logística internacional

Você conhece as particularidades da logística internacional?

Toda empresa que deseja ter sucesso no comércio exterior precisa preparar-se adequadamente para a logística internacional. Isso inclui todos os trâmites e processos necessários até que a mercadoria chegue ao seu destino, especialmente as questões burocráticas, legais e de detalhes de transporte.

Funcionando como um grande diferencial competitivo, é natural que os clientes busquem cada vez mais experiências completas direcionadas pela tecnologia e gestões eficientes. Além disso, também é fundamental ficar por dentro de como as leis e normas são aplicadas em outros países para evitar imprevistos no desembaraço aduaneiro.

Quer saber mais? Vamos mostrar quais são as particularidades da logística internacional. Acompanhe!

Diferenças entre a logística internacional para a nacional

Atuar com a logística nacional traz uma série de desafios para que tudo aconteça de maneira minuciosamente eficiente e a empresa entregue bons resultados. Essas questões se tornam duplamente trabalhosas na logística internacional por conta da necessidade de gerenciamento de processos e entregas em um território estrangeiro.

Outro ponto que deve ser mencionado é que normalmente os profissionais envolvidos atuam com foco em cumprir prazos e fazem os cálculos de acordo com os menores tempos de entrega. No entanto, como se trata de trâmites internacionais, existem diversas questões que devem ser consideradas até que as mercadorias estejam liberadas desde a saída do local de origem até a chegada em solo internacional.

No cenário nacional, você pode notar que a logística no Brasil atua diante de uma legislação bem complexa em relação à negociação de mercadorias entre países. Por isso, o primeiro passo é aprofundar-se no que é feito por aqui e, em seguida, nas normas do país escolhido para a negociação. O grande segredo é entender o texto-base que envolve importações e exportações, informar-se sobre tributação de cada produto e olhar estrategicamente a natureza das operações no mercado estrangeiro.

Negociações simultâneas

Diferentemente do mercado nacional, em negociações internacionais, é possível atuar em vários mercados simultaneamente. O tempo de transporte e o modal escolhido também costumam ser diferentes. Afinal de contas, em processos no território de um mesmo país, a opção mais usada é o terrestre com caminhões específicos de acordo com o tipo de mercadoria enviada e as regras da legislação de transporte.

Já quando se trata da logística internacional, esse formato tende a ter um custo muito alto, especialmente, quando se trata de países que não fazem fronteira entre si. Em grande parte, os envios internacionais acontecem por vias aéreas ou quando em grandes volumes por meio de contêineres em navios.

Particularidades entre os tipos de transportes

Uma das decisões mais importantes no sucesso da logística internacional é o transporte escolhido para as mercadorias chegarem até o destino. Isso implica muito além do cumprimento de prazos por conta do tempo de deslocamento e envolve também a segurança dos itens.

Uma avaliação equivocada, nesse caso, seja por economia, seja por falhas internas, pode fazer com que o produto chegue com avarias e fique inutilizado. Sem contar que, conforme a opção de transporte, existe a chance de as regras e exigências da legislação envolvida diferenciarem-se em alguns pontos. Veja a seguir!

Terrestre

O modal por vias terrestres é o mais usado no transporte nacional. Esse processo de popularização atingiu o Brasil em meados dos anos 1950, quando as indústrias de automóveis chegaram ao país e as rodovias foram pavimentadas. São caminhões/ carretas específicos que circulam pelas rodovias, estradas e ruas com os mais variados tipos de cargas.

Entre os principais exemplos, estão os produtos da indústria farmacêutica, os grãos, os alimentos perecíveis que precisam de caminhões com refrigeração especial e, até mesmo, cargas vivas. São, na prática, rotas com percursos mais flexíveis e estratégicos que se encaixam no controle de planejamento das empresas em um bom custo-benefício, na maioria das vezes.

Aéreo

O modal aéreo é o mais rápido quando se trata de cumprir trajetos da logística internacional. Outra vantagem muito significativa é que não exige embalagens muito reforçadas, já que a movimentação durante o percurso não costuma ser muito agressiva.

O ponto negativo é que comporta um volume menor de itens, ao contrário do transporte terrestre e marítimo. Sem contar que os custos envolvidos também são mais altos e correspondem à agilidade, segurança e eficiência da entrega.

Marítimo

Também muito usado em negociações internacionais, o transporte marítimo apresenta um bom custo-benefício pela possibilidade de enviar um volume grande por viagem e trafegar em grandes distâncias. O prazo de envio costuma ser maior, porém é necessário que a empresa faça os cálculos durante as negociações para apresentar uma expectativa realista ao cliente. Além disso, é uma opção segura em relação à integridade dos itens e tem um frete bastante competitivo.

Principais desafios relacionados à internacionalização da logística nas empresas

Em um mercado tão desafiador e concorrido, fazer uma boa gestão de processos logísticos é fundamental para manter cada etapa otimizada. Além da falta de conhecimento sobre as legislações estrangeiras, como já citamos, a falta de investimentos em portos brasileiros também torna o cenário mais desafiador para as empresas brasileiras.

No entanto, existem obras e melhorias em andamento que prometem colocar o Brasil ainda mais nas projeções internacionais. Agora, quando se trata de avanços entre as principais tendências logísticas, a tecnologia envolvida nos processos, como o Big Data, chama a atenção e permite operar com processos padronizados focados em qualidade.

São operações que lidam com os mais diversos tipos de produto com tratamento personalizado e contam com equipes especializadas e recursos de armazenagem, check out, expedição e picking, que vão além da entrega final. A ideia gira em torno de soluções econômicas, disruptivas e criativas que tragam valor agregado ao serviço realizado.

Agora ficou claro como a logística internacional exige mais esforços das empresas para entregar excelentes resultados. Uma excelente dica é contar com a ajuda de um operador logístico experiente no mercado e que conheça todos os desafios e as oportunidades de crescimento envolvidos no setor. Sem citar a possibilidade de facilitar os trâmites burocráticos do desembaraço aduaneiro.

Gostou das informações do artigo? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro de conteúdos exclusivos que fazem toda a diferença nos resultados.

Deixe um comentário