gerenciamento de frotas

Gerenciamento de frotas: como pode ajudar no crescimento da empresa?

Apostar no gerenciamento de frotas é uma decisão capaz de mudar os rumos logísticos da empresa. De fato, quando esse setor recebe estratégias segmentadas, fica muito mais simples reduzir custos, identificar falhas e aumentar a competitividade.

O grande segredo está em compreender quais são as vantagens de investir nesse tipo de gerenciamento com um olhar apurado. A partir disso, entra em cena a necessidade de trazer tecnologias segmentadas, decisivas na melhoria dos serviços, no cumprimento de prazos e no crescimento no mercado.

Quer saber mais? Neste artigo, vamos mostrar como o gerenciamento de frotas pode ser decisivo para uma empresa que deseja se destacar. Boa leitura!

Influência do gerenciamento de frotas

O gerenciamento de frotas é um fator decisivo no desempenho da empresa, especialmente no cumprimento de prazos. Afinal, esse setor é o responsável pelo deslocamento dos produtos e eventualmente de colaboradores e até pela prestação direta de serviços. Existem diversas questões que envolvem uma etapa tão importante do trabalho e sua estrutura de funcionamento exige cuidados específicos.

Dentro do cenário da realização de processos que precisam ser cada vez eficientes e com custos reduzidos, o gerenciamento de frotas faz muita diferença na imagem do negócio de maneira geral. Na prática, isso representa tomar melhores decisões logísticas por meio de informações exatas e monitoradas conforme as necessidades internas.

Soluções rápidas

Isso envolve, por exemplo, as condições do modal de transporte escolhido, como os caminhões, a maneira como os profissionais conduzem, as rotas definidas, os gastos com manutenção, as infrações cometidas e o tempo médio de deslocamento. São inúmeros detalhes que quando acompanhados de perto ajudam a solucionar gargalos rapidamente.

Sem contar que, quando o gerenciamento de frotas não é feito com qualidade, os investimentos financeiros podem ser distribuídos equivocadamente. Como resultado, algum departamento acaba deficiente de recursos, com a capacidade de funcionamento reduzida, e isso costuma saltar aos olhos dos clientes.

Acompanhamento dos desafios da logística

Não importa qual seja o setor de atuação de sua empresa, a logística, certamente, é a uma das áreas desafiadoras. Um dos fatores que representa isso é a necessidade de garantir a segurança das cargas até que elas cheguem ao destino.

Imagine só se por um gerenciamento inadequado, colaborador sem a orientação correta ou rota calculada errado, a mercadora é danificada e não pode ser entregue. Esse prejuízo normalmente representa muito na parte financeira e mostra que a prioridade deve ser usar as soluções de segurança como ponto direcionador do planejamento.

Com soluções de segurança elaboradoras conforme o perfil das entregas e as estratégias alinhadas com as exigências dos clientes, o gerenciamento de frotas se mostra fundamental para se antecipar aos problemas que possam surgir. Além disso, também é decisivo para identificar qual o melhor padrão para as funções dos colaboradores e os custos que podem ser evitados.

Conhecimento sobre novas ferramentas

Toda a complexidade da logística mostra a necessidade de conhecer novas ferramentas para lidar corretamente com o gerenciamento de frotas. O gestor, em uma situação como essa, precisa encontrar os meios ideais para que as ações operacionais tenham o máximo de produtividade possível e tragam a padronização dos processos.

No setor de transporte de cargas, por exemplo, a adoção da tecnologia trouxe uma série de recursos que são capazes de colocar a sua empresa na frente da concorrência. Tudo por conta do levantamento de dados cada vez mais precisos, soluções em tempo real e o bom uso das informações que estão disponíveis exatamente nas falhas apontadas. Veja a seguir alguns exemplos muito usados no mercado!

Big Data

Quem está inserido no universo da logística, já deve ter ouvido falar bastante em big data. Na teoria está tudo certo, mas você sabe como realmente funciona na prática? Pois bem! Se trata de um sistema responsável por coletar e armazenar um grande volume de dados. O grande diferencial é que ele usa apenas um canal para fazer todo o processo Com o Big Data, fica mais simples manter registros estratégicos sobre o desempenho das frotas.

Machine Learning

Também chamado de “aprendizado de máquina”, o Machine Learning permite otimizar a operação logística com diferentes soluções estratégicas. Esse sistema auxilia, inclusive, na análise preditiva de dados que usa a base de dados interna e considera diferentes fatores, como falhas e históricos.

Telemetria

A telemetria é outro exemplo muito procurado no gerenciamento de frotas. Essa tecnologia permite acompanhar o desempenho dos motoristas em tempo real. Com isso, é possível identificar infrações que comprometem a imagem do seu negócio no trânsito, traz gastos desnecessários e ainda podem causar grandes acidentes.

Redução de custos

Ganhar em eficiência operacional e reduzir custos é o desejo de dez entre dez empresas, concorda? Com um gerenciamento de frotas bem elaborado acontece a redução significativa dos custos operacionais porque os dados levantados precisamente mostram os pontos de atenção.

Essa diferença pode ser vista, por exemplo, nas multas de trânsito que representam gastos com potencial de virar uma verdadeira bola de neve. Quando um condutor é flagrado cometendo uma infração, muitas a empresa não dá a devida atenção e essa situação se repete várias vezes. Como as multas para pagar chegam separadas, os índices de frequências são negligenciados.

Além disso, esses avisos podem se perder pelo caminho e os pagamentos não serem realizados. Esses custos de segundo plano precisam ser acompanhados de perto, mas existe também a chance de rever a fundo cada passo da logística e pensar estrategicamente no que deve ser substituição ou otimizado com a ajuda da tecnologia.

Automatização de processos

Com a automatização de processos, o gerenciamento de frotas passa a avaliar os passos operacionais com uma perspectiva clínica. Essa correção de falhas recorrentes permite que os colaboradores sejam destinados às funções que realmente agregam valor ao trabalho e deixem de lado processos repetitivos e manuais que acabam atrasando o planejamento. Outro destaque é a capacidade de entregar produtos e serviços com mais rapidez, melhora a comunicação interna e entrega melhorias com um bom nível competitivo.

Agora ficou claro como o gerenciamento de frotas é fundamental no crescimento da empresa. O mais importante está em conhecer a fundo todo o processo interno, adotar tecnologias solucionadoras e alinhar os recursos em busca de serviços que façam a diferença na visão dos clientes.

Gostou das informações do artigo? Então baixe agora mesmo nosso e-book sobre transformação digital na logística e fique por dentro do assunto.

Deixe um comentário