logística de moda

Entenda os desafios da logística de moda e como superá-los

Trabalhar com a área de moda pode ser muito vantajoso. A área foi a que mais cresceu no e-commerce em 2021, segundo o Grupo Locaweb, e muito disso deve-se justamente a um aumento na necessidade de compras online, já que, durante mais de um ano, a pandemia reduziu as possibilidades de compras em lojas físicas. Com isso, o receio de muitos consumidores sobre as possibilidades de comprar roupas online parece ter sido amenizado.

Com o aumento do e-commerce de moda e a maior confiança dos compradores em adquirir peças de lojas que estão distantes fisicamente da sua residência, torna-se cada vez mais importante investir em uma boa logística de moda. Ao mesmo tempo, essa área é permeada por desafios que precisam ser superados.

Se você não sabe como pode fazer isso, neste artigo, trazemos algumas dicas importantes a seguir. Boa leitura!

Quais são as peculiaridades da logística de moda?

O setor de moda tem algumas peculiaridades que impactam consideravelmente a parte logística e que, portanto, merecem a sua atenção. Confira a seguir algumas questões que podem ser críticas.

Logística reversa

Quando uma pessoa compra roupas pessoalmente, há menores chances de que seja preciso uma troca. Isso porque ela consegue, no provador, tirar suas dúvidas sobre a peça de vestuário. Já no e-commerce de moda, essa percepção é um pouco mais difícil, podendo o cliente perceber se a peça cabe ou não, ou se está dentro das suas expectativas, apenas quando ela chega.

Por isso, é muito comum que o cliente solicite a troca de um item para atender suas expectativas ou que faça a devolução da peça. E aqui se configura um dos grandes desafios, que é justamente trazer a possibilidade de retorno do item com maior celeridade e sucesso para sua loja, por meio de um processo ágil, aumentando a satisfação do cliente.

Nesse contexto, a logística reversa mostra-se a melhor aliada do e-commerce de moda. Contudo, neste ponto, também é importante que esse processo seja implementado de forma a trazer uma melhor experiência para o cliente e, ao mesmo tempo, resguarde o seu negócio.

Política de troca

Outro ponto importante é estabelecer regras claras para trocas em sua loja de moda. Afinal, se esse já é um ponto sensível nas lojas físicas, nas quais é possível conferir se as peças têm a qualidade esperada pelo cliente, no e-commerce isso se torna ainda mais delicado.

Por essa razão, tenha uma política de troca, com o prévio estabelecimento de regras importantes que auxiliarão o seu comprador a segui-las e tornar a experiência de compra vantajosa para todos. Essas regras devem estar bem claras e de fácil acesso em seu site.

Agilidade na entrega

Muitas pessoas, quando compram peças de roupa, têm uma demanda urgente, o que exige uma entrega mais ágil. Por exemplo, um cliente pode comprar um item para uma festa e, portanto, precisa que a peça chegue logo para realizar ajustes, que podem ser necessários, antes do evento.

Mesmo que isso não aconteça, por tratar-se de um item de moda, há muita expectativa para que ele chegue logo nas mãos da pessoa. Por isso, essa é uma das áreas em que os clientes tendem a criar uma maior expectativa de que as compras cheguem rapidamente. Caso demorem demais, isso pode afastar a pessoa do seu negócio.

Cuidados para não comprometer as peças

Qualquer tipo de dano pode prejudicar a experiência do cliente com o seu negócio. Por exemplo, se durante o trajeto acontecer um vazamento de líquido que, ao entrar em uma embalagem frágil, manchar a roupa, isso pode prejudicar a experiência.

Por isso, é importante encontrar formas de contornar essa situação e, assim, garantir que as peças chegarão intactas. Isso vale também para a embalagem, já que essa é uma parte da experiência do cliente. Avarias podem já passar uma impressão de descuido no processo de transporte.

Encantamento do cliente

Cada vez mais o cliente precisa ser encantado para garantir melhores resultados para seu negócio, inclusive, a possibilidade de fidelização a longo prazo. Por isso, se você quer mantê-lo em seu negócio, é fundamental garantir que todas as partes da experiência da pessoa com sua loja sejam positivas.

Lembre-se sempre de que a parte logística é aquela mais próxima ao cliente e, portanto, torna-se fundamental que você tome todas as medidas necessárias para que ele não se decepcione em nenhum momento.

Como superar os desafios da logística de moda?

Trouxemos, até aqui, os principais pontos que podem gerar situações importantes e delicadas para seu e-commerce na área de moda. Mas precisamos discutir, também, como superar esses desafios. Separamos algumas dicas importantes a seguir.

Entenda o nicho

Conheça bem quem são seus principais compradores. Eles são pessoas exigentes? Tendem a querer mais agilidade? Valorizam a integridade das embalagens? Ao pensar nisso, você consegue direcionar com melhor precisão os seus processos logísticos e, assim, ter melhores resultados.

Conte com boas soluções tecnológicas

As tecnologias serão suas maiores aliadas na logística de moda, pois muitas das questões que trouxemos aqui podem ser solucionadas com a automação de processos. Além disso, essas ferramentas podem, também, auxiliar a identificar problemas que possa ter em seu negócio.

Por exemplo, será que a taxa de devolução de peças é muito alta? Isso pode significar que faltam dados mais precisos sobre o tamanho das roupas em seu site.

Tenha apoio de empresas especializadas

A possibilidade de parceria com empresas especializadas em logística facilita os processos para sua loja de moda. Enquanto você se preocupa com questões do core business e com o engajamento de clientes, a empresa especializada cuida dessas questões. Assim, você não precisa quebrar a cabeça criando estratégias e tentando otimizar processos — eles mesmos farão isso.

Com isso também há alguns benefícios importantes, entre eles:

  • redução de custos;
  • maior agilidade nos processos;
  • garantia de adoção de estratégias mais modernas;
  • foco no nicho da sua empresa.

As empresas especializadas em logística são grandes aliadas dos e-commerces da área de moda. Isso porque muitas das questões que listamos ao longo deste artigo são já pontos trabalhados por eles. Além disso, elas são capazes de trazer estratégias fundamentais que podem potencializar benefícios para sua empresa como um todo.

Quer saber mais sobre o assunto? Assine nossa newsletter e não perca nossas dicas imperdíveis diretamente em seu e-mail.

Este post tem um comentário

  1. Marcio Roberto

    É muito legal esta versatilidade toda daqui, até sobre a moda você acha dicas!

Deixe um comentário