Logística data driven: saiba o que é e como aplicá-la no processo logístico

Logística data driven é o nome dado a uma nova tendência da logística em que se aproveitam os dados gerados nos sistemas de informação para tomar melhores decisões. É uma concepção associada com a ideia de logística 4.0, com a transformação digital na logística e com a própria noção de quarta revolução industrial.

Diante de um mundo cada vez mais tecnológico, as empresas têm buscado descentralização nas decisões, integração de dados, agilidade, produtividade, menos custos e previsibilidade. Por meio de uma gestão orientada por dados, tudo isso se torna realidade. Mas é necessário se adaptar a uma mudança cultural.

Para saber mais informações valiosas sobre esse conceito e se atualizar, confira o artigo.

O que é data driven e como aplicar esse conceito na logística?

Data driven refere-se a uma orientação por dados. Ou seja, o termo define uma cultura que se volta às informações e aos rastros gerados por sistemas em busca de insights valiosos para planejar os processos e estabelecer direcionamentos. Nesse sentido, não há mais escolhas apressadas, com base em intuição ou unicamente em exemplos isolados de outras empresas.

Em termos práticos, isso significa manter um controle da logística a partir de indicadores de desempenho e informações registradas em softwares de controle. Esses insumos informacionais estratégicos são reunidos e analisados constantemente para que sejam extraídos pedaços de informação úteis. Então, é possível aplicar soluções em problemas pontuais ou, até mesmo, prosseguir com os bons resultados.

Esses dados que estamos comentando são os que formam o famoso Big Data. O conceito representa as grandes massas de dados estruturados ou não estruturados, formados em alta velocidade e que geram um desafio para quem deseja processá-los. Ser data driven é planejar e estruturar as suas escolhas com base em informações oriundas desse Big Data.

Os dados fornecem uma base sólida para a tomada de decisão. Isso porque eles estão sempre disponíveis em altíssimo volume, com uma alta variedade de formatos — o que permite uma análise mais aprofundada e contextualizada. É uma análise que considera inúmeros pontos de vista e várias perspectivas ao mesmo tempo.

Para que se tornem informações valiosas, os dados passam por um processo de tratamento e de análise. Padrões, tendências e relações são identificados, de modo a gerar contexto e expandir a visão sobre eles. É possível realizar análises que levantam o que ocorreu (como os resultados passados) e as causas do que ocorreu.

Agentes

A logística data driven depende de vários agentes. Um deles é a malha de automação industrial e logística que gera dados e atua na gestão e na análise deles. Os sistemas inteligentes gerenciam essa variedade de dados brutos e cuidam deles, fornecendo apenas as respostas esperadas para os profissionais e gestores.

Outros desses agentes são:

Aplicação

Na logística, uma cultura data driven pode ser aplicada em diversas etapas. No armazenamento, por meio do monitoramento das movimentações, das mercadorias e do trabalho dos profissionais — desde a entrada de produtos ao picking e expedição; e no transporte, a partir do controle de indicadores acerca das rotas e entregas, bem como da eficiência dos equipamentos.

Em vez de tomar decisões aleatórias, sem um fundamento, a gestão consegue perguntar aos dados e obter respostas sobre os resultados e as condições atuais da cadeia de suprimentos. Então, segue-se com as melhores escolhas.

Ademais, uma das maiores possibilidades dessas tecnologias analíticas é a capacidade de se voltar ao futuro, com maior previsibilidade. Assim, são permitidas predições dos eventos futuros e de ações que podem ser tomadas.

Quais são as vantagens de adotar uma logística data driven?

Agora, vamos aprofundar as vantagens de uma logística data driven e explicar, na prática, o que isso significa para a sua empresa.

Melhora a logística interna

No geral, diversas melhorias significativas podem ser percebidas na intralogística. A empresa consegue otimizar os espaços e diminuir os custos de armazenamento, gerenciar melhor os estoques, prever demandas, prevenir perdas de produtos, evitar paradas e gargalos operacionais, entre outras possibilidades.

Por meio do monitoramento dos espaços no centro de distribuição, é possível analisar os dados acerca do que está sendo feito para otimizar os resultados. A visão dos dados gera mais controle para os gestores, garantindo uma maior capacidade de intervenção em situações problemáticas, em tempo real.

Identifica a causa dos problemas

A logística data driven ajuda também na identificação da causa dos problemas. Os dados informam tais problemas existentes e ajudam os líderes a entenderem bem o porquê daquelas ocorrências negativas. Dessa forma, é possível tomar as melhores decisões para resolver cada dificuldade pontual e obter o retorno positivo.

Por exemplo, se está havendo desorganização nos espaços de armazenamento, os dados são imprescindíveis para encontrar a solução. O problema pode ser a falta de definição prévia do local onde cada mercadoria deve ser estocada — o que deve ser corrigido para evitar transtornos na expedição. O cruzamento dos dados permite o levantamento de hipóteses para a compreensão total da situação.

Reduz o lead time

Como resultado dessas alterações positivas, a empresa pode melhorar um dos indicadores mais relevantes na logística: o lead time. É possível otimizar todos os processos encadeados para chegar a entradas, saídas e expedições organizadas, além de um transporte eficiente, de modo que os ciclos de entrega sejam agilizados.

A logística data driven fornece uma visão ampla para a gestão por meio da identificação de problemas e erros, como já falamos. Há melhorias contínuas, com o monitoramento constante e em tempo real.

Assim, cada equipe se torna mais produtiva e eficiente, de modo a atender um número maior de demandas e entregar os resultados esperados. Isso significa geração de valor para todos os envolvidos e, consequentemente, para o cliente final.

Reduz os desperdícios

Outra questão da logística data driven é a sua atuação na redução de desperdícios. Os custos excedentes são eliminados, uma vez que os processos se tornam precisos e eficientes, com esforços que atendem a demanda. As melhores contínuas, decorrentes das melhores decisões, tornam a empresa ainda mais especialista e certeira em seus processos.

A logística data driven é um movimento crescente nos processos de armazenamento, distribuição e transporte de mercadorias. Trata-se de uma estratégia para implementar melhorias contínuas e crescentes com o apoio de dados sólidos e contextualizados. Dessa forma, erra-se menos nas escolhas, o que possibilita a redução de custos e o aumento da produtividade.

Se você gostou deste artigo, aproveite para compartilhar com os seus amigos nas redes sociais!

Deixe um comentário