expedição logística

Entenda o que é expedição logística e saiba como ela funciona

O processo logístico é também chamado cadeia, por envolver diversas fases em sequência. Assim, é preciso ter cuidado em cada uma dessas etapas, pois um erro se acumula e gera problemas para a etapa seguinte.

A falta de informações claras e a burocracia excessiva são empecilhos que geram transtornos em série nessa cadeia e precisam ser evitados.

A expedição logística é uma das fases mais importantes, uma vez que fecha a gestão logística de centros de distribuição e armazéns. É o momento em que há uma conexão entre o armazenamento e o transporte. Por isso, é crucial para a satisfação do cliente final e para a melhoria de todo o processo.

É fundamental, então, entender melhor como essa operação funciona e as nuances que envolvem a expedição. Prossiga com a leitura para saber mais!

O que é expedição logística?

Trata-se do processo de embalagem e preparação de uma mercadoria para despacho. Em casos de empresas que apenas gerenciam o armazenamento, a expedição é o momento de conduzir o produto para as companhias que efetivamente realizam o translado para os clientes, com as informações certas.

Envolve um momento de conferência dos itens, em que se checa se os produtos que serão enviados são de fato os que foram solicitados pelos clientes. Há também emissão de notas e de registros formais, com a burocracia necessária para liberar os produtos para a próxima fase.

É a hora de cuidar dos produtos e colocá-los na forma que chegará ao cliente. Assim, a embalagem é feita, com possível opção de personalização. Os itens são colocados nos pacotes certos, de acordo com as suas características, a necessidade de segurança e o tipo de entrega.

Em alguns casos, a expedição cuida do roteamento no transporte, do cuidado com o rastreamento e das condições gerais do item antes que ele chegue ao cliente. É preciso gerenciar as questões de natureza do produto e do tipo de transporte e fazer a intermediação com a empresa de transporte.

Há também um mapeamento do transporte, que considera a distância, a segurança, o tempo e as informações passadas anteriormente, como a velocidade do frete.

A expedição é a última etapa gerenciada por um armazém. Sucede ao momento de recebimento e de entrada de produtos, a estocagem propriamente dita e a separação. Depois de todos esses passos, é preciso checar se tudo corresponde com os conformes para, então, enviar ao transporte, uma etapa final que geralmente não envolve tempo para checagens.

Portanto, a responsabilidade é muito grande nessa etapa. Erros nessa fase geram envio de produtos errados, insatisfação, prejuízos à reputação e problemas com fornecedores e parceiros.

Quais são as etapas da expedição?

Agora vamos entender como uma expedição funciona a partir de suas etapas.

Planejamento das entregas

O primeiro momento cuida do planejamento e da preparação das entregas. É preciso organizar muito bem os produtos, por ordem de entrega e por velocidade de frete. É necessário, também, fazer o contato com as transportadoras, definir os prazos de entrega e as condições, de acordo com o que já falamos.

Nesse momento, a expedição obedece aos princípios de separação escolhidos. A depender dopicking, você tem o envio de pacotes em grupos de determinadas características. É preciso conferir se o andamento está de acordo com a forma como as mercadorias foram separadas.

Verificação da documentação dos pedidos

Depois, temos a verificação dos documentos e das características de registro de cada item, principalmente para checar se tudo está certo.

É preciso analisar o volume, o tamanho dos pacotes e se tudo está alinhado com o que foi enviado para o CD, anteriormente. Também é necessário conferir se os produtos estão na quantidade certa diante do que foi pedido, se são do tipo certo etc.

Embalagem e personalização

Nesse momento, acontece o que comentamos anteriormente: os produtos são embalados e preparados para a viagem, de acordo com suas condições para evitar perdas, avarias e outros problemas. Cada item demanda um tipo diferente de preparação, por isso, é necessário ter uma expedição flexível.

Por isso, cada CD ou armazém dispõe de diferentes estratégias de expedição, pois tudo depende do tipo de produto. A abordagem para CDs de varejo é diferente da abordagem para CDs de moda. Por sua vez, esses dois são totalmente distintos do funcionamento em um CD do setor automotivo, por exemplo.

Carregamento da mercadoria

Então, é a hora de finalmente carregar as mercadorias para os locais onde serão coletadas pelo transporte. Em alguns casos, é necessário transportar os produtos de um ponto A ao ponto B, onde a transportadora assume a carga e leva de fato aos clientes. Existem outros tipos de acordo também.

De qualquer jeito, nesse instante, é fundamental ter todo o cuidado para transportar os itens com segurança e organizá-los corretamente nos locais de coleta. Há cenários em que é preciso colocar mercadorias no caminhão de fato, o que requer cuidado também.

Como otimizar os processos de expedição logística?

A expedição logística, como vimos, é um processo essencial para o início do transporte dos produtos. Conecta a armazenagem com o transporte para otimizar a cadeia, evitar erros e garantir melhor qualidade.

Contudo, é importante estar atento a dicas para otimizar esse processo. Primeiro, estude bem o layout de distribuição e saiba como otimizar a movimentação de mercadorias dentro do espaço. É crucial que esse deslocamento seja fluído e sem gargalos para que o ato de expedir itens ocorra sem grandes problemas.

Outro ponto é o uso de um software de gestão, que auxilia na expedição e no controle dos produtos quando saem. O sistema permite o gerenciamento das notas fiscais, dos registros, bem como integração com outras áreas e automação logística. Assim, é possível obter maior precisão nessa fase para otimizar o processo, satisfazer os clientes e agilizar a cadeia.

A expedição logística sucede à separação de produtos e prepara os itens para o transporte e para a movimentação que os leva aos clientes. É preciso garantir visibilidade, precisão e organização para assegurar que tudo esteja dentro do que foi acordado. Para um bom processo, é necessário organizar bem o layout dos espaços de distribuição e utilizar um bom sistema de gestão.

Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado com nossas postagens!

Deixe um comentário