gestão de entrega

7 dicas para otimizar a gestão de entrega na sua loja de moda

Com a pandemia, um número maior de pessoas passou a fazer suas compras em lojas de moda online. Esse era um setor em que, tradicionalmente, as pessoas ainda relutavam consideravelmente em fazer essa mudança, por gostarem de experimentar as roupas nas lojas presencialmente.

No entanto, com a necessidade de afastamento social, muitas delas ganharam maior confiança e descobriram que é possível, sim, fazer esse tipo de compra sem maiores problemas. Com isso, tornou-se importante para as empresas otimizar a gestão de entrega nas lojas de moda. Você tem dúvidas sobe o tema? Vamos ajudá-lo a seguir. Boa leitura.

1. Tenha um bom planejamento

Um primeiro ponto é que toda loja de moda, para ter uma boa gestão de entrega, precisa passar por um bom planejamento operacional. Isso começa na gestão de compras. Ou seja, você precisa contar com um estoque adequado para as suas demandas de compras e, assim, ter um giro que comporte o fluxo de compras da sua empresa.

Além disso, o próprio processo de entrega também deve ser devidamente planejado. Isso permite gerar rotas mais eficientes, minimizar o consumo de combustível, fazer com que as entregas tenham o melhor custo-benefício tanto para sua empresa quanto para o cliente (evitando fretes altíssimos) etc.

2. Conte com bons parceiros

Toda empresa é bem-sucedida de acordo com os parceiros que ela conquista ao longo da sua jornada. E, para uma loja de moda, isso é fundamental. Bons fornecedores de tecidos, peças e embalagens, assim como boas empresas logísticas ao seu lado, vão auxiliar nos processos.

Quando todo o ciclo produtivo funciona bem, ou seja, quando há confiança de todos os parceiros, é possível garantir que haverá menos chances de atrasos. Por isso, pesquise bastante sobre os negócios que você vai trazer para auxiliar sua empresa.

3. Use um sistema logístico adequado

As tecnologias estão aí justamente para serem boas aliadas da sua empresa. Por isso, não deixe de utilizar sistemas logísticos que possam ajudar a automatizar tarefas e, assim, garantir melhores resultados. Algumas das suas principais funções são:

  • otimizar rotas;
  • auxiliar no controle de estoque;
  • acompanhar e rastrear as entregas;
  • confirmar o recebimento do produto;
  • encaminhar o código de rastreio para os clientes, entre outros.

4. Acompanhe os indicadores logísticos

Como saber se os seus cuidados logísticos estão, de fato, funcionando? Para isso, é importante acompanhar os indicadores do setor para garantir uma melhor gestão de entregas. Mas quais são os principais deles? Confira a seguir:

  • status de serviço de entregas: avalia quantas entregas foram feitas dentro dos prazos estabelecidos. Assim, é um dos mais importantes a serem analisados, justamente porque avalia as taxas de atraso. Mais uma vez, lembre-se: quanto mais problemas você tiver nessa área, maiores as chances de que seus clientes parem de comprar em sua loja de moda;
  • índice de ocorrências: esse indicador mensura as taxas de eventos que não foram planejados previamente e que prejudicam a entrega. Estão entre eles eventuais avarias, extravios, trocas, devoluções, entre outros. Você pode avaliar, também, os índices de cada ocorrência e identificar se há pontos específicos que devem ser trabalhados;
  • tempo de ciclo do pedido: ele também é conhecido como Lead Time. Trata-se do indicador que mensura quanto tempo um pedido demora para ser concluído em uma empresa, avaliando todo o processo produtivo;
  • custos logísticos da empresa: quanto sua empresa está gastando no dia a dia? Esse indicador avalia a soma de todos os gastos, desde a manufatura das peças até o processo final, passando por custos de estoque, inventário, uso de tecnologias, combustíveis, manutenção da frota, entre outros.

5. Estabeleça processos e boas práticas

Seus colaboradores do setor logístico sabem como agir no dia a dia para trazer maior efetividade à gestão de entrega da sua loja de modas? Afinal, lembre-se de que seus clientes provavelmente estarão ansiosos para receber suas encomendas e, portanto, é fundamental que você evite falhas e atrasos.

Dessa forma, é importante que seus colaboradores saibam quais são suas principais responsabilidades. Assim, ao padronizar esses processos, você deve estar atento aos seguintes pontos:

  • conferência do pedido;
  • avaliação da qualidade da mercadoria antes de enviar (para evitar que seus clientes recebam peças com defeito);
  • como armazenar os produtos para minimizar problemas (por exemplo, evitar manchas ou que as roupas amassem e, assim, evitar perdas);
  • atualização do estoque (para não comercializar itens que não estejam, de fato, disponíveis).

6. Treine seus times

Mas e para garantir que os pontos anteriores sejam cumpridos, o que fazer? Treine seus funcionários! Reúna-os para um curso sobre como fazer uma boa gestão e organização do estoque e como realizar a separação dos itens que devem ser encaminhados para a entrega.

Quanto menos falhas ocorrerem aqui, menores as chances de decepcionar seus clientes. Por exemplo, se você separar uma peça de cor vermelha, porque ela estava no local errado, mas que deveria ser azul, o cliente pode receber um item inadequado.

Com isso, você poderá ter problemas com prejuízos na logística reversa, além de causar uma má impressão em seu cliente. Nada bom, não é mesmo?

No treinamento, além dos pontos anteriores, outras questões interessantes de serem abordadas são:

  • missão e valores do negócio;
  • regras e boas práticas;
  • sanções em caso de recorrência;
  • objetivos e metas da área logística;
  • formas de avaliação da empresa;
  • outros pontos relacionados com a gestão de pessoas na logística.

7. Conte com uma empresa especializada

Como você pôde perceber ao longo deste artigo, há uma série de questões que merecem atenção para uma boa gestão de entregas. Mas, se você tem dúvidas quanto a isso, é fundamental escolher uma empresa que possa auxiliá-lo no processo. Para isso, uma empresa especializada em logística será a sua melhor aliada.

Ela auxiliará em boa parte dos processos que listamos neste artigo e permitirá que você possa ficar despreocupado, focando em outras questões estratégias do dia a dia do negócio. Com isso, as chances de garantir uma melhor experiência do cliente são maiores, e é possível ter uma maior rentabilidade no dia a dia.

A gestão de entregas é uma parte importante do seu negócio na área de moda. Por isso, não deixe de estar atento a essas questões e implemente as dicas que listamos. Isso ajudará a minimizar prejuízos e destacar sua loja nesse mercado.

Para ter sucesso, conte com a TPC Logística Inteligente. Entre em contato e conheça mais sobre nosso trabalho!

Deixe um comentário