pos-pandemia

Afinal, como será a logística pós-pandemia?

Os últimos meses serviram não apenas para o mercado rever estratégias e reforçar certos cuidados em tempos de crise. Mas também permitiu que muitas tendências — que já eram previstas — simplesmente acelerassem de uma forma jamais vista. E isso nos ajuda a prever como será a logística pós-pandemia e que modelos de negócios podemos esperar daqui para frente.

Mas, afinal, que tendências são essas, o que mudou de ontem para hoje e quais são as expectativas para um futuro breve no setor de transportes no Brasil e no mundo? Para tentar responder essas e muitas outras questões sobre os possíveis cenários da logística pós-pandemia, nós preparamos este post com algumas dicas, tendências e informações úteis sobre o assunto. Quer conferir? Então, boa leitura!

Os impactos causados pela pandemia no setor de logística

Talvez ainda seja cedo para mensurar exatamente todos os impactos causados pela pandemia na logística e, até mesmo, o que virá pela frente. No entanto, entre todos os setores afetados, indiscutivelmente, o de transportes precisou reinventar-se de uma hora para outra.

Com o fechamento de fronteiras a nível global e as imposições governamentais para isolar pessoas no mundo inteiro, a logística de cargas viu boa parte de suas operações simplesmente parar, com recorde de aviões em solo, navios em alto mar e caminhões estacionados.

Aos poucos, essa normalidade foi retornando, mas ainda falta muito para retomar por completo seus níveis normais de operação. Para exemplificar alguns desses impactos da pandemia na logística mundial, confira a seguir.

Impactos no transporte internacional de cargas

A logística de comércio exterior foi uma das mais influenciadas pelas imposições da pandemia, em especial, no que se refere ao acesso das cargas além das fronteiras. Um dos impactos tem relação direta com a queda de voos comerciais no mundo, já que esses aviões também serviam para o transporte de determinadas encomendas. Apesar disso, o pico da crise já é considerado passado no setor, e, hoje, voos e rotas marítimas já recuperaram a maior parte de sua normalidade.

Aumento do consumo online

Outro impacto notável durante o tempo de pandemia foi o crescente aumento do consumo online de bens e serviços no Brasil e no mundo. Isso se explica muito pelas imposições de isolamento social e de algumas decisões para o mercado, como o fechamento de lojas físicas.

Apesar desses cenários já terem sido tendências nos últimos anos, a pandemia acelerou esse fenômeno e, paralelamente a isso, demandou uma estrutura logística a qual muitas empresas ainda não conseguiram se adequar.

Só na América Latina, estima-se que o e-commerce cresceu mais de 50% nos últimos meses. Um dado interessante é o apontamento para um novo público de consumidores, que realizou suas primeiras compras agora e que, provavelmente, manterá esse hábito daqui para frente.

Reclamações de entregas

Junto à explosão de vendas no e-commerce durante a pandemia, outros problemas ligados à logística começaram a surgir para muitas empresas. Para se ter uma ideia, um levantamento do Procon de São Paulo aponta para um aumento de 208% no nível de reclamações em pedidos online. Em sua grande maioria, os motivos são de atrasos nas entregas.

Ou seja, o mesmo cenário de oportunidades que surge no mercado também demanda adaptações e estratégias rápidas das organizações. E a logística é a chave para esse sucesso.

As soluções encontradas pelo setor de logística na pandemia

Em tempos de crise, cabe aos gestores se adequarem às necessidades e, até mesmo, se reinventarem muitas vezes. E foi justamente isso que as empresas se viram obrigadas a fazer. Entre as principais soluções encontradas na pandemia para o setor de transportes, podemos destacar as seguintes.

Logística omnichannel 

O conceito de omnichannel já era uma tendência antes da pandemia. Porém, nunca foi tão necessário e aplicável à logística como agora. O objetivo dessa proposta é disponibilizar e integrar o máximo de canais possível para a comunicação dentro das operações, com base, especialmente, em ferramentas tecnológicas que temos disponíveis hoje no mercado.

Por exemplo, o cliente se sentirá mais à vontade em comprar determinado produto, caso o fornecedor disponibilizar os mais variados canais a ele, como uma loja online e física, um chat e telefone para dúvidas, uma ferramenta de monitoramento da entrega, mensagens automáticas sobre o pedido, entre outras funcionalidades. Cada canal disponível agrega mais valor e desempenho dentro das operações logísticas.

Rastreamento de cargas

Com as dificuldades e os desafios da logística durante a pandemia, as ferramentas de rastreamento de cargas também se destacaram com uma solução imprescindível nesse cenário. Afinal, elas trazem mais praticidade, segurança e agilidade às operações, permitindo tomadas de decisões mais assertivas, quando necessárias previsões mais exatas para o recebimento dos materiais investidos, e até um planejamento mais apurado de roteirização de entregas futuras.

Sistemas de gestão logística

A tecnologia já se faz presente na logística há um bom tempo, mas agora ela, de fato, se tornou indispensável dentro das operações. Sistemas como WMS (armazenagem de estoque), TMS, Plataformas One-Stop-Shop, entre outros, são exemplos de como as empresas passaram a depender de gestões mais otimizadas e inteligentes. Caso contrário, é fadar as operações ao obsoletismo e insistir em erros e gargalos que o mercado pós-pandemia não suportará mais.

A logística pós-pandemia

Prever exatamente como será a logística pós-pandemia é algo ainda impossível, mas as tendências já apontam para um cenário sem volta, em especial, no que se refere ao uso de tecnologias de ponta, à integração e às assessorias especializadas. Hoje, como nunca antes, a logística precisa ser estratégica, ágil, planejada e baseada em ferramentas inteligentes para atender a todas as exigências desse “novo normal”.

Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis de como a logística no Brasil foi impactada nos últimos meses e, além disso, o que é possível já prever para o futuro do setor a médio e longo prazo. O que se pode afirmar no momento é que, apesar dos tempos de crise, novas oportunidades surgiram e adequações são necessárias para encarar essas novas demandas.

Sem dúvidas, a logística pós-pandemia necessitará, basicamente, ser especializada, moderna, inteligente e dinâmica.

Gostou? Quer mais dicas sobre diferentes assuntos do universo logístico? Então, assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão. Até a próxima!

Este post tem um comentário

  1. Rangel Alves

    Boa tarde!

    Obrigado, usei este post como material auxiliar em um trabalho da minha Pôs Graduação em Logistica, excelente texto.

Deixe um comentário