integração de processos logísticos

Integração de processos logísticos: veja os benefícios e desafios!

Um dos pilares da logística colaborativa é a integração de processos logísticos, bem como o envolvimento de todos os parceiros. Isso ocorre devido a diversas mudanças na cadeia de suprimentos e ao avanço das tecnologias usadas no processo.

Hoje, a eficiência operacional pede mais integração, compartilhamento de informações e automação de tarefas. Por esse motivo, estamos entrando na era da Logística 4.0 — e as empresas precisam se adaptar a esse novo cenário. Então, aproveite, acompanhe esta leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é a integração de processos logísticos?

Não podemos pensar na integração da logística de entrega sob o ponto de vista de uma única organização. Afinal, estamos falando da cadeia de suprimentos, ou seja, diversos elos trabalhando de forma interdependente. Essa relação pode conter:

  • o fornecimento de insumos para a indústria;
  • o abastecimento de materiais e equipamentos;
  • o envio de produtos para centros de distribuição e revendedores;
  • a movimentação de cargas com destino ao ponto de venda;
  • a entrega para o consumidor final.

Cada uma dessas etapas deve ser executada de forma programada para não afetar negativamente a próxima fase do processo. Reflita: se o seu fornecedor atrasar a entrega de matérias-primas, a sua operação pode sofrer atrasos ou ser interrompida?

Se a sua reposta foi positiva, é um motivo para buscar a integração entre os seus parceiros e clientes. Portanto, esse conceito envolve o compartilhamento de informações que permite a gestão do fluxo logístico em sua totalidade.

Quais são os benefícios da integração?

Aderir a esse tipo de software é uma oportunidade para as empresas que buscam otimizar o fluxo de materiais, produtos e informação. Por isso, listamos algumas vantagens que ajudam a entender o valor da integração de processos logísticos.

Aumento da competitividade

Uma das formas de conquistar espaço no mercado, principalmente com a concorrência do setor de transportes, depende da prestação de serviços cada vez mais qualificados. Por esse motivo, a tecnologia deve estar presente na sua operação, a fim de possibilitar um ganho significativo de eficiência.

Quem investe na integração de processos tem condições de oferecer mais aos seus clientes e é capaz de atender a diversas demandas. Esse fator ajuda a concluir entregas no prazo, reduzir custos e oferecer preços acessíveis.

Controle eficiente do processo

Um dos principais motivos para valorizar a integração logística é o seu papel na gestão da operação como um todo. Com o sistema de gestão adequado é possível acompanhar todas as etapas dessa atividade.

Isso quer dizer que os dados sobre o andamento da entrega não ficam restritos ao operador logístico. Tanto os fornecedores como os clientes têm acesso a informações relevantes e avaliam o desempenho do fluxo de distribuição. Isso é possível devido a um canal de comunicação aberto, que permite identificar gargalos e adotar soluções.

Agilidade nas etapas

Um dos desafios da movimentação de mercadorias é o acompanhamento da atuação de cada elo da cadeia de suprimentos. O papel do gestor logístico é viabilizar instrumentos para que cada tarefa possa ser executada com agilidade e precisão. É nesse cenário que os sistemas de gestão integrada surgem como a solução ideal para:

  • automatizar rotinas;
  • manter a confiabilidade dos registros;
  • reformular atividades;
  • acompanhar os resultados.

Quais os desafios?

Nós sabemos bem que as mudanças que envolvem novas tecnologias e processos de trabalho podem ser recebidas com cautela. Porém, se a sua empresa está enfrentando desafios constantes e não é capaz de lidar com a demanda dos clientes, está na hora de começar a mudança.

Listamos alguns dos principais problemas que, no decorrer do tempo, podem enfraquecer a relação com o mercado e causar a perda de oportunidades de negócio. Confira!

Controle de estoque

No cotidiano de um negócio, a gestão de estoque representa uma atividade complexa que, quando não é corretamente gerenciada, pode resultar em prejuízos. Por exemplo, a falta de controle dos itens armazenados pode gerar problemas no inventário.

Esse é a causa da ruptura do estoque, que ocorre quando a empresa não é capaz de atender a demanda devido à falta de mercadorias. A situação oposta também é responsável por criar o excedente de mercadorias, fazendo com que os produtos fiquem encalhados.

Tem-se, então, uma perda financeira, pois o capital está imobilizado e não pode ser recuperado com facilidade. Mesmo praticando preços promocionais para incentivar as vendas, a lucratividade ainda é reduzida.

Relacionamento com fornecedores

Estabelecer uma relação de confiabilidade e parceria depende da capacidade dos seus fornecedores de atenderem os padrões exigidos. Contudo, esse acompanhamento não é possível sem a devida visibilidade sobre o processo.

Nesse cenário, o contratante não tem informações disponíveis que permitem acompanhar o andamento do fornecimento e avaliar a sua qualidade. Por isso, é comum que parceiros que já adotam a gestão integrada sejam mais procurados por potenciais clientes.

Transporte e distribuição

Muitas decisões são tomadas antes que a carga inicie o seu trajeto até o cliente. É preciso optar pelo modal de transporte e decidir qual é o veículo adequado. Além disso, na etapa de planejamento, é essencial identificar qual é a rota mais eficiente e segura.

Por esse motivo, a opção mais ágil nem sempre é financeiramente viável. Nesse caso, é difícil manter o equilíbrio entre os custos logísticos e a capacidade de atendimento dos clientes.

Quais soluções tecnológicas utilizar?

A integração de processos logísticos se torna realmente efetiva com a adoção de ferramentas de gestão desenvolvidas para essa finalidade. Esses softwares contam com diversas funcionalidades que podem ser adaptadas para a realidade e estrutura do negócio.

Assim, é possível prever com precisão a demanda e planejar o abastecimento com base em análises confiáveis. Isso também ajuda a centralizar as informações estratégicas — que ficam acessíveis para que o gestor possa tomar decisões com base na realidade da empresa.

Além disso, há uma maior comunicação entre os departamentos, o que otimiza os processos internos das áreas de vendas, suprimentos e finanças, resultando na melhoria da performance empresarial e ajudando a simplificar a gestão.

Pronto! Agora você já sabe como a integração de processos logísticos pode ser um elemento que ajuda o seu negócio a crescer e agrega valor para os clientes. Por isso, considere esse investimento como o impulso que faltava para ampliar a capacidade de atendimento e conquistar novas oportunidades.

Gostou deste conteúdo? Então, saiba que você pode ter acesso a novos materiais informativos. Basta assinar a nossa newsletter para receber novidades direto no seu e-mail.

Deixe um comentário