logística promocional

A importância da logística promocional para ações de trade marketing

O conceito de logística promocional tem sido debatido cada vez mais dentro das empresas no Brasil, tendo em vista a evolução e a própria dinâmica que o mercado exige das operações. Para entender melhor, aquela antiga ideia de que a logística se limita apenas a processos operacionais e a caminhões cruzando as estradas do país já é algo extremamente obsoleto. Essa visão dá espaço a novas tecnologias e estratégias, que visam a englobar mais áreas além da distribuição e, principalmente, o trabalho de forma integrada.

Sendo assim, falar em logística promocional em sua empresa tem muito a ver com um conceito de full commerce, no qual a sua distribuição não se preocupa unicamente em carregar e entregar seus produtos, mas, sobretudo, em prezar pela qualidade de toda uma cadeia e pela estratégia ao redor.

Você quer entender melhor essa ideia e conferir algumas dicas de como implementá-la na prática em sua empresa? Então, leia este artigo até o final e tome nota do que separamos a seguir. Boa leitura!

Afinal, o que é logística promocional?

Na prática, como bem sugere o nome, a logística promocional é uma área ainda em crescimento no Brasil. Ela tem por objetivo integrar melhor as operações de entrega com as estratégias de marketing da empresa, possibilitando tornar a cadeia mais eficiente, produtiva e inteligente.

Esse tipo de logística lean engloba um trabalho de planejamento e monitoramento com, principalmente, o uso de tecnologias e parceiros estratégicos envolvidos. Assim como o marketing promocional faz, a logística pode seguir os mesmos objetivos e metas desse conceito, que, basicamente, são o fortalecimento da marca, o aumento das vendas, a fidelização do cliente e a experiência diferenciada em uma compra. É justamente isso que define a logística promocional: o aperfeiçoamento e a integração dos processos de entregas mais eficientes, como um fator diferencial para as estratégias de venda das organizações.

Como relacionar, na prática, logística, trade marketing e merchandising?

Como bem destacamos no início do texto, a logística deixa de ser, cada vez mais, um fator meramente operacional dentro das empresas e passa a ser ponto estratégico e de diferenciação para esses negócios. São inúmeros os exemplos e nomes que apostam nessas iniciativas no Brasil e no mundo. É o caso da Natura, que investe, nos últimos anos, para tornar sua linha de produção e distribuição uma referência em sustentabilidade, ou mesmo a Amazon, que é pioneira em um método exclusivo de entregas antecipadas por meio de tecnologias aplicadas ao seu supply chain.

Em resumo, não importa o tamanho ou a atuação de sua empresa. A aplicação da logística promocional é uma estratégia viável, desde que se tenha objetivos bem definidos para isso, assim como tecnologias e infraestrutura adequadas.

No entanto, antes de achar que tal estratégia requer investimentos altíssimos e limitados apenas às grandes redes de varejo, lembre-se de que a logística feita por uma empresa externa é uma solução, que visa justamente a viabilizar essa transformação digital e a estruturação de processos, sem necessariamente precisar investir em tecnologias ou ferramentas próprias no negócio.

De que forma organizar os processos da logística promocional?

Aproveitando o gancho do tópico anterior, a logística promocional pode ser implementada a partir de meio externo, desde que os parceiros estratégicos forneçam a infraestrutura, as tecnologias e a expertise necessárias para tornar sua cadeia de suprimentos realmente diferenciada. Sendo assim, vale destacar alguns processos indispensáveis para a implementação de uma logística promocional.

Integração logística

O primeiro fator para o sucesso de uma logística promocional é a integração logística, tendo em vista que uma cadeia só se torna eficiente quando cada processo e etapa do supply está devidamente conectado e integrado. Para isso, um único operador logístico pode fornecer soluções em armazenagem, transporte, tecnologia, comunicação e equipes capacitadas, a fim de integrar a logística e centralizar as responsabilidades em um mesmo canal.

Tecnologia de ponta

Aqui trazemos outro ponto-chave para a implementação de uma logística promocional, que é a detenção de ferramentas tecnológicas que permitem tanto a integração, como citada no tópico anterior, quanto a gestão em si das operações.

Por exemplo, plataformas web one stop shop são um exemplo prático de como garantir o controle e o monitoramento total das operações do dia a dia. Elas possibilitam dar mais produtividade às atividades, evitar riscos, reduzir custos, detectar possíveis problemas de imediato, otimizar a comunicação entre todos os players e, por fim, proporcionar uma experiência mais satisfatória ao consumidor.

Infraestrutura

Além da integração e do uso de ferramentas inteligentes, a logística promocional depende também de uma infraestrutura adequada para suas operações. Isso engloba tanto processos inbound, como outbound. Ou seja, para tornar suas entregas mais eficientes, é fundamental contar com armazéns avançados, transportadoras capacitadas, suporte técnico e especializado (despachantes, advogados, operadores etc.), além da já citada tecnologia.

Mais uma vez, vale destacar que nem mesmo uma infraestrutura completa e ampla requer, necessariamente, grandes investimentos, tendo em vista a possibilidade de realizar externamente esses fatores. Sendo assim, o papel do operador logístico pode, por exemplo, viabilizar a armazenagem eficaz de seus produtos em CDs próprios, oferecer serviços de transportes específicos para as características de seus produtos, disponibilizar equipes capacitadas e especializadas para as operações e fornecer as ferramentas que sua empresa precisa.

Em resumo, essas são algumas das dicas e informações úteis sobre logística promocional e dos diferenciais que esse conceito pode agregar às suas estratégias de marketing e de vendas na empresa. Contudo, vale ainda reforçar a ideia de que essa prática pode ser viabilizada a partir de operadores logísticos externos, que entram com toda a infraestrutura — operacional, gerencial e tecnológica — para garantir mais eficiência, evitar erros em processos de logística e promover experiências diferenciadas em seu mercado.

Gostou do nosso post? Quer conferir mais dicas e saber como tornar sua cadeia de entregas ainda mais eficiente e inteligente? Então, não deixe de conferir também nosso próximo artigo e descubra a importância de um bom planejamento logístico e as melhores práticas para fazê-lo.

Deixe um comentário