A expedição logística é considerada uma das fases mais importantes e estratégicas do processo logístico. Afinal, ela encerra os trabalhos dentro do centro de distribuição e libera o produto para transporte.
Um erro aqui pode representar impactos na experiência do cliente e até na reputação da empresa. E são muitos processos: conferência, emissão de notas, embalagem…
Neste guia, você entenderá como funciona a expedição, suas etapas, vantagens e como otimizá-la. Prossiga com a leitura para saber mais!
O que é expedição logística?
A expedição logística é a última etapa logística dentro do armazém e CD e consiste na preparação e embalagem da mercadoria para despacho para o destino final.
Sendo assim, é o momento de conferência dos itens, emissão de notas e de registros formais. Tudo isso é indispensável para o início do transporte, evitando problemas e atrasos.
Como funciona a expedição logística?
A expedição é a hora de cuidar dos produtos e colocá-los na forma que chegarão ao cliente. Assim, podemos pensar até mesmo em embalagens personalizadas.
Os itens são colocados nos pacotes certos, de acordo com as suas características, necessidades de segurança e o tipo de entrega.
Além disso, em alguns casos, a expedição cuida do roteamento no transporte, do rastreamento e das condições gerais do item antes que chegue ao cliente. Para isso, é preciso gerenciar as questões de natureza do produto e do tipo de transporte e fazer a intermediação com a empresa de transporte.
Há também um mapeamento do transporte, que considera a distância, a segurança, o tempo e as informações passadas anteriormente, como a velocidade do frete.
Quais são as etapas da expedição?
A expedição logística não é um processo imutável. Na verdade, ela pode variar de acordo com o produto, segmento de mercado e as demandas logísticas da empresa.
Agora vamos entender como uma expedição funciona a partir de suas etapas.
Planejamento das entregas
O primeiro momento cuida do planejamento e da preparação das entregas. É preciso organizar muito bem os produtos, por ordem de entrega e por velocidade de frete. Além disso, é necessário fazer o contato com as transportadoras, definir os prazos de entrega e as condições, de acordo com o que já falamos.
Nesse momento, a expedição obedece aos princípios de separação escolhidos. A depender do picking, você tem o envio de pacotes em grupos de determinadas características.
Por fim, é preciso conferir se o andamento está de acordo com a forma como as mercadorias foram separadas. Resumindo, essa etapa cuida dos seguintes detalhes:
- definição do horário de coleta e prazo de entrega;
- análise e definição dos critérios de separação;
- escolha da transportadora;
- confirmação das informações de identificação.
Verificação da documentação dos pedidos
Depois, temos a verificação dos documentos e das características de registro de cada item, principalmente para checar se tudo está certo.
É preciso analisar o volume, o tamanho dos pacotes e se tudo está alinhado com o que foi enviado para o CD, anteriormente. Também é necessário conferir se os produtos estão na quantidade certa diante do que foi pedido, se são do tipo certo etc.
Embalagem e personalização
Nesse momento, acontece o que comentamos anteriormente: os produtos são embalados e preparados para a viagem, de acordo com suas condições para evitar perdas, avarias e outros problemas.
Cada item demanda um tipo diferente de preparação, por isso, é necessário ter uma expedição flexível.
Por isso, cada CD ou armazém dispõe de diferentes estratégias de expedição, pois tudo depende do tipo de produto. A abordagem para CDs de varejo é diferente da abordagem para CDs de moda.
Por sua vez, esses dois são totalmente distintos do funcionamento em um CD do setor automotivo, por exemplo.
Carregamento da mercadoria
Então, é a hora de, finalmente, carregar as mercadorias para os locais onde serão coletadas. Em alguns casos, é necessário transportar os produtos de um ponto A ao ponto B, onde a transportadora assume a carga e leva de fato aos clientes. Existem outros tipos de acordo também.
De qualquer jeito, nesse instante, é fundamental ter todo o cuidado para transportar os itens com segurança e organizá-los corretamente nos locais de coleta. Há cenários em que é preciso colocar mercadorias no caminhão de fato, o que requer cuidado também.
Quais as vantagens de um processo de expedição eficiente?
O sucesso logístico é feito de detalhes; e uma expedição eficiente é um grande passo para encantar clientes. Em geral, isso ajuda a conquistar grandes diferenciais competitivos, como:
- Protege os produtos e prepara para um transporte mais seguro.
- Promove a agilidade e reduz atrasos nas entregas.
- Favorece a credibilidade da empresa perante parceiros e clientes.
- Ajuda a fidelizar clientes.
- Reduz custos com armazenagem, transporte e devoluções.
Como otimizar sua expedição logística?
Como vimos, a expedição logística é um processo essencial para o início do transporte dos produtos. Ela conecta a armazenagem com o transporte e otimizar a cadeia, evitando erros e garantindo mais qualidade.
Porém, os bons resultados dependem de atenção a diversos fatores. A seguir, listamos algumas boas práticas que podem te ajudar. Confira!
Estude o layout de distribuição
Primeiro, estude bem o layout de distribuição e saiba como otimizar a movimentação de mercadorias dentro do espaço. Isso porque o deslocamento deve ser fluido e sem gargalos para que a expedição não gere atrasos na cadeia logística.
Use um bom software de gestão logística
Um bom software de gestão otimiza todo o processo de expedição logística. Em geral, o sistema simplifica a gestão das notas fiscais, dos registros, além da integração com outras áreas e automação logística.
Faça inventários de estoque
Realizar inventários de estoque é uma estratégia importante para garantir que os dados do sistema estão de acordo com a realidade. Assim, você evita problemas na hora da expedição e consegue cumprir os prazos com o cliente.
Trabalhe com embalagens adequadas para seus produtos
A embalagem também faz a diferença para a expedição logística. Portanto, você deve investir em materiais adequados para seus produtos e a modalidade de transporte — isso evita perdas, avarias e devoluções.
Outra dica é a personalização da embalagem. Assim, você pode reforçar a marca do seu negócio e ainda proporcionar uma experiência mais agradável ao cliente.
Conte com bons parceiros logísticos
A expedição logística pode ser desafiadora e requer muita experiência e ferramentas adequadas. Diante disso, é interessante estudar a possibilidade de terceirização logística e contratação de um parceiro especializado.
Isso não só reduz custos, como transfere essa responsabilidade para negócios e profissionais que sabem como executar todos os processos com eficiência.
Tenha uma logística que encanta e resolve!
Você viu ao longo do texto que a expedição logística está entre duas etapas fundamentais para o fluxo logístico. E para que tudo saia conforme planejado, é preciso garantir visibilidade, precisão e organização.
Empresas modernas sabem que esse não é um mero detalhe. Pelo contrário, tem impacto direto na maneira como o cliente percebe sua marca e avaliará a compra.
O consumidor não deseja receber apenas um bom produto. Ele quer receber no prazo, sem avarias e ser positivamente surpreendido. Portanto, invista em uma logística inteligente e saia na frente!
Quer saber mais? Veja o que é um operador logístico e como contratar!
Uma resposta
Embora a última etapa do processo ela não é, de forma alguma, sem importância!