layout centro de distribuição

Como otimizar o layout do centro de distribuição? Veja 4 dicas aqui

A otimização do layout do centro de distribuição vai muito além da simples organização do espaço. Estamos falando da identificação de gargalos relacionados à gestão do estoque, à expedição de pedidos e ao fluxo de movimentação interna.

Assim, esse processo consiste em entender como o centro de distribuição opera e como é possível implementar melhorias. Por isso, decidimos explorar esse assunto no decorrer deste post, selecionando 4 dicas para você. Continue lendo para saber todos os detalhes!

O que é layout do centro de distribuição?

Em primeiro lugar, um centro de distribuição é um dos elementos mais importantes da logística. A sua relevância é justificada pelo fato de que os polos industriais estão cada vez mais distantes dos centros urbanos e a distância entre os consumidores gera desafios em termos de acessibilidade.

A distância pode causar a ruptura de estoque e atrasos na entrega de insumos e produtos essenciais. A função de um centro de distribuição é oferecer a flexibilidade de manter estoque disponível em uma localidade acessível, o que favorece a pronta entrega. As empresas que investem nesse recurso têm um diferencial estratégico importante ajudando, assim, a melhorar o atendimento aos clientes.

Por esse motivo, a gestão do CD deve ser uma prioridade para evitar problemas que podem comprometer o andamento da operação. Esse é o tema que será abordado no próximo tópico e usaremos a nossa experiência para ajudar a solucionar esses obstáculos.

Como melhorar a organização do centro de distribuição?

A otimização do espaço do CD pode assumir diversas formas. Há casos em que a automação do controle de entrada e saída pode eliminar gargalos, enquanto, em outros casos, o melhor planejamento do estoque pode ser a solução.

Por isso, separamos algumas recomendações que podem ajudar a garantir a eficiência da operação.

1. Invista em tecnologia

Mesmo um CD de pequeno porte pode ser beneficiado com a aquisição de um sistema de gestão integrado. Programas como o WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazém) são muitos importantes devido a sua abrangência. Assim, a empresa tem potencial para:

Esse sistema registra toda a movimentação dos itens armazenados e mantém o inventário sempre atualizado. Isso faz com que as informações coletadas possam ser consultadas em tempo real, o que aumenta a agilidade na tomada de decisão.

2. Melhore a organização do espaço

O arranjo físico é um dos elementos mais importantes para o funcionamento da operação. Geralmente, os centros de distribuição são locais amplos e dispõem de dimensões suficientes para a alocação das mercadorias. Com isso, alguns elementos devem ser levados em consideração com o intuito de:

  • reduzir o deslocamento necessário para localizar os itens com maior procura;
  • proporcionar um espaço designado para que os operadores possam fazer a separação de itens e a expedição de pedidos;
  • garantir o espaçamento entre as prateleiras considerando as necessidades de manobras de empilhadeiras e outros equipamentos;
  • contar com um espaço destinado para a movimentação dos operadores com segurança;
  • favorecer o embarque e desembarque de mercadorias em locais adequados.

Todos esses requisitos podem ser implementados com variações de acordo com as particularidades de cada operação. Portanto, pesquise e escolha as melhores práticas que sejam compatíveis com as otimizações necessárias.

3. Considere as características das mercadorias

De acordo com a nossa experiência, o uso espaço do centro de distribuição deve ser planejado conforme as características das mercadorias. Nós já mencionamos, por exemplo, que os itens com maior procura devem ser alocados em local de fácil acesso.

Já os produtos químicos são uma categoria de mercadorias que exige medidas de proteção para evitar vazamentos e acidentes. Da mesma forma, produtos de alto valor agregado, como eletrônicos, são frequentemente afetados por danos e extravios. Quando isso acontece, é necessário cobrir esse prejuízo, o que, como consequência, aumenta os custos necessários para manutenção do estoque.

Porém, existem outras práticas que podem ser implementadas para tornar esse processo mais eficiente e ágil, considerando a existência de mercadorias que requerem condições especiais para preservar a sua conservação e permitir um manuseio seguro.

4. Mantenha registros precisos do inventário

O inventário dos itens em estoque é um dos processos mais importantes na gestão de armazenagem. Manter esse registro sempre atualizado é uma obrigação contábil, que também é útil para a manutenção do fluxo de informação.

Essa rotina consiste em realizar a contagem manual de todos os itens armazenados, bem como a apuração da sua localização no CD. Em seguida, é preciso comparar os resultados encontrados com os registros mantidos eletronicamente.

Se a empresa ainda não tem um sistema para esse fim, então pode ser um bom momento para avaliar a possibilidade de adquirir essa ferramenta. Um sistema de gestão de estoque evita a incidência de erros decorrentes de lançamentos manuais.

Além disso, aumenta a confiabilidade das informações uma vez que os registros são atualizados automaticamente.

Quais são as vantagens dessas melhorias?

Tomar a iniciativa quanto a melhorias sobre o layout do CD é uma prática essencial para que a empresa reveja os seus processos e modernize a forma como as atividades são executadas.

Entre as principais vantagens dessa otimização, listamos como exemplos:

  • a possibilidade de melhoria do nível de atendimento;
  • a redução do tempo empregado no processamento de pedidos e na consolidação das cargas;
  • a redução do tempo de entrega;
  • o aumento da produtividade da rotina de distribuição;
  • o melhor aproveitamento do espaço;
  • a redução dos custos com armazenagem.

Além de todas essas melhorias, ainda o fluxo de informações também é beneficiado, e esse é um aspecto muito importante na relação com os clientes e para a construção de uma relação de transparência. Todos esses aspectos aumentam a confiabilidade que é essencial para a conquista de novos clientes.

Mudanças com relação ao layout do centro de distribuição e os aspectos mais estratégicos da gestão de estoque são fundamentais para que o negócio continue a crescer. Essa mudança tem potencial de transformar a organização a alcançar um novo patamar nos negócios.

Se você está interessado em executar esse projeto, nós podemos ajudar. Entre em contato conosco para conhecer como podemos ajudar a sua empresa.

Deixe um comentário