o uso de um CD mais competitivo, uma vez que melhora a disposição do local e facilita a localização dos produtos.

Gestão inventário

O CD é responsável pelas mercadorias e bens em sua posse. Por esse motivo, a empresa deve atuar para manter um controle preciso sobre o fluxo de entrada e saída. Essa prática ajuda a evitar perdas e extravios que afetam o atendimento dos pedidos. Além disso, previne a ruptura de estoque, que é uma das principais causas de reclamações e insatisfação nos clientes.

Por fim, apesar das diferenças entre centro de distribuição e armazém, ambos são fundamentais para uma estratégia logística mais completa e produtiva. Basta avaliar qual tipo de infraestrutura atende o seu negócio e é compatível com os planos de crescimento da empresa.

Outro elemento que merece destaque é o aspecto financeiro da gestão de estoques. Se você quer conhecer mais sobre o assunto, confira o nosso post e conheça estratégias para contabilizar e minimizar a perda de estoque.

Deixe um comentário