lideres de logistica

Saiba como formar líderes de sucesso na logística

Formar líderes de sucesso é um diferencial no setor de logística. Afinal de contas, o trabalho precisa ser minucioso por conta da quantidade de informações e tarefas. O segredo, nesse caso, está em garantir um time repleto de profissionais competentes, que despertam confiança o suficiente para delegar decisões importantes e distribuir as tarefas.

Outro ponto que precisa ser considerado está na possibilidade de gerar líderes que estejam completamente conectados com os valores e a política da empresa. Dessa maneira, o papel do gestor é extremamente importante para direcionar o relacionamento de confiança desenvolvido com esses profissionais e alcançar excelentes resultados.

Quer saber mais? Vamos mostrar dicas de como formar líderes de sucesso na logística. Acompanhe!

Qual é a importância de formar líderes na empresa?

Em um mercado tão competitivo como o atual, contar com excelentes profissionais de logística mostra-se um fator decisivo na busca pelo sucesso comercial. De fato, se o gestor da área enxergar de maneira estratégica as operações, certamente, a empresa vai conseguir controlar os custos sem prejudicar a qualidade dos serviços, atender os clientes de maneira personalizada e desenvolver operações cada vez mais eficientes.

O grande diferencial, quando a companhia investe na formação de líderes, é a possibilidade de contar com talentos que tenham compreensão exata de suas funções, se encaixem perfeitamente nas necessidades da empresa e conheçam os avanços internos, como a implementação da automação industrial. Tudo isso com uma atuação que valoriza a política interna e o posicionamento no setor.

Assim, em vez de buscar uma pessoa que se adapte ao cargo e às suas competências, você pode incentivar os talentos e lapidá-los de maneira certeira. Outro fator muito importante está na melhora da comunicação interna. Isso porque, quando cada um dos colaboradores conhece o seu papel no funcionamento dos processos, fica muito mais simples padronizar as operações e auxiliar o time interno em várias frentes.

Qual é o papel dos gestores nesse processo?

Os gestores, especialmente os que atuam no setor de logística, representam o ponto direcionador nas operações internas. Como lidam no dia a dia com tarefas complexas, tomam uma série de decisões e precisam pensar rapidamente para contornar imprevistos, tornam-se líderes natos capazes de influenciar positivamente o time.

Sem contar que um gestor competente precisa identificar os pontos fortes e fracos de cada um e saber como potencializar as habilidades ao mesmo tempo que contorna as fraquezas. O poder da escuta é outro diferencial do gestor logístico, já que a necessidade de transmitir confiança aos líderes ao ouvir sobre desafios e competências mostra-se como uma atividade indispensável.

Dessa maneira, fica muito mais simples ter a tranquilidade necessária para delegar funções e formar uma equipe competente com baixos índices de rotatividade e incidência de erros. Tenha em mente que, quando o gestor confia na formação de líderes em diferentes setores, ele deixa a sobrecarga de lado e consegue focar exatamente no que é decisivo para que as operações aconteçam de maneira bem-sucedida.

Defina as competências que serão desenvolvidas

Mesmo que o bom exemplo do gestor seja decisivo na hora de formar líderes, torna-se necessário ir muito além disso para criar um time competente. Assim, o diferencial está em montar um planejamento logístico focado em definir um time de líderes que possa gerenciar as operações em diversos pontos decisivos.

Então, além de avaliar a predisposição de cada um para esse tipo de função, a proatividade e o histórico do colaborador, existe a necessidade de definir previamente as competências que serão desenvolvidas. Essa decisão é decisiva, pois faz com que o gestor tenha um ponto direcionador na busca pelos líderes.

Faça o alinhamento, nesse caso, sobre quais características a empresa precisa para manter a qualidade dos processos. Se um dos maiores problemas é o cumprimento de prazos, por exemplo, isso precisa ser considerado na decisão, e o comprometimento se transforma em prioridade.

Realize treinamentos

Os treinamentos são essenciais para conhecer as competências dos profissionais do setor na prática e, também, para que eles conheçam minuciosamente os detalhes da operação. Desse modo, o papel do gestor na formação de líderes envolve selecionar o que é decisivo para que as etapas do serviço sejam cumpridas com excelência. Crie um treinamento adequado que mostre quais pessoas possuem as qualificações necessárias para se tornarem líderes.

Uma boa dica, em uma situação como essa, é contar com recursos tecnológicos como a realidade virtual para simular por computador ambientes desafiadores do dia a dia da profissão. Assim, o colaborador que se destaca pode ser aprimorado pela empresa, potencializar suas qualidades e ainda conhecer a fundo a maioria das decisões que fazem a diferença na rotina e deixam a empresa competitiva.

Incentive a autogestão e autonomia

A autonomia dos colaboradores na logística é um dos pontos altos de uma empresa que se destaca pela competência na visão dos clientes. É a partir disso que as decisões são tomadas de maneira rápida, e os colaboradores se sentem parte importante do funcionamento do negócio. Dentro desse contexto, o processo de autogestão deve ser uma prioridade para que cada setor funcione dentro da proposta de trabalho e conheça, de forma ampla, as necessidades do serviço.

Com esse fator tido como um dos elementos do treinamento, por exemplo, além de delegar tarefas com facilidade, a empresa também vai saber exatamente o que esperar dos colaboradores que se tornam líderes. Além disso, essa medida também facilita muito as questões de gerenciamento, pois, se as embalagens não estão satisfatórias, você saberá exatamente com quem falar para solucionar o problema, por exemplo.

Desenvolva a inteligência emocional

A inteligência emocional é uma questão muito debatida nas grandes corporações atualmente e deve entrar na pauta do cronograma que visa à formação de grandes líderes de logística. Na prática, quem atua no setor sabe exatamente a pressão que envolve os procedimentos e precisa desenvolver formas de lidar com isso sem comprometer a produtividade.

Como uma estratégia de gerenciamento, torna-se muito interessante incluir, nesse tipo de treinamento, atividades que trabalhem a inteligência emocional, que falem sobre lidar bem com pessoas, saber contornar imprevistos e manter o foco ainda que as coisas não aconteçam conforme o esperado. O importante é ter consciência de que todos os setores estão suscetíveis a lidar com falhas. O que faz mesmo diferença é como elas são solucionadas.

Pronto! Agora você já sabe como formar líderes de sucesso na logística. Todo esse processo que acontece com o acompanhamento próximo dos gestores traduz-se em um grande investimento na empresa para economizar tempo, reduzir custos e ter uma identidade cada vez mais fortalecida na prestação do serviço. Só assim será possível entregar qualidade, manter a competitividade e destacar-se da concorrência.

Gostou das informações do artigo? Então assine nossa newsletter e fique por dentro de outras novidades que envolvem o setor logístico.

Deixe um comentário