gestão de containeres

Gestão de containers: como realizá-la de forma correta?

A gestão de containers é uma das principais tendências do mercado e traz muitos benefícios para as empresas que precisam ser mais competitivas. Aqui, é preciso deixar claro que, quando os gestores enxergam os processos internos conforme a logística do container, torna-se claro como resolver falhas crônicas.

Chamada também de conteinerização e virtualização baseada em containers, consiste em um método fundamentado em aplicativos distribuídos que não precisam configurar uma VM (Virtual Machine) ampla em cada um deles. Nesse caso, são vários sistemas que atuam de forma isolada e criam um ambiente online para desenvolver soluções.

Quer saber mais? Vamos tirar as dúvidas sobre o conceito de gestão de containers e como realizá-la de forma completa. Acompanhe!

O que é a gestão de containers?

Tudo o que envolve o comércio internacional precisa seguir as tendências de inovações do mercado. Isso porque, com um cenário cada vez mais competitivo, as soluções trazidas pela tecnologia são fundamentais na hora de agilizar os processos, melhorar a comunicação e a eficiência operacional.

Dessa forma, o conceito de gestão de containers se transforma em um aliado e tanto das empresas que buscam se destacar entre a concorrência ao reduzir as chances de erros. As soluções em TI, aqui, colocam o container como um ambiente praticamente isolado, em que se torna possível desenvolver algumas aplicações. Na prática, funciona como um container físico em um ambiente criado virtualmente.

Dentro do ambiente virtual, existe a possibilidade de colocar muitos comandos relevantes para as operações e outros comandos necessários na produção de um software padronizado de acordo com o trabalho realizado.

Por que investir na gestão de containers?

Antes de mais nada, você precisa compreender quais são as principais vantagens da gestão de containers. A partir disso, fica muito mais simples tomar boas decisões no momento de fazer negócios, pois há o controle exato de uma parte tão importante no sucesso do processo como um todo.

Sem contar que ela traz uma visão bastante ampla sobre quais são os principais erros na área, possibilita um planejamento mais alinhado com as exigências dos órgãos de fiscalização e o controle de prazos.

Vale destacar que o conceito é uma das principais tendências dentro da logística integrada, por meio de sistemas inteligentes que proporcionam o gerenciamento minucioso e de maneira prática. Quando sua empresa decide investir nesse tipo de medida, demonstra aos parceiros comerciais que está conectada com as novidades e atraí a atenção para novos relacionamentos vantajosos.

Produtividade

Os problemas com produtividade podem comprometer os resultados em longo prazo. Afinal de contas, acabam passando despercebidos durante um tempo caso os gestores não façam um acompanhamento minucioso dos colaboradores e dos operadores logísticos.

Quando os containers já estão preparados para o desenvolvimento de aplicações e a equipe de TI passa a usar a tecnologia, o aumento da produtividade é o primeiro resultado. O motivo é que não será mais necessário configurar ambientes específicos para soluções de problemas.

Redução de custos

A estratégia de containers é fundamental para a redução de custos. De fato, esse é um grande desafio na operação logística atual. Diminuir gastos sem interferir na qualidade do serviço oferecido exige usar as tecnologias disponíveis conforme suas necessidades e traçar objetivos focados nos clientes.

O mais importante, em uma situação como essa, é ter a percepção de que, já no aumento da produtividade, é possível ter redução de custos. Isso acontece porque os colaboradores compreendem exatamente quais são as suas funções no processo operacional.

Além disso, com as obrigações bem definidas, deixam de perder tempo com questões burocráticas que exigem esforços muitas vezes desnecessários. O resultado esperado ao aplicar o conceito envolve especialmente motivar o time com um trabalho que tem direcionamento em todas as etapas, incluindo a disponibilização de espaços apropriados, como no uso da CLIA (Centro Logístico e Industrial Aduaneiro).

Como integrar a gestão de containers à estratégia logística?

Dentro da proposta de logística integrada, a gestão de containers facilita o compartilhamento de informações desde a produção de um material até o momento em que a carga chega ao seu destino final. Assim, fica muito mais simples integrar todas as informações e controlar as atividades conforme os objetivos da empresa.

Contar com os recursos desenvolvidos pelo time de TI é a melhor forma de ter softwares que sejam intuitivos e tragam realmente informações valiosas não só aos gestores, mas também a todos os envolvidos na cadeia de suprimentos. Quanto mais estratégias estiverem ligadas ao conceito, melhor.

O principal é que exista integração entre as equipes responsáveis pela tecnologia da informação, logística e controle de qualidade de maneira geral. Tudo isso, obviamente, com foco em manter a segurança para garantir a eficiência dos sistemas distribuídos em containers.

Como realizar a gestão de containers de forma correta?

Agora que você já entende o que é a gestão de containers, deve estar curioso para saber como colocá-la em prática, certo? Saiba que existem alguns pontos que são decisivos no momento de colocar esse conceito em prática com a equipe de TI e conseguir integrar todos os setores pelas facilidades geradas. Veja abaixo quais são!

Monitoramento

A questão do monitoramento envolve utilizar ferramentas integradas para acompanhar indicadores e métricas envolvidos na solução implementada. Dessa forma, os gestores precisam encontrar opções igualmente avançadas tecnologicamente para conseguir mensurar os resultados.

Rede automatizada

Um fator importante é que os desenvolvedores precisam ter acesso ao que acontece no ambiente dos containers para usufruir da portabilidade e da flexibilidade. Dessa maneira, ter uma rede automatizada deve ser prioridade ao implementar a gestão de containers.

Segurança

Da mesma forma que em outros procedimentos de TI, a preocupação com segurança deve ser o ponto direcionador. Na prática, os responsáveis pelo procedimento devem isolar os volumes para evitar que pessoas sem autorização possam acessar as informações e a infiltração de outras ameaças constantes, como vírus.

Orquestração do container

A orquestração do container funciona como uma espécie de cérebro do sistema. Logo, consegue integrar as informações e soluções desenvolvidas. Além disso, é decisiva na distribuição de cargas de forma inteligente, com uma estrutura impecável.

Ciclo de vida do container

Também é muito importante pensar no ciclo de vida do container. Como se trata de um ambiente criado para desenvolver uma solução, seu ciclo de vida costuma ser bastante curto. Por esse motivo, é indispensável fazer sempre o planejamento de acordo com o tempo calculado previamente. No entanto, existe a possibilidade de automatizar o elemento de gestão com o processo de integração contínua.

A gestão de containers é um diferencial para as empresas que desejam ter uma logística mais eficiente e ainda reduzir custos. Só assim será possível aproveitar todos os benefícios que esse conceito pode oferecer, com foco em solucionar problemas relacionados às operações do comércio exterior.

Gostou das informações do artigo? Então leia também sobre os detalhes do transporte de container na logística.

Deixe um comentário