logística para ecommerce

Logística para e-commerce: veja 5 estratégias para otimizá-la

Você já pensou no papel da logística para e-commerce? Muitas empresas que atuam na área não pensam nesse setor como estratégico, mas sim como um operacional que torna possível a realização das atividades. Mas, se você não considerar isso, pode colocar em xeque todo o crescimento da empresa.

Quer ver um exemplo? A Amazon é o maior e-commerce e marketplace do mundo. Isso foi possível graças a uma visão estratégica sobre logística que permitiu o seu crescimento, tornando essa área o grande diferencial da empresa.

Por isso, mire neste exemplo e faça seu e-commerce crescer. Separamos as 5 principais estratégias para otimizá-lo e ganhar espaço no mercado. Boa leitura!

Quais são as principais características da logística para e-commerce?

Uma primeira dúvida muito comum de gestores de e-commerce é identificar quais são as principais características de uma logística voltada especificamente para esse setor. Vamos conferir a seguir algumas das principais características e peculiaridades dessa área:

  • estrutura mais complexa, principalmente devido ao fato de a maior parte das transações ocorrerem online, de forma que a comunicação entre os dados de vendas, armazenamento e transporte precisa acontecer de forma fluida;
  • planejamento necessário para otimizar prazos de entrega sem comprometer o valor do frete e a rentabilidade;
  • orientação para a satisfação do cliente, em especial porque, atualmente, há um maior número de players no mercado, o que aumenta as chances de que seu cliente, em caso de problemas, busque o concorrente para solucionar suas questões e deixe sua empresa de lado.

Quais as 5 melhores estratégias para otimizar a logística para e-commerce?

Para quem quer trazer a logística como um diferencial do e-commerce, é fundamental saber quais são as melhores estratégias para isso. Separamos as 5 melhores para trazer agora. Saiba mais a seguir.

1. Coloque a logística no centro dos processos do seu e-commerce

Por mais que as vendas online e a experiência do cliente com a plataforma de vendas tenham seu papel, elas não configuram o único ponto que merece atenção no que diz respeito aos processos do seu e-commerce. Afinal, uma das áreas que está intrinsecamente ligada com o cliente é a logística.

Erros no armazenamento, envio de produtos errados, avarias, atrasos, entre outros pontos, podem colocar em xeque tudo que você planejou para seu negócio online. Enquanto você considerar a logística como uma área acessória, essas questões acontecerão com maior frequência. Por isso, se quer potencializar os resultados logísticos, entenda que esse processo é tão importante quanto todos os outros, compondo parte do core business da sua empresa.

2. Conte com a tecnologia a seu favor

O futuro é tecnológico. E, com certeza, ao optar pelo e-commerce, você sabe disso, não é mesmo? Afinal esse modelo de negócios está baseado, justamente, em um avanço nas tecnologias digitais. Mas é preciso considerar, também, essas mudanças internamente na sua empresa. O uso de ferramentas importantes para a logística traz a transformação digital para dentro da sua loja online.

Algumas das tecnologias mais recentes que auxiliam em uma logística mais eficiente são:

  • inteligência artificial;
  • Big Data;
  • drones;
  • robôs inteligentes;
  • softwares logísticos, entre outros.

3. Tenha armazéns posicionados estrategicamente

Quando você trabalha com um e-commerce, sabe que expande as possibilidades de atuação para todo o país e, até mesmo, para o exterior. O posicionamento dos armazéns permite que você possa reduzir custos logísticos e, ao mesmo tempo, garantir maior agilidade nos processos.

Além disso, algumas estratégias podem ser úteis para potencializar ainda mais os resultados. Por exemplo, em vez de adotar locais de liberação de produtos em grandes centros urbanos, opte por cidades menores e posicionamento próximo a rodovias. Com isso, você consegue abastecer essas regiões, facilitar transporte por outros modais (aéreo e marítimo, por exemplo) e ter redução de custos operacionais.

4. Tenha um bom planejamento logístico

Para monitorar adequadamente os processos logísticos, é fundamental voltar um passo atrás e ter um planejamento adequado. Para isso, você deverá analisar de que forma as etapas dos processos logísticos estão sendo realizadas e de que forma é possível otimizá-las.

Portanto, mapeie os processos e análise de que forma pode-se minimizar gargalos e obter melhores resultados. Com isso, é possível reduzir impactos negativos em suas atividades logísticas.

5. Terceirize a logística de e-commerce

Outro erro muito comum é centralizar os processos logísticos sob a gestão da empresa. Por mais que ela componha o core business, não significa que você precisa, necessariamente, ter profissionais internos trabalhando para o setor logístico. Uma das formas de otimizar as atividades no e-commerce é, justamente, optando pelo outsourcing, deixando esses processos com quem realmente domina o assunto. Mas falaremos sobre essa importância a seguir.

Por que a terceirização da logística de e-commerce é tão importante?

A logística terceirizada tem um papel importante para as empresas de modo geral e, para o e-commerce, pode ser o que garante a vitalidade do negócio. Ela pode ir além da simples entrega dos produtos, passando para o controle de toda a cadeia logística de modo amplo, contemplando:

  • recebimento de insumos e produtos;
  • estoque e armazenamento;
  • expedição de itens.

A partir disso, você pode focar no core business do seu negócio (vendas online) e deixar essas tarefas de apoio (que são essenciais, sim, para o funcionamento do seu negócio) com quem realmente domina o assunto e evitando erros. Com isso, é possível garantir maior eficiência nas atividades de vendas e encantar os clientes no dia a dia do seu e-commerce.

A terceirização da logística do e-commerce pode trazer uma série de benefícios, entre eles:

  • redução de custos, já que você não precisará arcar com a folha de pagamento de profissionais contratados pela sua empresa para este fim;
  • especialização da gestão logística, feita por quem realmente entende do assunto e tenha know-how sobre como operar a logística para e-commerce;
  • controle simplificado dos processos, de forma que você poderá acompanhar o cumprimento das metas e a identificação de soluções, mas os pormenores são controlados pela empresa especializada;
  • uso de equipamentos mais modernos e eficientes. A empresa terá tanto os melhores softwares para gestão logística quanto os veículos mais adequados para o transporte, tornando o processo ainda mais eficiente.

E, além de tudo que falamos, temos o maior benefício: um serviço de maior qualidade para seus clientes. A partir disso, é possível proporcionar uma experiência única, incrível e que agrade seu consumidor, fidelizando a longo prazo.

A logística para e-commerce tem suas peculiaridades, mas indo no caminho certo é possível reduzir riscos e ter melhores negócios.

Quer mais dicas como essa? Então acompanhe nosso perfil no Facebook e não perca nossos conteúdos exclusivos!

Deixe um comentário