intralogística

O que é intralogística e quais suas vantagens? Entenda!

Buscar a satisfação dos clientes é um dos grandes objetivos das empresas. Por essa razão, existe a necessidade de se preocupar com os processos internos e externos, entender quais são as melhores práticas para as entregas de produtos, entre outros pontos importantes.

Nesse cenário, a intralogística se destaca, uma vez que ela contribuirá para que haja mais qualidade nas entregas e competitividade no mercado.

Pensando nisso, elaboramos este material para que você entenda o que é a intralogística e quais são as vantagens de investir nessa estratégia, além de mostrar boas práticas que podem ser implementadas na empresa. Continue a leitura e saiba mais!

O que é a intralogística?

Primeiro, vamos ao significado de intralogística. Também denominada de logística in house, é um conjunto de estratégias que contribuirá para que a circulação de insumos dentro da empresa seja eficaz para as demandas dos profissionais. Ou seja, para a sua implementação, existe a necessidade de entender a realidade de seu negócio, realizar um mapeamento das principais atividades e oferecer condições ideais de trabalho aos colaboradores.

Dessa forma, a equipe tem a oportunidade de elaborar fluxos que sejam mais ágeis, possibilitando que todo o time tenha uma ampla visualização dos processos e possa realizar uma entrega de maior qualidade — contribuindo para a satisfação de clientes, mencionada no início deste material.

Nesse sentido, quais são as principais etapas que envolvem a intralogística? Confira:

  • planejamento das atividades — quando a equipe define quais são as principais demandas da empresa, desde a chegada de insumos por fornecedores até a confecção, armazenamento, classificação e entrega de produtos;
  • implementação de etapas que contribuirão para uma intralogística eficaz (se fizer o uso da estratégia de cross docking, por exemplo, a intralogística deve ser baseada nesse tipo de demanda);
  • gestão eficiente da intralogística — nessa etapa, deve ser considerada toda a movimentação de materiais, a chegada de insumos por parte de fornecedores, o deslocamento interno desses produtos até que comecem as demandas dos profissionais, entre outros pontos relevantes.

Quais as vantagens da intralogística?

Agora que você já sabe o que é a intralogística e quais são as principais etapas que envolvem esse processo, chegou o momento de entendermos quais são as suas principais vantagens. Confira, a seguir, algumas delas.

Maior produtividade

A primeira delas é o ganho de produtividade de toda a equipe. Imagine duas situações distintas: na primeira, não há um controle sobre os insumos que chegam à sua empresa. Por essa razão, quando faltam alguns produtos para que os profissionais possam dar continuidade em suas atividades, eles não têm ciência se há ou não a presença desses materiais dentro da empresa. Além disso, não há nenhuma padronização para a produção industrial, o que leva a atrasos nas entregas e insatisfação dos clientes.

Na segunda situação, há um controle exato dos insumos que chegaram e dos próximos que virão pelos fornecedores. Cada pessoa entende de forma clara como será o deslocamento de materiais internamente, bem como tem as suas necessidades sanadas em um tempo curto. Nesse caso, naturalmente, vai haver mais produtividade para as demandas executadas, contribuindo para que a empresa se destaque no mercado.

Redução de custos

Em uma empresa, quando há a boa gestão da logística de entrega, consequentemente, haverá uma redução de custos. No caso da intralogística, a equipe terá uma ampla visão estratégica sobre todas as etapas que envolvem a produção. Nesse sentido, caso haja qualquer fase que seja supérflua ou que tenha algum desperdício de materiais, naturalmente a equipe vai contar com economia de recursos.

Devemos destacar ainda o fator tempo. Conforme vimos, a equipe contará com ganho de produtividade. Dessa forma, terá uma economia de tempo, o que também traz reflexos para o resultado da empresa como um todo.

Visão estratégica

Hoje, a empresa que não se preocupa em contar com uma visão estratégica, independentemente da área, fica para trás. No setor logístico, não é diferente. Existe a necessidade de avaliar como aquelas etapas contribuem para os números do negócio, para o crescimento da empresa e para os objetivos macro. Assim, cada pessoa também terá a oportunidade de alinhar as suas funções com o bom resultado da organização.

Ou seja, a gestão ampliará as possibilidades da empresa, uma vez que as principais tomadas de decisão serão baseadas em dados, além de haver a preocupação de automatizar processos — por meio do machine learning, por exemplo.

Quais as melhores práticas para investir em intralogística?

Confira quais são as melhores práticas para que a sua empresa possa usufruir dos ganhos proporcionados pela intralogística.

Contar com um bom planejamento

Independentemente de qual seja a estratégia adotada, é essencial contar com um bom planejamento logístico. Por meio dele, a equipe tem a oportunidade de contar com uma visão 360º de todas as etapas do processo e terá ganho de agilidade nas funções executadas, além de obter resultados mais eficientes — tanto pelo ganho de produtividade quanto pela redução de custos.

Usar a tecnologia como aliada

Para garantir esses diferenciais apresentados e ter uma visão do negócio como um todo de forma otimizada, o ideal é contar com a tecnologia como aliada. São ferramentas próprias para esse segmento que permitirão aos profissionais ter um controle do processo de maneira simplificada e contar com uma visão integrada e sistêmica das etapas logísticas, além de oferecer segurança de dados — tão importante nos dias de hoje.

A empresa também vai contar com ganho de competitividade, além de oferecer uma maior rapidez e evolução dos pedidos executados.

Manter equipes alinhadas

Seja quais forem as mudanças implementadas na empresa, mantenha as equipes alinhadas. Nesse sentido, promova treinamentos para que elas entendam as mudanças executadas pela gestão, analise quais são as principais necessidades de todos os times e monitore continuamente os resultados — solicitando feedbacks aos profissionais sempre que possível, o que permite que as lideranças implementem melhorias.

Neste conteúdo, você pôde entender o que é intralogística e quais são as suas vantagens, além de ver dicas para a sua implementação. Conforme vimos, esse é um processo que trará diferenciais para a sua empresa em relação aos concorrentes, além de gerar maior satisfação dos clientes — aumentando as chances de os números preestabelecidos no planejamento estratégico serem alcançados com êxito.

O que achou deste material? Se conhece alguma outra prática recomendada para a implementação da intralogística ou deseja trazer a sua percepção sobre o assunto, deixe um comentário em nosso post!

Deixe um comentário