marketplace logistica

Marketplace logística: veja os principais desafios e como superá-los!

A logística é essencial para empresas que vendem produtos virtualmente, como as lojas virtuais e os marketplaces. Uma boa gestão dos processos nesse setor garante a saúde da relação com os clientes, o que ajuda a sustentar um negócio por bastante tempo. Nesse sentido, é preciso entender os desafios e saber como implementar essa boa gestão.

Cabe também estudar os casos específicos, como a relação entre marketplace e logística, por exemplo. Nesse cenário, há desafios intrínsecos e específicos, bem como soluções claras que ajudam as empresas a gerarem melhores resultados. Com as ferramentas ideais, é viável conseguir benefícios como a redução do lead time e a fidelização dos consumidores finais.

Saiba mais sobre o tema continuando a leitura deste conteúdo.

Qual é a relação entre marketplace e logística?

Assim como uma loja virtual, um marketplace precisa de uma boa gestão da cadeia logística. Disso dependem a própria saúde e a continuidade do negócio. Afinal, essas operações são complexas e envolvem um número maior de agentes, o que desencadeia certos desafios e gargalos. Não somente a logística, aliás, toda a cadeia de suprimentos nesse caso carrega uma complexidade maior.

Um marketplace gerencia produtos de diversos lojistas e, em alguns casos, precisa se encarregar de transportar e estocar esses itens. A experiência do usuário depende de uma administração eficiente de todas as fases da cadeia, que envolvem transporte e armazenagem em locais distintos.

Existem casos também em que esse controle de frete é exclusivo dos vendedores. Mesmo nessa situação, é necessário estabelecer algumas regras e garantir suporte aos lojistas para otimizar a experiência. Boa parte da confiabilidade de um marketplace vem da qualidade desse serviço de entrega, mesmo que não haja envolvimento direto. O nome da marca é o do marketplace, afinal.

Além disso, a gestão da logística também afeta a relação com os lojistas. Um lojista que entende que um marketplace oferece um bom suporte aos processos de transporte, estocagem e entrega confia mais em permanecer naquela plataforma. No caso de uma empresa que é criticada por isso, sua reputação cai e os comerciantes vão desistir de usar o site.

Evidentemente, há alguns marketplaces que combinam processos logísticos com os próprios lojistas, deixando para eles essa responsabilidade com alguns produtos. Contudo, existem sempre promoções e planos que abrangem alguns itens com uma entrega controlada pelo marketplace. Ou seja, em qualquer caso, é preciso pensar a logística.

Quais são os principais desafios logísticos?

Diante dessa necessidade, surgem os desafios também. Um dos clássicos nesse sentido é a falta de comunicação entre a plataforma, os lojistas e os parceiros. Disso podem decorrer problemas como atraso nas entregas, perda de produtos e até excesso de estoque. Nesse sentido, está relacionada também a falta de integração entre os pontos e os agentes da cadeia.

Aliás, a própria gestão de estoque em si é um desafio. Saber exatamente como manter o estoque eficiente, sem excesso e sem falta, envolve gerenciar a demanda com uma certa proatividade. Para muitas companhias, não é tão simples prever vendas com inteligência e precisão.

Para um marketplace, ainda é desafiador rastrear encomendas e manter um controle sobre todas as etapas do processo. Afinal, são muitas pessoas envolvidas, o que torna a operação ainda mais complexa e intrincada, principalmente quando partes da operação são terceirizadas. Ter a tecnologia necessária para fazer esse tipo de conferência ainda é um problema em alguns casos, pois as empresas não sabem exatamente do que precisam.

Outra grande dificuldade é fazer uma boa logística reversa. Esse é um ponto que separa bons marketplaces de opções menos confiáveis, definindo um certo corte competitivo no mercado. Administrar a logística de envio de volta requer tecnologia, integração das etapas, visibilidade e uma boa comunicação.

Contudo, ter esses pontos consistentes ainda é um problema para muitas companhias. Afinal, há empresas que lidam com um processo rígido e esquemático que não apresenta a flexibilidade necessária para a logística reversa.

Quais são os benefícios de ter uma logística eficiente no marketplace?

Para assegurar bons resultados, é preciso implementar uma logística eficiente e adaptada aos problemas típicos do marketplace. Veremos neste tópico quais são esses bons resultados.

Visibilidade

Por conta da integração, há um aumento considerável na visibilidade dos líderes sobre as operações da logística. É possível controlar todos os pontos, reduzir os pontos cegos e garantir uma capacidade de resposta em tempo real aos eventos. Por exemplo, um gargalo em alguma rota pode ser administrado para evitar atraso no envio de produtos.

As tecnologias modernas de rastreamento permitem monitorar exatamente cada produto e controlar suas condições em cada ponto. Desse modo, evitam-se perdas e danos que afetam todo o processo.

Satisfação do cliente final

Em geral, podemos elencar como uma das vantagens a satisfação do cliente final, aquele que recebe o produto. Afinal, ele contará com um processo transparente, com a possibilidade de acompanhar o andamento do envio e com maior confiabilidade. Além disso, conseguirá enxergar valor na entrega, a partir da redução do tempo e do aumento da qualidade do produto, bem como da diminuição de transtornos.

Se o processo logístico é bem administrado, menos dores de cabeça são geradas para o consumidor, que pode ficar livre para aproveitar o que comprou.

Redução de custos

Todo gestor de logística está em busca de otimização de custos, uma vez que são muitas variáveis que geram gastos na operação, como o transporte, o tempo gasto e os elementos parados em estoque. Com as soluções tecnológicas modernas, é viável reduzir essas despesas com otimização de rotas, controle e previsão de demanda, eficiência na movimentação, bem como organização dos centros de distribuição para otimizar cada etapa.

Redução do lead time

Outro ponto que já mencionamos indiretamente: a redução do lead time, uma variável que está sempre no radar dos gestores. Todo o processo se torna mais flexível e eficiente, de modo que, como resultado, o tempo de entrega é encurtado consideravelmente.

É possível usar os sistemas para buscar mudanças/melhorias nos processos e mudar continuamente, de modo a satisfazer os clientes e criar uma boa reputação para o marketplace.

Mais visitas

Se o marketplace tem uma boa reputação, ele ganha mais visitas e, por conseguinte, mais compras. Mais pessoas irão confiar na empresa e buscar produtos tendo a certeza de que um dos pontos que mais valorizam será bem gerenciado: a entrega.

Aumento do ticket médio

As pessoas também tendem a comprar mais, aumentando o valor do ticket médio, quando o marketplace emprega uma administração eficiente dos envios. Por conta disso, há mais dinheiro sendo retornado para a empresa por meio das taxas cobradas sobre os lojistas. Então, a plataforma gera mais lucros e ajuda a permitir o crescimento da organização, de forma natural e consistente.

Marketplace e logística possuem uma relação próxima e interdependente. Todo marketplace precisa gerenciar bem os processos logísticos para assegurar bons resultados, como mais compras, ticket médio maior, menos custos e melhoria da experiência do cliente. A TPC Logística Inteligente pode ajudar as empresas desse ramo com soluções de inteligência artificial e integração entre os processos.

Gostou do conteúdo? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar sua empresa na logística.

Deixe um comentário