O que é entrega expressa e como colocá-la em prática? Veja 5 dicas!

Muitas mudanças nas áreas logísticas impulsionaram alterações de expectativas dos clientes. A demanda por entregas mais ágeis, eficientes e que consigam atender a prazos cada vez menores é uma realidade e um dos principais fatores para tomadas de decisões, seja por clientes finais, seja por empresas.

Muitos deles, inclusive, optam, até mesmo, por pagar valores mais altos de frete para ter os itens em mãos mais rapidamente, valendo não só para os negócios, mas também para os clientes finais. Diversas áreas sentem essa questão. Por exemplo, um cliente que busca adquirir um calçado para um evento específico aceita pagar valores mais altos na entrega, desde que o produto chegue dentro do tempo que ele precisa.

Por isso, a entrega expressa é uma realidade cada vez mais urgente nas empresas. Se você ainda não a adota, é hora de começar a rever suas estratégias logísticas. Saiba mais neste artigo. Boa leitura!

O que é entrega expressa?

A entrega expressa diz respeito à possibilidade de ter entregas extremamente ágeis, ou seja, o cliente realiza o pedido e, no máximo, até o dia seguinte, ele pode ter o item em mãos. Assim, em poucas horas depois da confirmação do pagamento, ele é despachado para entrega e, assim, rapidamente pode chegar até a casa do cliente.

Atualmente há duas categorias de entrega expressa que podem ser oferecidas pela sua empresa:

  • same-day delivery: neste caso, se a pessoa realizar a compra até determinado horário, ela poderá ocorrer ainda no mesmo dia. É importante considerar esse modulador, principalmente, se a sua empresa só operar com liberação de entrega no horário comercial;
  • next-day delivery: nos casos em que o pagamento seja confirmado após o horário comercial, pode-se contar com o next-day delivery. Neste caso, se a pessoa fizer as compras após o horário-limite, ela receberá sua entrega até o dia seguinte.

Quais são as 7 principais dicas para colocar a entrega expressa em prática?

A entrega expressa é o futuro da logística e atende a demandas de clientes exigentes, bem como os fideliza a longo prazo. Por isso, é fundamental conhecer quais são as 7 principais dicas para aplicar a entrega expressa. Veja!

1. Reveja o planejamento

Se você vai oferecer a entrega expressa pela primeira vez, é fundamental rever seus processos atuais. Afinal, os padrões logísticos vigentes até então estavam orientados para não precisar ter entregas tão ágeis. Como agora é uma demanda (e qualquer desvio disso pode representar perdas de cliente e cancelamento de compras), é o momento de rever o planejamento.

Assim, analise como os processos são feitos atualmente e de que forma é possível agilizar processos, minimizar burocracias e tornar essa potencialidade uma realidade de fato. Por exemplo, se você ainda tem processos que possuem mais etapas e, por isso, é algo mais lento, é importante começar a mudar essas questões.

Além disso, é fundamental avaliar se, financeiramente, isso é possível para a empresa. Caso não seja, pode-se verificar se é viável viabilizar essa possibilidade a médio e longo prazos.

2. Considere as limitações

Nem sempre é possível oferecer entrega expressa para todos os clientes. Por exemplo, aqueles que possuem apenas um armazém e não têm postos avançados (como transit points) não poderão oferecer essa modalidade para clientes que estejam localizados após determinada distância.

É importante estudar essas limitações e, ao mesmo tempo, deixá-las claras para seus clientes. Assim, evita-se tanto frustrações quanto eventuais problemas judiciais, como se você o tivesse enganado. Por isso, estude até que distância é possível oferecer essa possibilidade.

Nesse caso, ou você pode limitar a determinadas cidades (ou bairros) ou, então, criar postos avançados para proporcionar essa possibilidade para mais clientes.

3. Deixe orientações claras para o cliente

Qualquer questão ou dúvida sobre o assunto pode fazer com que seu cliente passe de encantado para insatisfeito. Por exemplo, ele pode ficar feliz que seu negócio oferece a possibilidade de entregar um produto que ele precisa urgentemente e, assim, optar pelo seu negócio em vez de outros concorrentes.

Contudo, caso não esteja explícito que, após determinado horário, a entrega será feita no dia seguinte, ele poderá ficar insatisfeito quando o item não chegar e, consequentemente, gerar alguns problemas para sua empresa, como:

  • cancelamento das compras;
  • registro de reclamações no Procon;
  • registro de reclamações em sites especializados (redes sociais, Reclame Aqui, entre outros);
  • prejuízos financeiros, entre outros.

4. Conte com tecnologias

O principal suporte para a entrega expressa é, justamente, ter tecnologias e soluções ao seu lado. Por exemplo, a liberação da notificação de confirmação de pagamento para o setor logístico e, assim, o começo do processo de picking têm que ser ágeis. Por meio de soluções, isso pode ser feito de forma automatizada.

Além disso, as soluções auxiliam também a viabilizar entregas rápidas com melhor custo-benefício. Isso porque são definidas, com inteligência artificial, as melhores rotas para entrega de todos os pedidos realizados naquele dia e se evita prejuízos para seu negócio.

5. Crie parcerias

São muitas coisas para você estar atento sobre a parte logística, não é mesmo? Então que tal ter parcerias com quem realmente entende do assunto? Assim, você pode focar na gestão do que concerne ao core business, e essas partes (que são, sim, importantes para o funcionamento da sua loja) podem atuar de forma eficiente, com o conhecimento de quem entende do assunto.

Uma opção para isso é, por exemplo, contar com outsourcing de logística. Desse modo, é possível que eles apliquem as principais medidas e revejam o planejamento trazido até então para que se potencialize as chances de sucesso com essa estratégia.

Quais são os principais benefícios em adotar a entrega expressa?

A entrega expressa é cada vez mais uma demanda importante para quem trabalha com venda de produtos. Vejamos, a seguir, os principais benefícios que seu negócio terá com a sua adoção:

  • redução de custos logísticos;
  • diferencial competitivo em relação a concorrentes;
  • fidelização de clientes;
  • possibilidade de fechar contratos de fornecimento para empresas (para negócios B2B);
  • melhor gerenciamento de recursos;
  • menores chances de perdas e extravios, entre outros.

A entrega expressa é o futuro da logística. Se a sua empresa ainda não a adota, é hora de começar a rever suas estratégias. E o outsourcing pode ser um caminho seguro para delegar essas questões para quem realmente entende do assunto.

Quer saber mais sobre a terceirização e suas vantagens? Leia nosso artigo sobre o tema!

Deixe um comentário