estoque vertical

Descubra o que é o estoque vertical e entenda quais seus benefícios

Diante da complexidade em todas as etapas logísticas, um gestor eficiente precisa encontrar oportunidades de sucesso nos mais variados meios. Esse olhar experiente e estratégico sobre os objetivos da empresa deve alcançar especialmente o estoque, o cronograma de transporte e a armazenagem dos produtos.

Os estoques verticalizados entram, justamente, como uma solução inteligente para armazenar, distribuir e entregar os itens aos seus clientes no prazo estipulado com qualidade. Sem contar a possibilidade de conhecer mais a operação como um todo por conta de otimizar o trabalho da equipe conforme as necessidades internas.

Quer saber mais? Vamos explicar melhor ao longo do artigo como o estoque vertical funciona. Acompanhe!

Entenda o que é o estoque vertical

Antes de mais nada, vamos falar sobre o layout na logística. Pare um minuto e pense: quais são as partes sensíveis que podem comprometer o resultado da operação? Todas, não é mesmo? Na logística, cada detalhe acontece de maneira extremamente integrada, e uma falha tem potencial de se transformar em um verdadeiro efeito dominó.

Em função disso, o estoque ganha características decisivas no trabalho por ser o local onde os produtos são monitorados e armazenados antes de seguirem para os clientes. Se o estoque não for pensado para acelerar as tarefas, entregar qualidade e se encaixar no planejamento, os prejuízos serão capazes de prejudicar a imagem da empresa no mercado.

Estrutura adequada

Proporcionar a estrutura de um bom layout significa que os produtos vão conseguir cumprir o fluxo conforme as demandas de maneira segura. Isso na medida certa para aproveitar bem as funcionalidades do depósito, a capacidade de espaço e de manuseio. E a metodologia do estoque verticalizado entrega exatamente esses benefícios.

Na prática, o layout considera itens que serão armazenados em estruturas que vão desde o ponto mais alto (céu) até o chão do galpão. Como resultado, a capacidade de armazenamento aumenta bastante para facilitar os processos internos. Entretanto, é preciso considerar algumas variáveis que envolvem essa decisão, como o tipo de produto do estoque, já que conforme o segmento pode ser preciso ter estantes mais resistentes e uma disposição diferenciada no galpão.

Produtos distribuídos

Um estoque com itens pesados e sensíveis, por exemplo, precisa de prateleiras altas e resistentes. Isso reforça a importância de guardar produtos semelhantes no mesmo espaço para que as estantes tenham um padrão em relação ao peso e os colaboradores possam fazer o manuseio eficiente.

No estoque vertical, a ideia é facilitar o trabalho em um sistema extremamente organizado. Com isso, ninguém perde tempo procurando por algo que não está devidamente listado ou está fora do lugar previamente selecionado. Dentro desse contexto, a verticalização também é eficiente contra a necessidade de fazer muito esforço para receber ou despachar os produtos.

O principal ponto é evitar a perda de tempo. Dessa forma, o uso das empilhadeiras no estoque vertical deve ser pensado de maneira estratégica, com foco em eliminar esforços ou manobras excessivas nas vias de deslocamento usadas por esses equipamentos.

Conheça as principais vantagens

Se você está em dúvida sobre as vantagens de ter um estoque vertical, basta pensar da seguinte forma: em um formato de estocagem horizontal, a equipe guarda apenas um volume em cada local. Sem contar que as manobras de movimentação ficam muito mais complicadas por conta do espaço.

Já na verticalização do estoque, a estratégia consegue equilibrar os produtos ou ter um esquema misto no mesmo lugar. Com isso, existe a possibilidade de fazer um combinado das linhas de montagem ou em, algumas situações, criar um escritório bem perto do estoque para agilizar a comunicação interna e levantar informações de qualidade.

Capacidade de aumentar a área de estocagem

Por promover o maior aproveitamento do espaço, o estoque vertical faz a diferença na capacidade de aumentar a área de estocagem. Isso pode até parecer um benefício simples de ser identificado, porém, ele ainda revela o alívio de uma preocupação constante do gestor, que é reduzir custos sem impactar a qualidade e a otimização das operações.

Mesmo que essa ideia seja frequente na empresa, é muito comum identificar depois de um tempo que áreas do armazenamento estão ficando ociosas. Com o estoque vertical, o controle em relação aos detalhes encaixa todas as pontas soltas, e o feedback da situação como um todo chega rapidamente aos gestores, que conseguem interromper processos prejudiciais antes que os problemas cresçam.

Economia com expansões

Padronizar as operações com eficiência sem aumentar os custos é uma questão recorrente nas empresas que lidam com logística. Ao aumentar a capacidade de produtos armazenados, é possível observar a maior agilidade nas operações, sem precisar de expansões ou outros tipos de investimentos relacionados.

As melhorias na organização do estoque também são facilmente notadas. Essa é uma consequência direta do espaço mais amplo, que permite que cada segmento de produtos tenha seu próprio local em pontos estratégicos que facilitam o serviço realizado internamente.

Redução de perdas

As perdas de produtos representam uma fatia bem dolorida na ponta do lápis. Por esse motivo, o estoque vertical identifica quais são as principais falhas operacionais para que a equipe responsável monte planejamentos específicos e possa otimizar as etapas com foco em cronogramas bem alinhados.

Estoque vertical no seu centro de distribuição

O primeiro ponto para adotar o estoque vertical em seu centro de distribuição é saber que ele é indicado para produtos que possam ser paletizados. Uma maneira de garantir que o sistema seja implementado de maneira correta é investir em racks metálicos e no porta pallet para que os itens realmente fiquem na posição vertical sem riscos de danos.

Assim, fica muito mais simples ter acesso aos produtos com rapidez sempre que for necessário e sem precisar retirar outras coisas antes. É muito interessante também ter escadas, prateleiras e empilhadeiras com o intuito de gerenciar melhor a movimentação dos pallets.

Agora ficou claro o que é estoque vertical e como ele pode beneficiar suas operações. O mais importante é avaliar todo o cenário logístico para definir se o sistema vertical de armazenamento faz sentido em seu método de distribuição e colocar as etapas em prática.

Gostou das informações do artigo? Então assine nossa newsletter e fique por dentro de outras novidades sobre o assunto.

Deixe um comentário