O processo logístico para a entrega de last mile é de vital importância para sua empresa. É nesta etapa que o seu cliente final irá avaliar uma entrega bem feita e dentro do prazo.

Para ter sucesso neste tipo de operação você precisa contar com o parceiro logístico ideal e de confiança.

A TPC logística inteligente tem expertise para gerenciar toda a sua entrega ao cliente final ao planejar com eficiência as rotas, além de oferecer alta tecnologia com fácil integração e visibilidade completa.

À medida que as operações de e-commerce se intensificam no Brasil e a concorrência fica ainda mais acirrada, as lojas virtuais precisam encontrar meios de encantar os clientes. Para isso, é necessário investir em uma das etapas mais importantes do processo logístico de entrega: a última milha, ou Last Mile.

Veja neste post o que é o conceito e entenda por que focar nele pode impactar positivamente o trabalho de distribuição. Confira também algumas das tendências mais atuais nesse sentido. Tenha uma ótima leitura!

O que é Last Mile?

Podemos separar o processo de entrega em diversas fases, sendo que o último deles é o que está mais relacionado à satisfação do cliente. É nela que o pedido finalmente chega à casa do consumidor, loja física ou outro local de recolha.

A expressão Last Mile (última milha) vem do fato de essa etapa acontecer nos quilômetros finais do transporte, do centro de distribuição mais próximo à porta do consumidor. Vale lembrar que o Last Mile é uma das partes de todo um processo de entrega que normalmente dividimos em três blocos, em que também temos o First Mile e o Middle Mile.

No contexto de um e-commerce ou varejista, costumamos considerar o First Mile, ou primeira milha, como o processo em que o pedido passa da empresa para a transportadora ou para os Correios. Já o Middle Mile, ou milha intermediária, leva em conta todo o trajeto entre a primeira e a última milha, envolvendo trocas de transporte e até mesmo, transição entre regiões.

Ainda assim, o Last Mile pode ser a parte mais cara e demorada do processo, se não tomarmos os devidos cuidados. Por isso, veremos a seguir os fatores determinantes para uma entrega eficiente.

Como fazer entregas de qualidade?

Um dos principais indicativos de qualidade da entrega é o fato de ela ser feita dentro do prazo estabelecido. Aqui, o recomendável é focar no Last Mile e ter atenção a estes três fatores.

Planejar o processo de entrega

O planejamento é essencial para evitar imprevistos e também para saber como agir quando eles acontecerem. Sendo assim, defina como vai funcionar a entrega do início ao fim. Determine critérios para a escolha da transportadora parceira e, se possível, não dependa de uma apenas. Deixe claras as regras sobre quando usar os Correios ou não.

Agendar a entrega também é crucial, para garantir que o cliente esteja disponível para receber a encomenda e evitar atrasos das próximas entregas. Consulte rotas, custos, capacidade do frete, enfim, crie um plano completo de todo o processo para que nada de errado aconteça, muito menos na última etapa.

Investir em tecnologia

As melhores tecnologias se adaptam ao negócio, e não o contrário. Em logística, precisamos de soluções flexíveis, que servem para melhorar os processos em vez de engessá-los, além de proporcionar uma visão geral de toda a cadeia.

Logo, o ideal é investir em uma plataforma completa e de fácil integração. Alguns recursos para se ter em mente são:

  • gerenciamento de fluxos;
  • funcionamento em harmonia com as transportadoras;
  • alertas e indicação de falhas;
  • demonstração do desempenho dos processos;
  • sinal de atenção ou comunicação direta com o cliente quando necessário.

Mensurar o desempenho logístico

Para ter dados concretos sobre o seu desempenho logístico, é preciso medir os seus resultados. Sem isso, será difícil saber se suas operações estão ficando mais eficientes com o passar do tempo.

Ao comparar a performance das entregas com o que estava previsto no seu planejamento, é possível avaliar onde é preciso fazer ajustes e onde as atividades já estão funcionando como o esperado. Com essa análise, verifique indicadores como a taxa de entregas no prazo e o custo médio por entrega.

Quais são as tendências de otimização do Last Mile?

Agora que já compreendemos a importância do Last Mile na logística, vamos ver as novidades promissoras na otimização dessa etapa.

Aplicativos de entrega

Os apps de entrega começaram a se popularizar no Brasil com o delivery de comida, mas já estão evoluindo para lidar com praticamente qualquer tipo de produto. A tendência é que os e-commerces e varejistas passem a incorporar a rede de entregadores desses aplicativos à última milha, desde que isso se prove uma alternativa mais eficiente e menos custosa.

Serviços automatizados

A Amazon, nos Estados Unidos, já conta com um serviço de envio rápido de pedidos por drone, cujo objetivo é entregar pacotes leves em até 30 minutos. É uma opção extremamente vantajosa para clientes e empresas, mas a adoção dessa tecnologia pelo mundo dependerá principalmente de questões regulatórias e de segurança.

Entretanto, não é só pelo ar que veremos mais transportes automatizados em um futuro próximo. A evolução dos sistemas de carros e caminhões autônomos será determinante para termos esses veículos como métodos de entrega.

Voltando no assunto dos aplicativos, vale destacar que alguns apps que começaram com o transporte de pessoas já estão ampliando a atuação para a área de entregas. Não será surpresa se eles estenderem os serviços para o campo logístico — especialmente quando tiverem automóveis que dispensam condução humana.

Pontos alternativos de entrega

Dependendo das condições de acesso a uma região e da recorrência de roubo a cargas e outros crimes, pode ser interessante que o Last Mile termine em um ponto alternativo de entrega. As agências dos Correios seriam um exemplo, mas o que a gente talvez passe a ver bastante são os Lockers.

O termo se refere a estabelecimentos destinados a guardar encomendas de clientes. São lugares seguros, que cobram pelo uso de armários e idealmente funcionam 24 horas.

Percebemos, portanto, que o Last Mile tem um papel fundamental no sucesso das entregas. Por isso, cabe às empresas reconhecer a sua importância, concentrando seus esforços em tecnologias que otimizem essa parte das operações e ficando atentas às inovações que surgem constantemente em logística.

E então, gostou do artigo? Quer conhecer formas sob medida de otimizar suas entregas para o last mile? A TPC Logística Inteligente tem a solução ideal! Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços!