futuro transporte

O que esperar do futuro do transporte?

Quando o assunto são as tendências e tecnologias aplicadas à logística, quase sempre pensamos sobre o futuro do transporte e como ele influenciará a distribuição de mercadorias daqui a pouco. Afinal, por mais que novas ferramentas de gestão já tenham surgido, métodos modernos tenham sido implantados e até novos equipamentos já estejam em uso nas cadeias de supply chain hoje, nada se compara às expectativas de evolução dos modais de transportes.

Mas o que se pode esperar disso? Quanto tempo falta para eles existirem? E quais serão os impactos dessas novidades na vida das pessoas e das empresas dentro de uma esfera individual, coletiva e de cargas?

Para ajudar a enxergar um pouco melhor esse horizonte, preparamos um post exclusivo sobre o futuro do transporte e alguns exemplos já esperados ou em prática no mercado. Vamos conferir?

Quais são as principais tendências para o futuro do transporte?

Da tração animal ao drone, o transporte sempre fez parte da vida do ser humano e, sem dúvidas, foi fundamental para chegarmos onde estamos hoje. No entanto, atualmente, a velocidade em que as ferramentas evoluem coloca a humanidade frente a um processo extremamente dinâmico de soluções, que até então pareciam limitadas apenas às obras de ficção.

Quem diria há poucos anos, por exemplo, que hoje poderíamos imaginar drones realizando entregas de comida por aplicativos ou sistemas de rastreamento em tempo real no comércio exterior? Exemplos não faltam de tecnologias que surgiram só na última década e já são realidades na rotina de muitas pessoas e empresas.

Por isso, quando consideramos o futuro do transporte como algo ainda intangível e que demandará tempo para a sua implementação, podemos estar bem enganados. O futuro é hoje e já está acontecendo! Para exemplificar melhor, destacamos, a seguir, algumas tendências de transporte, que não durarão muito para se tornar mais comuns. Confira!

Carros autônomos

Imagine contratar uma transportadora para suas entregas, na qual a empresa alega não ter nenhum motorista em seu quadro de funcionários. Talvez hoje isso soe como impossível, mas pode ser uma questão de tempo!

Veículos autônomos não são, necessariamente, uma novidade na história do transporte. Afinal, diversos protótipos, projetos e escopos já foram desenvolvidos ao longo do tempo, mas, hoje, podemos considerar a ideia uma realidade factível.

Para se ter uma noção, nos EUA, a tecnologia já é aplicada na prática e, pelo menos, 7 rotas nacionais já contam com caminhões autônomos circulando e realizando a distribuição de mercadorias nesse modelo — sem motoristas!

Hyperloops

Imagine fazer o percurso Rio – São Paulo em 30 minutos e por terra! Hoje, esse tempo só seria possível por meio de via aérea e, no total do trajeto (considerando decolagem, pouso, trâmites no aeroporto etc.), certamente ultrapassamos esse limite. No entanto, um projeto, como o anunciado pela Virgin Hyperloop, permitiria percursos terrestres a uma velocidade maior de 1000 Km/h, competindo, assim, diretamente com o transporte aéreo.

Tal proposta já está sendo testada com cápsulas, que literalmente flutuam em tubulações especiais e são capazes de transportar pessoas e materiais com segurança e em tempos recordes. Isso revolucionaria a logística global de certa forma, já que os insumos necessários para o funcionamento do sistema são menores e menos poluentes que os convencionais.

Trens a vácuo

Com um sistema semelhante aos hyperloops, os trens a vácuo são uma proposta de futuro do transporte de massa. Afinal, o funcionamento desse modal futurístico também se baseia na locomoção de vagões em tubos especiais com vácuos de ar, o que possibilita que o veículo flutue sem resistência de ar e atinja velocidades altíssimas, de até 1500 Km/h.

Outra vantagem dos chamados Vactrains seria o baixo consumo de insumos e combustíveis fósseis, o que tornaria uma opção ainda mais promissora para o futuro do transporte e para o conceito de logística sustentável.

Drones

Já em utilização crescente, os drones podem ser considerados um exemplo prático de futuro do transporte, pelo menos, no que se refere a pequenas mercadorias e entregas expressas. É o que podemos comprovar com os testes já realizados pela Uber Eats, por exemplo, gigante do ramo de deliveries que começa a vislumbrar o uso dos drones para a entrega de refeições entre estabelecimentos e usuários do aplicativo.

Dados e IA

O futuro do transporte não está ligado apenas aos veículos em si! Diversas outras tecnologias aplicadas aos modais tornam, cada vez mais, a logística um processo automatizado, moderno e prático. É o caso do uso de dados, algoritmos e da Inteligência Artificial nas operações das empresas.

A Amazon, por exemplo, patenteou um sistema exclusivo de entrega antecipada, no qual os pedidos já seguem para o picking e carregamento, antes mesmo da confirmação do pagamento do cliente. Isso é possível graças à análise de dados e aos algoritmos, que a empresa detém de seus usuários.

Outro exemplo são as plataformas One-Stop-Shop, que permitem integrar a gestão logística das empresas de ponta a ponta. Na prática, essas ferramentas garantem total visibilidade da sua cadeia de distribuição, integração com todos os players envolvidos, monitoramento em tempo real das entregas e comunicação automatizada de cada etapa da operação.

Como essas tendências impactarão as operações logísticas no futuro?

Ainda que muitos desses exemplos demandem certo tempo para se popularizar no mercado, outros já são, comprovadamente, imprescindíveis para a logística moderna.

Conceitos como full commerce, same-day delivery, logística verde, entre inúmeros outros, são provas vivas de como o setor evoluiu nas últimas décadas e está longe de parar. Tudo graças ao advento de novas tecnologias, equipamentos, métodos e práticas recentes.

Sem dúvidas, o futuro do transporte segue essa mesma linha, e, certamente, os impactos dessas novidades não se limitarão apenas a novos modais, mas também trarão mudanças sociais, ambientais e econômicos para toda a sociedade.

Enfim, essas são algumas dicas de tendências sobre o futuro do transporte. Como bem destacamos ao longo do post, não é preciso esperar muito para comprovar a eficiência de certas evoluções, tendo em vista que muitas dessas tecnologias já existem e estão à disposição das pessoas e empresas de logística.

Gostou? Então, compartilhe o post em suas redes sociais e aproveite para marcar outros profissionais do setor de distribuição!

Deixe um comentário