Inteligência artificial na logística

Veja como a TPC utiliza inteligência artificial na logística

Atualmente, a transformação digital já é uma realidade nas empresas. Quanto mais as tecnologias se desenvolvem, mais torna-se fundamental entender como elas podem ser incorporadas às rotinas dos negócios e, assim, trazer maior competitividade ao dia a dia.

Um dos setores estratégicos e que justamente é extremamente beneficiado por esses avanços é a logística. Mas, afinal, como a Inteligência Artificial na logística pode auxiliar no dia a dia da sua empresa e otimizar os seus resultados? Neste post, vamos mostrar por que a TPC poderá ser a sua grande aliada nesse processo. Vamos juntos? Tenha uma boa leitura!

Quais são as tecnologias com Inteligência Artificial que a TPC utiliza?

Uma confusão muito comum é acreditar que a Inteligência Artificial é uma tecnologia específica que pode ser adotada nas empresas.

Na verdade, esse é um termo guarda-chuva que está relacionado com as diferentes ferramentas e soluções que, por meio de algoritmização e automação, pretendem antever possibilidades, apontar tendências e simular um comportamento semelhante ao raciocínio analítico humano (ou seja, definir hipóteses, testá-las e verificar eventuais padrões na prática).

Por isso, você encontrará uma série de outros nomes que apontam possibilidades para transformar a sua logística. Vamos acompanhar a seguir as principais tecnologias usadas pela TPC e tirar as suas dúvidas sobre o tema.

Machine Learning

O Machine Learning é um dos braços que está dentro do termo “guarda-chuva” da Inteligência Artificial. Ele diz respeito às soluções que utilizam o “aprendizado de máquina”. Essas soluções permitem que, com a entrada de dados novos, o sistema aprenda com os novos padrões e ofereça respostas mais eficientes no dia a dia.

Nossos times também utilizam soluções com Machine Learning, internamente, para analisar cada operação e indicar os melhores armazéns da TPC para a sua empresa. Com isso, a decisão baseada em dados tem menos chances de falhas e é possível obter melhores resultados nas suas estratégias, com melhor custo-benefício.

Internet das Coisas

Você também pode contar com a TPC para realizar os serviços de transporte de cargas. Nós utilizamos a Internet das Coisas, com sensores em nossos veículos, para realizar um gerenciamento de rota eficiente e, assim, garantir que o transporte ocorrerá com o melhor custo-benefício para a sua carga, tudo com total segurança.

Outras possibilidades que unem os sensores da Internet das Coisas e o Machine Learning e que oferecemos aqui na TPC são:

  • cross docking;
  • milk run;
  • last mile;
  • transporte de contêineres;
  • uso de armazéns alfandegários;
  • depot de contêineres, entre outros.

Plataforma digital de gestão

Aqui na TPC Logística, também temos uma plataforma que permite maior visibilidade e alinhamento para os processos internos da sua empresa. Além disso, ela utiliza alguns dos pontos que listamos nos tópicos anteriores. É a Lis plataforma web one-stop-shop.

Por meio dela, você consegue ter acesso a algumas funcionalidades importantes. Entre elas, é possível citar:

  • visibilidade de cadeias em movimento, permitindo identificar a situação atualizada e em tempo real;
  • melhor organização das informações sobre os produtos, os serviços, a performance logística, os custos envolvidos e outros pontos relacionados com a cadeia de suprimentos;
  • uso de interfaces rápidas e que possuem integração com outros sistemas que a sua empresa pode utilizar, principalmente ERPs, WMS, TMS, CRM e planilhas no Excel.

Programa INOVA TPC

E não queremos parar por aqui! Uma de nossas missões é, justamente, tornar a logística ainda mais inteligente e eficiente. E tudo que listamos neste texto ainda não é o bastante, precisamos continuar avançando e, por isso, contamos internamente com o Movimento Pela Inovação – Programa INOVA TPC.

Nele, nós incentivamos os nossos colaboradores a sugerirem novas ideias e soluções que podem ajudar a melhorar os pontos que já incorporamos em nosso negócio. Além disso, eles também podem trazer ideias para que seja possível criarmos novas soluções baseadas nas ferramentas de Inteligência Artificial.

Por isso, se você quer estar por dentro das grandes novidades e não perder a oportunidade de fazer o seu negócio potencializar os resultados na área logística, é importante não deixar de acompanhar nosso trabalho. Assim, você pode potencializar suas chances de sucesso.

Quais os benefícios de contar com as soluções da TPC para a logística?

Sua empresa pode ter uma série de benefícios importantes ao contar com as soluções da TPC para impulsionar os seus resultados. Mas, afinal, o que é possível encontrar de vantagem na prática? Separamos as principais razões pelas quais você deveria começar a trazer nossas soluções para o seu negócio quanto antes:

  • melhor gerenciamento de fluxos da sua cadeia produtiva;
  • visão holística e integrada;
  • facilidade de criar processos de personalização da cadeia, atendendo às peculiaridades do seu negócio;
  • integração de processos da empresa;
  • facilidade no monitoramento, permitindo intervir rapidamente quando necessário, minimizando eventuais prejuízos;
  • facilidade no envio de mensagens para os clientes, com alerta de rastreio e status especiais, quando necessário.

Quais os diferenciais da TPC para a área de logística?

Além de todos os pontos que listamos, a TPC Logística poderá ser a sua melhor opção para contar com serviços logísticos mais inteligentes e, principalmente, com maiores chances de sucesso, destacando-se entre os concorrentes. Alguns de nossos diferenciais são:

  • experiência no mercado: começamos nesse mercado em 2001 e temos uma longa trajetória de sucesso no setor;
  • portfólio de excelência: temos clientes renomados como parceiros, por exemplo, Crocs, Puma e Natura, além de termos premiações importantes, como o Prêmio Programa Entregas Perfeitas (AVON), Melhores Operadores Logísticos (Claro) e Melhor Prestador de Serviço (INFRAERO);
  • temos um Programa de Integridade robusto e que poderá trazer maior confiança às transações logísticas da sua empresa;
  • estamos sempre orientados à inovação;
  • somos focados em programas de qualidade, para oferecer um serviço de excelência aos nossos clientes.

Contar com a Inteligência Artificial por meio das operações da TPC Logística pode gerar um grande diferencial para a sua empresa. Assim, se você quer ter melhores resultados, ganhar relevância no mercado e garantir maiores chances de se tornar o maior na sua área, conte conosco.

Quer saber mais? Então, aproveite a visita para entrar em contato com a gente agora mesmo e tire suas dúvidas sobre como podemos formar uma parceria de sucesso!

Deixe um comentário