avaria

Conheça algum dos principais erros no setor de logística que impactam na satisfação do cliente

Quanto menor o número de erros no setor de logística, maiores são as chances de a sua empresa entregar serviços que estejam à altura das expectativas dos clientes. Para o sucesso a médio prazo isso é essencial, afinal, a completa satisfação do usuário é um fator primordial hoje em dia.

Em tempos de rápida comunicação e fácil acesso às informações, uma experiência positiva do usuário pode não só gerar uma imagem positiva para a sua empresa, como também atrair novos clientes. Mas para que isso aconteça, setores centrais, como a logística, precisam trabalhar com baixas taxas de erros, sempre que possível, próximas a zero.

Apresentaremos a seguir algumas das principais falhas no setor de logística de uma empresa, bem como, as melhores atitudes a serem tomadas para evitá-las. Continue com a gente e saiba mais.

Boa leitura!

Quais as falhas no setor de logística que mais impactam na satisfação do cliente?

Quando há negligência ou comodidade em uma sequência de falhas, todo processo operacional fica comprometido. Com isso, corre-se o risco de execução de serviços de má qualidade, bem como, dificuldades no relacionamento com o cliente.

O melhor caminho para fugir desse cenário é desenvolver um trabalho prévio ao estudar alguns dos erros mais comuns do setor. Confira alguns logo abaixo.

1. Atraso nas entregas

O atraso nas entregas não é só uma das falhas mais comuns no setor de logística, como também, provavelmente, é o que mais impacta na satisfação do seu cliente. Afinal, depois de passar por toda jornada de compra, tudo que o usuário deseja é ter a sua mercadoria no tempo combinado.

Para muitos clientes, a entrega é tão importante que eles acabam relevando falhas anteriores quando esse processo funciona como esperado.

2. Avarias nos produtos

“A mercadoria chegou dentro do prazo, mas o produto apresenta diversas avarias.” Essa é, com certeza, uma das situações mais desagradáveis que uma pessoa pode viver enquanto cliente.

É um verdadeiro carrossel de emoções: da alegria do recebimento do produto à constatação sobre a má integridade do mesmo. E, infelizmente, isso ainda está entre os mais comuns erros no setor de logística.

É fundamental um trabalho interno com uma intensa análise de processos, avaliando até o manuseio e a embalagem, para evitar que as mercadorias sofram quaisquer tipos de avarias no decorrer da viagem. Em suma, o mais importante é garantir que o usuário tenha uma experiência completa dentro das suas expectativas.

3. Falha de comunicação entre oferta e estoque

A previsão de demanda é uma iniciativa primordial na logística, pois com ela a empresa evita abarrotar o estoque de produtos de baixo giro, bem como, sofrer com rupturas de mercadorias de alto giro.

Entretanto, mesmo sendo algo básico na cartilha logística, muitos gestores perdem vendas ou tomam prejuízos por não trabalharem dessa forma. Além disso, ainda há uma dificuldade comunicacional entre os setores de estoque e os canais de venda.

O resultado dessa sucessão de falhas é uma jornada de compra incompleta para o cliente. Ou seja, na hora de finalizar a sua compra, o consumidor descobre que o produto desejado não está disponível no estoque. Sem mercadoria, sem venda concretizada e, consequentemente, sem lucro para empresa.

4. Falta de um sistema de acompanhamento para o cliente

Como dito na introdução, a facilidade de comunicação é uma síntese da Era atual. Hoje, a maior parte das pessoas se mantêm conectada quase ininterruptamente.

Ainda assim, mesmo diante dessa realidade, várias empresas cometem o erro de não oferecer serviços que possibilitem aos clientes acompanhar a jornada de seus produtos, como os sistemas que informam exatamente aos usuários onde se encontram suas mercadorias e qual a previsão de entrega.

O fato é que, com os clientes acostumados a se atualizarem por smartphones diariamente, nadar contra essa “maré da inovação” é uma receita certa para o insucesso.

Quais as melhores atitudes a se tomar no setor logístico para evitar a insatisfação dos clientes?

Agora que você já sabe quais os erros mais frequentes no setor de logística, chegou o momento de conferir as melhores atitudes a se tomar para garantir a total satisfação do seu cliente.

Capacite constantemente as equipes de trabalho

A logística é um dos setores que mais precisam da participação dos colaboradores para que os processos funcionem como o esperado. Então, quanto menos treinada a equipe de trabalho, maiores são as chances de falhas diárias.

Não vale a pena arriscar. É essencial investir em capacitações e treinamentos para todos os colaboradores do setor. Com as constantes mudanças causadas pela revolução tecnológica, é importante que os profissionais se mantenham atualizados em termos práticos e técnicos.

Invista em tecnologia

No passado, o investimento em tecnologia era considerado uma “ação de luxo”, um diferencial para poucos. E isso não era à toa, como os custos de aquisição e implementação eram altíssimos, apenas as grandes corporações conseguiam sobressair.

Mas, atualmente, a situação mudou por completo. Como explicado, a tecnologia é um fator inerente à sociedade atual e grande parte da população tem acesso a soluções e ferramentas de maneira simples.

Nesse sentido é imperativo investir em tecnologias que não apenas otimizem os processos logísticos, mas que também melhorem o relacionamento com o cliente.

Conte com parceiros logísticos de confiança

Muitos erros no setor de logística acontecem em razão ou causados diretamente pelos parceiros da empresa. Ao não analisar bem suas escolhas, a marca acaba se juntando a parceiros que seguem padrões de qualidade duvidosos.

Para evitar esse tipo de situação, é recomendável avaliar criteriosamente as outras organizações. Faça verificações sobre pontos como:

  • Histórico e experiência da marca no mercado;
  • Nível de satisfação de parceiros anteriores;
  • Investimento em tecnologias.

Portanto, embora seja praticamente impossível zerar os erros no setor de logística, a sua empresa pode se preparar para diminuir bastante a incidência. Ao conhecer as falhas mais comuns, você consegue montar estratégias para elevar o padrão de qualidade operacional, minimizando quaisquer danos causados em eventuais dificuldades.

Não se esqueça de garantir parcerias que sigam esse mesmo conceito, afinal, o que está em jogo é a reputação da sua empresa e a completa satisfação do seu cliente.

Gostou das dicas e informações? Compartilhe esta postagem nas suas redes sociais e garanta que os seus seguidores saibam que a sua empresa segue os melhores padrões de qualidade.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário