fullcommerce

Full Commerce: como a TPC pode transformar seu negócio?

Todos os processos de uma venda, do momento em que o cliente entra em contato com a loja até a hora em que ele recebe o pedido, fazem parte da experiência dos consumidores e podem influenciar diretamente a sua satisfação com o negócio.

Nesse sentido, existe um termo chamado fulfillment, no e-commerce, que está ligado a essa gestão e pode ajudar a transformar o seu negócio. Você já ouviu falar dele? Sabe o que representa para as empresas?

Neste artigo, vamos explicá-lo e responder a algumas perguntas como essas, com a ajuda do Alexandre Naves, gerente comercial da TPC Logística Inteligente. Quer entender melhor do que se trata e como ele se relaciona com o seu negócio? Então, continue a leitura e confira agora mesmo!

O que é fulfillment e qual sua importância?

Alexandre afirma que o termo fulfillment é definido como todo o processo envolvido em uma venda on-line, ou seja, inclui todos os processos, desde a plataforma on-line, marketing digital, captação do pedido do cliente, meios de pagamento, separação e entrega até o consumidor final.

As empresas trabalham com o serviço de fulfillment para o setor de e-commerce só têm a ganhar, uma vez que concentram todas as etapas de sua venda online em um único operador logístico. Isso vai desde a plataforma, passando pelas integrações entre sistemas ERP, WMS, TMS, monitoramento on-line e visibilidade das entregas até o melhor controle de custos envolvidos no processo.

Vale lembrar, ainda, que o e-commerce é uma tendência mundial e com boas perspectivas de crescimento para os próximos meses e anos. “Existe uma grande empresa de cosmético multinacional, que vende, na China, 60% dos produtos de via e-commerce. No Brasil, este mesmo cliente vende menos de 2% via e-commerce. Por esta comparação nota-se o potencial deste tipo de comércio para todos envolvidos na cadeia”, explica o gerente.

Como a TPC contribui com o fulfillment de um e-commerce?

De acordo com Alexandre, hoje a TPC oferece esse serviço com muita tecnologia embarcada e muito conhecimento de operação logística — seja em sistemas e infraestrutura, seja em expertise de soluções logísticas inteligentes e customizáveis, operando em 24 estados do Brasil.

Isso, por sua vez, torna a solução Full Commerce da TPC bem robusta e eficaz. Tudo começa com uma plataforma segura e bem customizável para atender os desejos e necessidades de uma grande gama de segmentos dos nossos clientes.

Ainda nesse contexto, cabe informar que a TPC se uniu a uma empresa já consolidada no mercado para oferecer esta plataforma de venda on-line e agregou com os serviços já prestados a 20 anos no Brasil, que são a gestão dos produtos, desde as fábricas, passando por CDs, até a entrega final nos clientes.

Como a TPC implementou e aumentou o sucesso dos seus clientes?

Para o plano de implantação de uma solução Full Commerce, é muito importante uma boa análise de dados e fluxos envolvidos no processo, o que inclui:

  • detalhes do produto;
  • sistemas;
  • fluxos financeiros;
  • estratégia de estoque;
  • estratégia de marketing do cliente (mídia digital, alcance dos produtos e tipo de público, etc.).

Essas etapas são muito importantes e fundamentais para serem discutidas e detalhadas, a fim de garantir que o resultado seja bem similar ao que foi planejado.

Como a TPC atua para aprimorar a experiência dos clientes de um e-commerce?

A experiência e o desejo do cliente, aliados a um bom parceiro de Full Commerce, são as peças-chave para o sucesso desse tipo de operação. Afinal, o empresário conhece bem o seu produto, seu público e tem uma equipe de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e marketing dando suporte nas vendas. “A TPC valoriza e procura explorar ao máximo este conhecimento, agregando e sendo um bom provedor dos serviços envolvidos neste tipo de serviço, desde uma plataforma robusta até uma qualidade e visibilidade total nas entregas aos clientes finais”, destaca o gerente.

Qual caso de sucesso recente da TPC merece destaque em relação ao fulfillment no e-commerce?

Alexandre explica que um dos cases é o de uma marca de produtos esportivos. “Nela, implantamos este tipo de serviço e hoje eles têm uma cadeia integrada e muito bem-atendida em todo Brasil. O processo foi gradativo: iniciamos fazendo parte da cadeia logística, como transporte, depois armazenagem e, por último, foi agregado a plataforma e-commerce”.

Quais desafios esse projeto trouxe?

Em resumo, os maiores desafios foram oferecer um bom serviço logístico, conquistar a confiança do cliente e ofertar a plataforma web para a venda de produtos. Essa tríade é fundamental para a implantação do Full Commerce.

Diversos testes foram realizados no caminho, como os de segurança da informação e dos fluxos de trabalho realizado. Com isso, identificaram-se os pontos que necessitavam de melhorias, foram feitas algumas customizações e, só então, a solução começou a ser liberada para o mercado.

Quais foram os benefícios e resultados obtidos?

Observou-se o aumento das vendas e, consequentemente, da rentabilidade do negócio. As informações sobre os perfis dos clientes passaram a ser mais bem-acompanhadas com a plataforma da TPC. Também não podemos deixar de citar a melhoria na visibilidade dos custos envolvidos na cadeia logística.

Isso se deu, principalmente, pela diminuição da necessidade de intermediários no processo. No final, o resultado das ações implementadas contribuiu para elevar o nível de satisfação dos clientes com a TPC.

Quais são os diferenciais da solução de Full Commerce da TPC em relação ao mercado?

O gerente faz questão de destacar que “a TPC é um dos principais operadores logísticos do Brasil“. Como confirmação de tal frase, cita o prêmio de melhor operador logístico 2019 (Prêmio da ABOL em parceria com a revista Maiores e Melhores) conquistado pela empresa. “Atuamos há mais de 19 anos no mercado, com duradouras parcerias e grandes clientes”, completa.

Aliar esta estrutura consolidada com uma plataforma e-commerce robusta, segura e bem customizável, num nível de custo bem competitivo, dá para o cliente uma segurança que ele precisa para implantar a venda on-line. “Tudo isto mostra que não somos uma startup nos arriscando no meio da logística e, sim, uma empresa forte e muito segura para oferecer o Full Commerce para o mercado”, finaliza.

Como você pôde ver, o fulfillment no e-commerce engloba os mais variados processos e, por isso, é de suma importância contar com um parceiro de negócios qualificado e preparado para atender as necessidades da sua empresa.

O que você achou das soluções oferecidas pela TPC? Quer entender melhor como elas se aplicam ao seu negócio? Então, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre elas com um de nossos especialistas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo