logística descomplicada

Logística Descomplicada: 5 dicas para sua empresa em 2021

A busca pela logística descomplicada é um dos focos para 2021. De fato, diante de tantos desafios enfrentados pelo mercado, otimizar as operações, reduzir custos e manter a qualidade são ações que estão no do topo da lista de necessidades dos gestores. A ideia principal, aqui, é trabalhar com tudo o que possa driblar as dificuldades impostas pelo cenário atual.

Assim, os processos de produção, armazenagem e distribuição de produtos ganham uma nova perspectiva pela capacidade de se adaptarem, não importa qual seja a implementação necessária. Sem contar que, com clientes cada vez mais exigentes, encontrar a tecnologia que faz a diferença é o segredo para manter a excelência.

Quer saber mais? Vamos mostrar 5 dicas para alcançar a logística descomplicada e ter sucesso em 2021. Acompanhe!

Por que você deve adotar uma logística descomplicada neste ano?

Em um mercado cada vez mais competitivo e repleto de oscilações econômicas, as empresas precisam descomplicar a logística ao máximo para entregar excelentes resultados aos clientes, tornar-se referência e manter uma equipe competente.

Dessa maneira, conhecer a fundo quais são as dificuldades da operação é essencial para identificar quais tendências podem ser adotadas para transformar o processo, desde a produção com a matéria-prima até a distribuição ao mercado. Ao longo de 2021, especialmente, os gestores envolvidos tanto na cadeia de suprimentos quanto na logística de modo geral precisam realizar mais com menos recursos.

Por se tratar de um desafio e tanto, o ideal é contar com a ajuda da tecnologia, certificar-se de que os colaboradores melhorem a produtividade e evitar retrabalho com questões burocráticas. Tudo isso, é claro, sem deixar de lado a busca por soluções inteligentes na hora de lidar com imprevistos que possam causar prejuízos.

Como descomplicar os processos logísticos da sua empresa?

O ponto principal está em buscar por parceiros que consigam ajudar a descomplicar o processo. Afinal de contas, se a sua empresa leva mais tempo para solucionar um problema e colocar a mercadoria em transporte do que o concorrente, pode perder os clientes e acabar em uma verdadeira bola de neve.

Por esse motivo, o trabalho deve tornar o serviço ágil em todas as etapas, com foco no melhor custo-benefício. Em função disso, você precisa fugir do lugar-comum e apostar alto na padronização das operações. Como muitos setores precisam se reinventar, é papel de quem lida com essa realidade no dia a dia se informar sobre o que faz sentido para o seu negócio a partir de um olhar experiente.

Veja, a seguir, 5 dicas para descomplicar a logística em 2021!

1. Cadeia logística integrada

A cadeia logística integrada é uma das principais tendências de 2021. Esse conceito traz uma visão sistêmica ou holística da cadeia de suprimentos. Dessa forma, cada parte do processo se transforma em apenas uma coisa. Uma das principais vantagens do formato, por exemplo, está em notar que uma falha em qualquer etapa, por menor que pareça, pode comprometer toda a operação.

O objetivo é trabalhar de maneira dinâmica, sistêmica, unificada e sem erros de conformidade ou problemas com prazos. Na prática, a logística integrada administra todo o processo a partir de um sistema inteligente que consegue monitorar cada etapa do fluxo. Dessa maneira, as funções são realizadas com base em três áreas principais, que são logística inbound, logística industrial e logística outbound.

2. Previsões de demanda

A previsão de demanda se trata de uma análise que envolve as áreas de gestão de estoque e comercial em parceria. Esse tipo de medida consiste em identificar quais serão as necessidades futuras dos produtos e equilibrar os níveis que estão disponíveis. Para que isso seja possível, as avaliações são feitas de maneira cuidadosa por meio do histórico de vendas, do comportamento do mercado e da logística de entrega.

3. Monitoramento de entregas

Adotar um sistema de rastreamento de entrega faz muita diferença na eficiência do serviço prestado. Ter tecnologias em que o gestor tem confiança é um fator decisivo na logística no ano de 2021 e deve ser prioridade nas operações. O principal objetivo do sistema de monitoramento de entregas é acompanhar cada passo de uma carga. Isso vale desde o momento em que for embarcada no caminhão até o endereço final.

Além disso, o sistema realiza esse trabalho com uma série de dados que são importantes para o sucesso da logística. Ainda, aumenta a visibilidade operacional e analisa criteriosamente os riscos envolvidos em cada operação. Logo, o embarcador consegue cumprir sua função com muito mais tranquilidade de que a carga chegará ao destino ou que terá a possibilidade de solucionar imprevistos rapidamente.

4. Internet das Coisas

As evoluções na indústria logística trouxeram a Internet das Coisas como uma das principais aliadas do trabalho. Esse processo faz parte da Logística 4.0, que, basicamente, foi desenvolvida pela necessidade de contar com uma cadeia de suprimentos alinhada com as necessidades do cenário atual de desenvolvimento.

A tecnologia, aqui, na maior parte das vezes, representa melhorias em processos já existentes no mercado, a partir de aparelhos eletrônicos inteligentes. Na prática, os objetos conseguem obter informações sobre o meio operacional em que estão inseridos para se comunicar uns com os outros.

5. Automatização

A automatização de processos se transformou na melhor receita para a rotina dos gestores que precisam ganhar tempo e trabalhar de forma mais padronizada. Trata-se de adotar sistemas de gestão integrada para solucionar problemas nas operações, tornar os processos mais rápidos, reduzir gargalos e ter dados mais confiáveis.

Além disso, são incluídas ferramentas específicas e personalizadas que permitem que algumas tarefas sejam feitas de forma automática. A grande vantagem desse tipo de recurso é reduzir as atividades manuais. Por exemplo, preencher documentos e notas manualmente toma muito tempo dos colaboradores. Sem essa tarefa, eles podem contribuir mais para o andamento da empresa de maneira geral.

6. Serviço em nuvem

A computação em nuvem é uma excelente aliada da logística. Aqui, o gestor consegue integrar os processos com a intenção de potencializar os benefícios. Embora algumas empresas resistam a retirar seus dados de métodos tradicionais, focar as operações na nuvem traz muito mais dinamismo e integração ao processo.

Com essa tecnologia, as empresas podem armazenar as informações de seus principais serviços, sistemas e hardwares na estrutura de um provedor. Assim, o acesso virtual a todos os dados permite ver qualquer documento em tempo real ou solucionar problemas facilmente, não importa onde o gestor ou o colaborador estiver, desde que tenha acesso ao provedor em seu notebook ou smartphone.

A logística descomplicada faz parte das tendências para o setor em 2021 e cada vez mais ganha adeptos pela necessidade de otimizar os processos da empresa. Desse modo, torna-se necessário identificar o que realmente vai se encaixar como solução para a realidade de sua empresa em relação aos problemas enfrentados no trabalho. Só assim será possível vencer os desafios com foco no melhor custo-benefício e serviços de qualidade.

Gostou das informações do artigo? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro de outros assuntos relevantes!

Deixe um comentário