empresas de telecom

Entenda agora como funciona a logística em empresas de telecom

Com o mercado cada vez mais concorrido, as necessidades das empresas de telecom se atualizam constantemente. Dessa forma, o processo logístico bem elaborado é fundamental para que soluções inteligentes tornem as etapas mais eficientes e rápidas, com foco em qualidade.

A logística, nesse caso, permite que o gestor enxergue toda a cadeia e consiga avaliar de maneira estratégica o que é necessário para manter a competitividade. Assim, fica muito mais simples entender quais são as necessidades em cada estágio e solucioná-las dentro da realidade da empresa.

Quer saber mais? Vamos falar sobre como funciona a logística em empresas de telecom. Acompanhe!

Veja como ocorre a logística em empresas de telecom

Baseado nos pontos essenciais para que o serviço funcione, o gestor pode ter uma perspectiva dinâmica do que precisa ser colocado em prática. Em função disso, além de ter um projeto centralizado em alcançar objetivos, esse tipo de medida ainda auxilia no alinhamento do fluxo operacional a partir de análises feitas por profissionais competentes na busca por redução de custos sem perder a qualidade.

Manutenção das redes

Os desafios no setor de telecom são extremamente variados, incluindo a tecnologia 5G. Afinal, a meta das companhias é evitar interrupções nas atividades e garantir a qualidade dos serviços de internet, televisão e telefonia. O operador logístico, em uma situação como essa, é fundamental para que a manutenção das redes aconteça com mais agilidade.

Vale lembrar que o tráfego de dados na banda larga fixa aumenta significativamente no país com frequência, e isso demanda mais movimentações e esforços no transporte. Um olhar estratégico no andamento do serviço é importante para a adaptação de melhorias em sua estrutura e para o fornecimento de resultados com o máximo de qualidade ao cliente.

As operações logísticas qualificadas englobam a inclusão de uma série de tecnologias, transportes, armazenagens, reposição de peças, entre outros serviços. Assim, à medida que as soluções desse tipo evoluem, fica evidente o melhor aproveitamento dos recursos financeiros.

Redução de custos

Uma logística implementada com sucesso, conforme as particularidades do serviço, é um dos fatores que interferem na redução de custos. Na prática, o desejo de todas as empresas envolve ter custos mais baixos e entregar resultados com a mesma qualidade.

Um bom exemplo disso está na logística de dispositivos móveis, que trazem frequentemente o risco de perder dinheiro. Muita vezes, as operações de vendas são baseadas no uso desses dispositivos. Trata-se de um desafio das grandes empresas, pois, devido à complexidade das etapas, a produtividade pode ser comprometida quando existe a falta de aparelhos. Ao colocar em prática um projeto de logística nacional, ele inclui gestão fiscal, controle de estoque, reparo e entrega. Tudo isso nos mais variados planejamentos e formatos.

Planejamento

Além dos processos operacionais, o desenvolvimento do planejamento permite avaliar quais são os principais gastos e o que pode ser reduzido ao encontrar melhores oportunidades. Identificar quais são as linhas que demandam mais manutenção e os problemas mais comuns também faz muita diferença nos resultados em longo prazo.

Com base na inteligência e na reunião de dados valiosos por meio da implementação de controle sistêmico, os gestores conseguem tomar melhores decisões e montar um planejamento guiado pela prevenção, e não pela correção, que costuma ser muito mais cara para o caixa da empresa de modo geral. No entanto, estratégias voltadas para o reparo de aparelhos são extremamente vantajosas.

Conte com boas empresas para o serviço

Quando se trata de escolher parceiros, o critério deve ser extremamente minucioso, a fim de garantir a qualidade do serviço e soluções dinâmicas para os problemas. Afinal de contas, é evidente que, em uma operação tão complexa quanto a do setor de telecom, diversos imprevistos podem surgir.

O que faz mesmo diferença é contar com ajuda de uma empresa especializada em logística e padronizar as etapas para que os imprevistos não tenham impacto negativo. Procure por opções de operadores logísticos de excelente know-how e experiência de mercado na hora de encarar os desafios relacionados aos distribuidores, pessoa física, atacado e varejo.

Concentrar as soluções oferecidas em empresas que adotam tecnologia também é uma questão interessante dentro do segmento. Isso porque esse tipo de recurso se torna responsável por melhorar os índices de controle, ao mesmo tempo que reduz riscos e falhas em projetos de todos os tipos.

Controle sistêmico WMS e TMS

Adotar sistemas de gestão para o controle das operações é uma medida capaz de agilizar as atividades mais burocrática e trazer mais informações para as análises críticas. Nesse contexto, o WMS (Warehouse Management Systems) controla detalhadamente os processos de guarda das mercadorias.

De modo geral, ele se torna responsável pelo rastreamento do recebimento, da armazenagem, da expedição e da separação dos itens. As operações, aqui, são elevadas a outro nível de qualidade, com um controle informatizado e tecnológico.

Os principais benefícios envolvidos são o maior controle das localizações, a possibilidade de fazer processamentos automáticos de pedidos e a redução de custos à medida que as ações que geram atrasos e desperdícios são eliminadas, tudo isso com base no fornecimento de dados relevantes.

Já o TMS (Transportation Management System) tem como objetivo conquistar um nível de excelência ao gerenciar todos os processos de operações de transporte de maneira integrada. Com isso, é muito mais simples escolher, por exemplo, o melhor tipo de transportadora, realizar cálculos de frete automáticos, fazer a conciliação eletrônica de faturas e automatizar a troca de informações entre vários serviços, como transportadoras e correios.

Agora ficou claro por que a logística é tão importante para vencer os desafios enfrentados pelas empresas de telecom. Lembre-se de que, ao contar com a ajuda de uma empresa experiente no assunto, como a TPC Logística Inteligente, você encontra um time de especialistas que garantem a gestão de bases avançadas de Handset e Engenharia, a customização, a triagem, a montagem de kits, a gestão do laboratório de testes em equipamentos de TV a cabo e modem, entre outros.

Você gostou das informações que foram apresentadas neste artigo? Então, aproveite a oportunidade para entrar em contato com a TPC Logística Inteligente e conheça agora mesmo uma série de soluções personalizadas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo