5s

Como aplicar metodologia 5S na logística

Você entende bem sobre a metodologia 5S? Desenvolvida para auxiliar na otimização de métodos e processos operacionais industriais, essa ferramenta ganhou força e hoje em dia já é utilizada em diversos setores econômicos, como o de logística.

Com a ideia de tornar todos os processos enxutos, a metodologia 5S é parte importante da eficiência de uma empresa. No final, ela oferece como resultado a satisfação de seus clientes, o que alavanca o sucesso de uma organização.

Neste post, explicaremos melhor sobre os fundamentos da metodologia 5S assim como suas vantagens para a logística. Pronto para entender melhor sobre o assunto? Então vamos lá!

Quais os princípios da metodologia 5S?

A metodologia 5S é um processo de padronização de atividades que, quando implementado corretamente, gera um ambiente de trabalho mais organizado, limpo, seguro e eficiente. Seu principal objetivo é reduzir desperdícios e, consequentemente, auxiliar empresas a obterem ótimos resultados no trabalho com o menor custo possível.

Sendo uma das ferramentas da filosofia lean manufactoring — sistema enxuto de manufatura desenvolvido pela Toyota no Japão — a metodologia 5S representa cinco palavras japonesas que, quando traduzidas para o alfabeto romano, começam com a letra “S”. Conheça esses princípios a seguir.

Seiri — senso seletivo

O primeiro princípio tem o objetivo de selecionar para a sua área de trabalho aquilo que for útil. É preciso considerar equipamentos, ferramentas e materiais que são verdadeiramente importantes, os itens supérfluos, por sua vez, devem ser descartados ou reutilizados.

Algumas perguntas, como as referidas a seguir, podem ajudar nessa seleção. Veja:

  • Esse item é necessário? Para quê?
  • O que podemos jogar fora?
  • O que pode ser guardado?
  • Onde esse item seria melhor utilizado?

Se não conseguir responder a todas as perguntas, separe o material para uma nova análise posteriormente.

Se bem empregado na logística, o primeiro princípio já possibilita a diminuição do tamanho do estoque ou dos itens desnecessários para a operação de determinada empresa. Além disso, ele reduz o custo com o armazenamento, facilita sua limpeza e melhora o fluxo de circulação dentro do setor com o ganho de espaço.

Seiton — senso de organização

No Seiton, a prioridade é disponibilizar de forma ordenada os principais itens de trabalho, de modo que eles fiquem dispostos em locais de fácil acesso e alcance imediato. Isso visa facilitar o cotidiano dos trabalhadores.

Assim, a ideia é organizar o ambiente com a separação dos produtos em locais determinados e identificação padronizada com placas, etiquetas, setas, marcações etc. Uma pergunta que pode ajudar nesse caso é: “como posso classificar esse item?”.

Os resultados da implantação desse senso na logística são surpreendentes. No estoque, por exemplo, ele permite a identificação ágil dos itens a serem separados, ou seja, facilita a identificação de itens no trabalho. Com isso, você ganha tempo para realizar outras atividades, diminui o deslocamento e reduz o número de locais inseguros para resguardar determinados objetos.

Seiso — senso de higiene

A limpeza também é importante para construir um ambiente de trabalho agradável. Afinal, um local limpo é capaz de influenciar positivamente as pessoas. Diante disso, o terceiro senso objetiva facilitar a higienização dos locais produtivos, eliminando a sujeira e também objetos desnecessários para aquela atividade.

Ademais, o Seiso prioriza entender o que está causando tanta sujeira naquele determinado lugar. Para identificar isso, perguntas como as seguintes podem ajudar nas medidas preventivas e de conservação da limpeza no local de trabalho. São elas:

  • O que está causando a sujeira do setor?
  • Qual o tipo de limpeza é necessário para manter o ambiente limpo e agradável?
  • Com qual frequência essa higienização deve ser feita?

A implantação desse senso na logística contribui com a conservação de equipamentos, melhoria na saúde dos trabalhadores e diminuição de acidentes.

Seiketsu — senso de padronização

Esse senso tem como objetivo fixar os 3S anteriores na rotina de trabalho de toda a empresa. A ideia é que toda a organização incorpore os princípios da mesma forma. Nesse sentido, a padronização visa estabelecer regras para efetuar determinada atividade, dessa forma o trabalho se torna consistente e possibilita que todos saibam realizá-lo igualmente.

Na logística, o senso de padronização tem impacto direto no desenvolvimento das atividades. Com ele, é possível diminuir retrabalhos e perdas efetivas no desdobramento das tarefas. Afinal, rotinas padronizadas permitem a melhoria contínua em qualquer seguimento, uma vez que existe um ponto de referência.

Shitsuke — senso da autodisciplina

A missão do último senso é garantir que todos os outros serão cumpridos. Para que o programa dê certo, é fundamental manter a autodisciplina de todos os funcionários da empresa. A conscientização de todos é o primeiro passo para o sucesso dos 5S. Antes de tudo, é preciso que todos encarem o programa como uma filosofia de trabalho, que oferecerá benefícios a curto, médio e longo prazo para a organização.

A logística só tem a ganhar com a implantação do quinto S. Com ele, é possível manter a qualidade dos processos, aumentar a produtividade, identificar falhas e gargalos e garantir o cumprimento das tarefas diárias.

Quais as vantagens ao implementar a metodologia 5S?

Implantar a metodologia 5S na sua empresa pode propiciar diversas vantagens, dentre as quais podemos destacar:

  • redução de custos e riscos;
  • maior controle do estoque;
  • ambiente de trabalho mais seguro e agradável;
  • melhora na saúde dos colaboradores;
  • diminuição de desperdícios;
  • conservação do meio ambiente;
  • melhor aproveitamento dos espaços;
  • aumento da produtividade;
  • mais segurança para as cargas;
  • redução de falhas na logística;
  • melhoria na qualidade do que é entregue;
  • engajamento e satisfação dos funcionários, entre outros.

Nesse contexto, empresas que buscam melhorar seus resultados encontram nas mudanças culturais e nos programas de qualidades o que realmente precisam para atingir tais avanços e, assim, gerar vantagem competitiva continuamente.

A metodologia 5S é capaz de auxiliar as organizações a alcançarem a todas essas metas, inclusive o setor de logística. Entretanto, é necessário compreender bem o programa e fazer com que todos da empresa comprem a ideia — e para isso é necessário um bom planejamento. Depois disso, a sua implantação ficará bem mais fácil.

Gostou do nosso post? Então aproveite a sua visita em nossa página para assinar nossa newsletter. Dessa forma, receberá todas as atualizações diretamente na sua caixa de entrada!

Este post tem um comentário

  1. Leonardo

    Excelente método esse do 5S, participei do projeto quando fui funcionário da Tam, aliás, esse projeto e o clima organizacional, fui o 1 na empresa, a participar e ajudar a implantar no nosso setor de IMPEX é Logística.
    Hoje estou buscando uma recolocação no mercado de trabalho, depois de 12 anos de Tam Linhas Aereas, hoje busco uma recolocação, numa grande empresa, assim como a TPC.
    Att’
    Leonardo

Deixe um comentário