logística de abastecimentos

Logística de abastecimento: saiba o que é e quais os benefícios

O objetivo deste artigo é descrever o conceito de logística de abastecimento e seus benefícios, juntamente aos modelos de galpão existentes para as operações logísticas. Será contextualizado, também, o conceito propriamente dito, definindo os seus objetivos como: facilitação do processo de compras, aumento da produtividade, redução dos custos e melhoria da reputação da marca.

Continue a leitura deste artigo até o final e saiba mais sobre esse gerenciamento na logística das empresas, tão importante para o bom funcionamento de todas as etapas operacionais.

O que é logística de abastecimento?

Simplificando o entendimento, a logística de abastecimento é o processo que inicia na aquisição dos materiais que serão necessários ao uso para a atividade fabril. Essa modalidade inclui ainda o varejo, os centros de distribuição com seus variados modelos de galpão, os revendedores e o setor de transporte, que se aproxima muito mais das demandas dos clientes finais ou das empresas.

É a primeira fase que passa pela cadeia de suprimentos, por meio da aquisição e da armazenagem dos materiais, responsável pela gestão de suprimentos necessários, com o objetivo de garantir o funcionamento de todas as operações da cadeia de abastecimento.

Todo o abastecimento de uma fábrica consiste desde a aquisição de insumos necessários à fabricação e à comercialização de matéria-prima, produtos semiacabados ou acabados. Assim, as empresas dão continuidade às suas atividades, armazenando o suficiente para cumprir com os prazos de suas demandas.

Quais são as funções da logística de abastecimento?

Essas funções giram em torno de operações primordiais para o bom desempenho da empresa, como: aquisição de mercadorias, armazenagem nos mais variados modelos de galpão e gerenciamento de estoques.

O armazenamento desses produtos deve ter um espaço exclusivo para o uso na produção da fábrica, até o seu envio aos distribuidores ou clientes finais. No gerenciamento do estoque, é possível inventariar a quantidade, monitorando a periodicidade das demandas para cobrir as necessidades na linha de produção.

Quais são seus tipos de abastecimento?

Existem algumas formas diferenciadas de organizar o abastecimento dos produtos controlados para atender aos pedidos dos seus clientes.

No Just in Time (JIT), os insumos são comprados apenas conforme a necessidade da produção e não precisam ficar parados no estoque, reduzindo o custo. Porém, deve-se atentar às entregas dos fornecedores para não haver gargalos operacionais.

Para o armazenamento que está sempre sincronizado com a produção, são as necessidades desse setor que definem o ritmo nas compras, podendo ser feito com antecedência por meio de cronograma e evitando a falta de insumos.

Já nos estoques de segurança, algumas das provisões extras que são feitas ficam disponibilizadas para qualquer imprevisto, caracterizado pelo excesso de demanda (sazonalidade em data especial) ou por atrasos do fornecedor.

Quais fatores são importantes?

A realização de uma eficiente e eficaz logística de abastecimento dá-se nas empresas quando variáveis relevantes são consideradas pelos gestores operacionais, como:

  • fluxo de abastecimento para controle da quantidade e da frequência do fornecimento da mercadoria disponível;
  • tipo de estoque que determina a adaptação de cada cadeia de suprimentos;
  • demanda baseada nos dados históricos do cliente;
  • fornecedor que garanta pontualidade na entrega e qualidade da mercadoria;
  • verificação no recebimento do material para analisar se o pedido está adequado com a entrega;
  • unidade de carga para utilização no armazém e movimentação adequada.

Como funcionam os processos na logística integrada?

Uma boa gestão da logística de abastecimento tem grande importância para as empresas no seu desenvolvimento como um todo, indo muito além do armazenamento e transporte de produtos. Envolve processos diferenciados para o bom funcionamento das atividades logísticas operacionais, gerando competitividade perante a concorrência.

As atividades relacionadas à gestão da logística de abastecimento são produção, compra, estoque e distribuição, de forma que as etapas pelas quais o produto passa por toda a cadeia não sofram atrasos ou faltem diante o acordado anteriormente.

Dentro da cadeia de suprimentos, os processos logísticos de inbound e de outbound envolvem todo o planejamento, a implementação e o controle dos fluxos da logística de abastecimento.

O processo inbound ocorre no momento em que a empresa adquire a matéria-prima ou o produto, ou seja, a mercadoria entra no seu modelo de galpão, abrangendo os setores transporte, armazenamento e entrega.

O processo de outbound ocorre quando a mercadoria sai do seu modelo de galpão por meio da venda aos seus clientes, abrangendo os mesmos setores para o bom desempenho.

A logística de abastecimento precisa que seja integrada estrategicamente para conseguir interligar todas as fases operacionais durante o desenvolvimento operacional da empresa, envolvendo o monitoramento de transportes, o armazenamento e a distribuição, de forma adequada e fluindo com suas demandas.

Quais são os benefícios da logística de abastecimento?

Quando se trata do gerenciamento da logística de abastecimento no momento da aquisição e da armazenagem de materiais, o planejamento e a estratégia são pontos fundamentais para a tomada de decisão.

Assim, facilita a previsão dos prazos de entrega dos produtos com pontualidade e um melhor desempenho operacional. Pode-se também manter a redução dos custos excessivos ou desnecessários, sabendo o quanto a demanda exigirá para manter a linha de produção ativa e sem rupturas.

Escolher os fornecedores ideais que cumprirão com os prazos de entrega, mantendo a estocagem regular, com o mínimo de gasto no transporte, reduzirá o lead time, e o processo de compras será facilitado porque a previsibilidade de reposição do estoque aumenta e não tem o risco de faltar na produção.

Neste artigo, foi mostrado que o gerenciamento efetivo da logística de abastecimento ajuda no aumento da produtividade por meio de uma comunicação fluída que favorece o gestor a tomar decisões rápidas e precisas. Vimos também que etapas bem planejadas mantêm a qualidade do transporte, encurtam os prazos de entrega, tornando o processo ágil no seu modelo de galpão. Além da confiabilidade criada no relacionamento entre empresa e cliente que se fortalece por meio da fidelidade dos serviços bem prestados.

Gostou da leitura e quer saber mais sobre a TPC Logística Inteligente? Convidamos você a entrar em contato conosco e conhecer a nossa trajetória pela logística, e todos os nossos conteúdos.

Deixe um comentário