livros de logística

Veja 6 livros de logística que todo gestor deveria ler!

Pensando em preencher a prateleira de sua biblioteca com novos livros de logística e, principalmente, agregar ainda mais conhecimento à sua carreira? Pois bem! Neste post, separamos uma lista incrível e atualizada sobre algumas leituras indispensáveis para gestores e profissionais do ramo, que buscam aprender, reforçar e conhecer temas diversos sobre o infinito universo logístico.

Afinal, muito além da experiência e da própria formação acadêmica, quem atua no setor sabe bem como o mercado é competitivo e extremamente dinâmico, demandando a cada dia inovações, tendências e expertises dos mais variados aspectos.

Sendo assim, ler sobre logística sempre fará parte de uma evolução e capacitação contínua de qualquer profissional da área. Por isso, sem mais delongas, separe um espaço em sua biblioteca e confira estas dicas de livros para gestores. Boa leitura!

1. A Loja de Tudo: Jeff Bezos e a Era da Amazon

Um dos maiores best sellers de livros de logística do mundo, a obra do escritor Stone Brad tem chamado a atenção não apenas de gestores e profissionais do ramo, mas de todos aqueles que admiram de alguma forma o case de sucesso que é a loja Amazon em qualquer canto do planeta.

O legal desse livro é que está longe de ser um guia de referência para sua empresa seguir e tentar se tornar uma cópia da gigante americana. Pelo contrário, o autor destaca pontos e estratégias essenciais de como é possível inovar e se destacar no mercado com ideias e ações fora de um padrão comum.

Em outras palavras, o livro é uma espécie de biografia da startup que ganhou o mundo com ideias e inovações em que, até então, nenhuma outra empresa tinha investido, tornando-se hoje uma referência global em eficiência de vendas online, mas principalmente de entregas inteligentes. Vale a pena a leitura!

2. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Logística Empresarial

Para os gestores e profissionais que buscam livros de logística mais didáticos, essa pode ser uma excelente e agradável pedida de leitura.

A obra é do escritor Ronald H. Ballou e é considerada uma referência entre muitos especialistas, justamente por conseguir transmitir conhecimentos mais técnicos de uma forma simplificada e didática, mesmo para iniciantes no ramo.

Entre os diversos temas abordados nesse livro de logística, vale destacar alguns títulos que o autor foca ao longo dos capítulos, como: objetivos do serviço ao cliente, estratégias de estoque, armazenagem e localização, ferramentas de gestão etc.

3. Organização e Métodos: Uma Visão Holística

Outra dica indispensável em nossa lista de livros de logística é a obra Organização e métodos: uma visão holística, de Antônio Cury.

Como o próprio título já sugere, o autor foca sua obra em O&M (Organização e Métodos) no universo logístico, porém, buscando uma visão muito mais holística do que operacional. Com isso, o livro navega desde teorias da administração clássica até novos modelos e tendências de liderança contemporâneas.

Além disso, o livro aborda estudos práticos de diferentes processos que compõem o conceito de O&M na logística empresarial.

4. Administração da Produção e Operações

Outro livro de logística indispensável na estante, em especial, daqueles que buscam conhecimentos mais técnicos e didáticos, é o “Administração da produção e operações”, de Norman Gaither e Greg Frazier.

Na prática, o livro traz ao leitor uma abordagem ampla e direta sobre diferentes conceitos e técnicas de APO (Administração de Produção e Operações), que certamente são aplicáveis a qualquer indústria, armazém ou centro de distribuição logístico.

É uma excelente dica de leitura para aqueles que buscam maior capacitação na logística de armazenagem e gestão eficiente de estoques.

Entre os títulos abordados, vale destacar o foco de alguns capítulos em: decisões estratégicas a serem tomadas pelos gestores, modelos de operações, controles internos e gestão de qualidade.

Por fim, ao finalizar cada capítulo, o livro disponibiliza ao leitor algumas seções de tarefas e testes a serem praticados.

5. Gestão de Estoques na Cadeia Logística Integrada: Supply Chain

Entre os melhores livros de logística para gestores, a obra de Hong Yuh Ching, traduzida para o português como “Gestão de estoques na cadeia logística integrada: supply chain”, é indispensável na biblioteca de sua casa ou empresa.

Afinal, mesmo com tantas opções de livros de logística no mercado, poucos conseguiram até hoje a proeza e leveza na abordagem de um assunto amplo e complexo como esse. Estamos falando aqui da gestão de cadeias de suprimentos, assunto amplamente discutido entre especialistas e empresas, mas que, quase sempre, esbarra apenas em teorias difíceis de serem aplicadas.

E é justamente por isso que esse livro se destaca dos demais, por conseguir, de forma maestral, equilibrar conceitos e modelos práticos para a gestão eficiente de um supply chain, abordando desde formas de comprar ou fabricar insumos até métodos de distribuição na logística de entrega.

Trata-se de uma ferramenta de administração completa e muito bem orientada pelo autor para todos os níveis de gestão logística, independentemente do tamanho ou da área de atuação do negócio.

6. Administração de Materiais: Um Enfoque Prático

Entre os livros de logística de sucesso no Brasil, também vale destacar a obra de João José Viana, que aborda com amplitude e experiência todas as possibilidades de uma gestão eficiente de materiais.

Voltado especialmente para quem busca soluções satisfatórias em sua administração interna, o livro apresenta desde conceitos até modelos práticos para o gerenciamento empresarial, expondo atividades e tarefas rotineiras de uma intralogística.

Com isso, a obra consegue abordar uma série de processos comuns dentro de qualquer armazém, depósito ou centro de distribuição, como cadastro de itens, endereçamento, rastreamento, sistema de armazenagem, distribuição, entre outros.

Uma leitura realmente indispensável e interessante, em especial, para os profissionais e gestores que atuam diretamente com a gestão de estoque em suas empresas.

Enfim, essas são algumas dicas imperdíveis sobre livros de logística que todo profissional do ramo deve ter em sua estante, seja em casa, seja no escritório. Afinal, como bem dissemos ao longo do conteúdo, a capacitação do gestor deve ir muito além de sua formação e experiência de mercado. Portanto, ler e se atualizar é parte essencial desse processo evolutivo e extremamente dinâmico na carreira.

Curtiu? Quer mais dicas sobre o universo logístico? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter e fique por dentro das próximas novidades.

Deixe um comentário