melhor localização para um centro de distribuição

Como escolher a melhor localização para um centro de distribuição?

Os centros de distribuição tem um papel importante para o setor logístico. Eles são essenciais para agilizar os processos no dia a dia e, assim, garantir melhores resultados, seja para a experiência do cliente, seja para evitar erros nos processos logísticos.

Para que você atue de maneira adequada, é importante que o seu centro seja escolhido de forma correta, evitando prejuízos e garantindo que os resultados vão chegar, de fato, ao seu negócio. Por isso, essa precisa ser uma escolha bem-feita, considerando uma série de variáveis importantes.

Mas como determinar a melhor localização para um centro de distribuição em seu negócio? Vejamos a seguir os principais pontos a que você precisa estar atento no dia a dia!

Avalie o custo de locação

Um primeiro critério de escolha para o centro de distribuição do seu negócio é analisar o custo de locação. Isso porque não adianta ter todos os benefícios e vantagens se ele estiver acima dos valores que sua empresa pode disponibilizar de orçamento para esse fim.

Então, coloque na ponta do lápis quais são os valores que a sua empresa pode gastar e qual o teto máximo que pode alcançar. A partir disso, é possível descobrir quais são as possibilidades que você pode prospectar e quais estão fora do seu orçamento.

Considere a qualidade da estrutura

Outro ponto para a escolha do seu centro de distribuição é a qualidade da estrutura do local. Isso passa pela possibilidade de manter os seus itens na qualidade adequada (por exemplo, se é possível garantir que itens que necessitam de refrigeração possam ser acondicionados de forma correta).

Além disso, é importante considerar outros pontos que ajudam no dia a dia para garantir maior agilidade e eficiência nos processos logísticos. Isso envolve, por exemplo, equipamentos e veículos adequados para a realização dos processos de separação dos itens no centro de distribuição, a fim de minimizar atrasos e falhas na rotina.

Alguns pontos que você deve observar ao escolher um bom centro de distribuição são:

  • tamanho do centro de distribuição;
  • altura do pé direito;
  • estrutura de refrigeração (se for o caso);
  • layout;
  • qualidade do piso;
  • sistemas de segurança, entre outros.

Identifique a proximidade com modais importantes

A localização do galpão tem um papel muito relevante para a escolha do local do seu centro de distribuição. Afinal, como ele funciona como um ponto avançado do seu sistema logístico, é fundamental que esteja em um ponto estratégico em relação a outros modais importantes.

Analise, portanto, se o local está próximo de rodovias que dão acesso a outros pontos táticos da região, portos e aeroportos. Com isso, é possível garantir um envio mais prático, ágil e eficiente para sua empresa.

Considere, também, onde ficam seus principais clientes e pontos com maior potencial de vendas. Com isso, você pode contar com centros de distribuição em locais que estejam mais próximos do seu público consumidor, mantendo-os abastecidos com os principais itens, além de despachá-los com maior agilidade no dia a dia.

Outro critério de localização é considerar a proximidade com os fornecedores. Muitas vezes pode ser mais vantajoso estar perto deles para minimizar gastos com frete, por exemplo.

Verifique o tipo de galpão

Outro ponto para escolher o centro de distribuição mais adequado é analisar quais são os modelos de galpão e, assim, escolher qual deles está mais alinhado com as demandas do seu negócio. Vejamos a seguir:

  • dois pisos: neles, é possível encontrar mezaninos estratégicos que podem ser utilizados como escritórios de gerenciamento, de forma que você possa ter um ponto de gestão avançado no ambiente;
  • com uma ou duas águas: é uma possibilidade versátil, que permite usos variados para o mesmo local. Tende a ser mais extenso do que outros modelos;
  • modelo shed: a cobertura do galpão lembra uma escada, em formato de degraus. O objetivo é conseguir melhor ventilação e iluminação adequada para itens que dependam dessas variáveis.

Analise indicadores de segurança

Outro ponto importante é, também, analisar os indicadores de segurança da região em que você está buscando o galpão para locação. Afinal, não adianta ter presença em um local com um custo menor, mas ter prejuízos com furtos e roubos que podem levar à perda de estoque ou colocar seus colaboradores em risco.

Por isso, dentro do possível, busque conhecer como é a região em que o galpão está. Converse com os responsáveis por outras empresas que estão próximas na região. Com isso, você tira suas dúvidas e evita colocar em risco tanto as mercadorias quanto, principalmente, seus funcionários.

Considere o custo-benefício

Com todas essas informações em mãos, você consegue analisar um dos principais parâmetros para a sua tomada de decisão: o custo-benefício. A partir de tudo que falamos, será possível encontrar um local que tenha o melhor custo e, ao mesmo tempo, que traga as vantagens esperadas.

Muitos gestores pensam principalmente no fator custo, mas ignoram que, nem sempre, o benefício financeiro vale a pena. Por exemplo, às vezes, é melhor fechar uma locação com um valor mais alto, mas que esteja mais perto de modais de transporte importantes. Com isso, é possível economizar com transporte e, ao mesmo tempo, garantir maior agilidade na entrega.

Como vimos, escolher a melhor localização para um centro de distribuição envolve uma série de fatores que precisam ser definidos previamente, a fim de garantir melhores resultados para seu negócio. Sem isso, as chances de prejudicar a experiência do cliente são altas, e isso pode acarretar diversos problemas para sua empresa.

Além disso tudo, um ponto importante é analisar, também, a possibilidade de contratar uma empresa terceirizada para a locação de um centro de distribuição. Por exemplo, ao contar com os serviços da TPC Logística, você pode optar por um de nossos espaços, que estão localizados em pontos estratégicos e que possuem um melhor custo-benefício. Afinal, há a possibilidade de contar com um centro de distribuição compartilhado, sem que isso impacte as ações do seu negócio.

Está interessado no assunto e quer saber mais sobre como podemos ajudá-lo? Entre em contato com a gente agora mesmo e tire suas dúvidas!

Este post tem um comentário

  1. Marcio Roberto

    Excelente artigo, gosto como consegue descrever bem os pontos levantados de forma objetiva e simples!

Deixe um comentário