mba em logística

MBA em Logística: como ele pode preparar o profissional do futuro?

Hoje, muito se fala em MBA em logística e outras especializações na área, mas até pouco tempo o setor era visto de forma meramente operacional, que necessitava de apenas alguns controles por parte das empresas.

No entanto, com a dinâmica do mercado, a logística passou do operacional ao estratégico, tornando-se base fundamental para o sucesso e a competitividade de qualquer negócio.

É exatamente por isso que nem sempre só a experiência e alguns conhecimentos técnicos são suficientes para o profissional usufruir eficientemente de toda a sua capacidade nas operações. Ao contrário disso, atualizar-se e se especializar na área é, sem dúvidas, o melhor caminho para acompanhar as evoluções do mercado e estar sempre apto a atender às novas demandas.

Sendo assim, confira algumas vantagens que um MBA em logística pode oferecer ao profissional e como as empresas ganham com isso.  Boa leitura!

Afinal, por que investir em um MBA em logística?

Como bem resumimos no início, o setor logístico evoluiu muito de alguns anos para cá, agregando novos conceitos, métodos e, principalmente, novas tecnologias. A partir dessas mudanças, a logística ganha cada vez mais destaque como fator estratégico dentro das empresas e passa a ser um diferencial competitivo para os negócios, inclusive, influenciando diretamente na experiência final do cliente.

Logo, o profissional de logística de 20 anos atrás certamente não é o mesmo de hoje, sendo necessário buscar por uma atualização constante, seja em relação ao conhecimento teórico ou prático.

É justamente aqui que se faz valer a necessidade de novas capacitações e atualizações oferecidas em um MBA em logística. Para exemplificar melhor alguns dos benefícios práticos que uma especialização desse tipo pode oferecer ao profissional, nós preparamos uma pequena lista a seguir. Confira!

Atualização na área

Atualmente, com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, destacam-se sempre os profissionais mais atualizados e com capacitações mais recentes. Isso porque a logística é — e sempre foi — um setor extremamente dinâmico e em constante evolução, agregando novas roupagens a cada mudança de demandas.

Um exemplo prático e recente disso se vê claramente no período de pandemia, no qual, da noite para o dia, as empresas simplesmente precisaram se reinventar em suas operações e buscar alternativas para seguir com suas entregas (e aumento das demandas online), mesmo com restrições e limitações de locomoção.

Ainda hoje, um ano após essa mudança drástica, muitos gestores não encontraram soluções eficientes para suas operações.

Conhecimento de novos conceitos

Termos como crossdocking, same day delivery, logística inbound e outbound são comumente debatidos entre profissionais e empresas hoje em dia. No entanto, até pouco tempo, nada disso era sequer previsto em muitos mercados.

Todos esses conceitos e métodos se popularizam com a evolução do mercado e com as novas necessidades das operações, permitindo que empresas renovassem ou adaptassem suas logísticas para atender a outros tipos de demandas.

Sem dúvidas, um MBA em logística é o tipo de especialização que aborda essa nova roupagem do setor, trazendo cases e modelos de sucesso já em prática no mercado.

Atualização de novas tecnologias

Em tempos de Logística 4.0, o uso da tecnologia aplicada às operações é indiscutivelmente uma das mudanças mais importantes de todo o setor. Do armazém às mãos do cliente, todas as etapas possíveis do supply chain podem ser monitoradas ou até mesmo realizadas diretamente por meio de ferramentas, sistemas ou máquinas.

Softwares de gestão como WMS (Warehouse Management System), TMS (Trasportation Management System), plataformas web one stop shopMachine Learning, IoT, IA e outros exemplos de tecnologias logísticas já são realidade dentro das operações das empresas e essenciais não apenas para otimizar as cadeias de suprimentos, mas também para reduzir custos, melhorar a comunicação e proporcionar uma melhor experiência ao consumidor final.

No entanto, ainda que tudo isso já seja amplamente utilizado pelas companhias, muitos profissionais ainda não detêm o conhecimento técnico sobre tais ferramentas e, mais uma vez, um MBA em logística reforça essa necessidade de atualização.

Atuação de forma estratégica

Conforme destacamos, nos últimos anos a logística deixou de ser um fato unicamente operacional e conquistou espaços estratégicos dentro da gestão das empresas. No entanto, quem ocupa esses cargos não é necessariamente aquele profissional com ampla experiência nas operações, mas sim aquele mais atualizado sobre os novos conceitos, tecnologias e visões do mercado.

Por isso, o MBA em logística visa preparar o profissional com uma visão muito mais estratégica do que operacional, tendo em vista que as novas tecnologias já são capazes de realizar boa parte das operações de maneira eficiente e, muitas vezes, de forma autônoma ou sem a participação humana.

Ampliação da área profissional

Outro fator importante de um MBA desse tipo é a possibilidade de ampliar as funções possíveis de um setor logístico. Afinal, não estamos falando unicamente de entregas e cumprimento de prazos.

Um supply chain eficiente envolve etapas que vão desde o planejamento operacional até a satisfação final do consumidor. Logo, há um vasto leque de processos e setores que podem ser explorados pelo gestor, do momento em que o material chega nas docas do armazém até a hora que ocorre a entrega na porta do cliente.

Com isso, o setor logístico tende a se amplificar sem limites, podendo agregar ações de marketing, vendas, planejamento, financeiro etc.

Como as empresas ganham com um profissional capacitado?

Uma empresa ou operadores logísticos compostos por um corpo técnico e capacitado na área tendem a oferecer melhores resultados que outros sem a devida capacitação.

Isso se explica a partir de todos os benefícios destacados no tópico anterior. Afinal, um gestor devidamente atualizado e detentor de um MBA em logística, por exemplo, terá mais capacidade técnica para implementar novos conceitos, tecnologias e tomar atitudes com visões muito mais estratégicas do que simplesmente operacionais.

Logo, na prática, operadores logísticos que investem na capacitação de seus profissionais tendem a:

  • reduzir seus custos;
  • otimizar suas operações;
  • conquistar prêmios, selos e certificações (como é o caso da certificação OEA);
  • reposicionar-se no mercado;
  • fidelizar clientes;
  • inovar em tecnologias.

Enfim, essas são algumas dicas sobre a importância de um MBA em logística, ou qualquer outro tipo de atualização na área. Como vimos, isso possibilita agregar novos valores, conhecimento e até maiores remunerações ao profissional, trazendo, consequentemente, uma evolução sadia e vantajosa para o mercado como um todo.

Gostou das dicas? Quer ficar por dentro de outras novidades sobre o setor logístico no Brasil e no mundo? Então, aproveite para seguir nosso Facebook e Instagram e acompanhe as nossas próximas publicações.

Deixe um comentário