micro fulfillment

Entenda o que é micro-fulfillment e conheça os seus benefícios

Otimizar os processos logísticos implica, muitas vezes, quebrar o processo em partes menores e enxugar ações. Muitas vezes, isso é fundamental para conseguir ser mais eficiente na gestão logística e atender com maior sucesso os seus clientes.

Para isso, temos diversas estratégias que estão ganhando cada vez mais importância, justamente porque permitem proporcionar maior agilidade nas entregas. E uma das mais importantes atualmente é o micro-fulfillment. A partir dele, é possível ter um processo logístico de e-commerce com melhor custo-benefício.

Por isso, vamos trazer neste artigo todas as informações que você precisa saber sobre micro-fulfillment e tirar suas principais dúvidas sobre o assunto. Vamos juntos? Boa leitura!

O que é micro-fulfillment?

Comecemos pelo conceito de fulfillment. Essa é uma estratégia logística focada na etapa do processo logístico de levar o produto para o cliente final, com o objetivo de minimizar algumas etapas para a empresa responsável pela produção.

Nesse tipo de estratégia, a empresa pode contratar uma empresa responsável que fará todo o processo logístico de forma estratégica, cabendo ao seu negócio apenas gerenciar as vendas.

O micro-fulfillment, dentro desse contexto, fala sobre os armazéns de pequena escala que estão presentes em pontos estratégicos para o seu negócio. Tem por objetivo, portanto, agilizar processos de entrega com menores custos, sem a necessidade de manter grandes armazéns para esse fim.

Para o que serve o micro-fulfillment?

O micro-fulfillment vem como uma forma de potencializar as estratégias de fulfillment, que está relacionado, como falamos, a todas as etapas logísticas desde a chegada dos itens em estoque até a sua entrega ao cliente final e suporte no pós-venda. Assim, faz parte das atividades:

Dentro desse contexto, o micro-fulfillment tem o papel de auxiliar nas estratégias para trazer maior sucesso para garantir uma experiência do cliente.

Como implementar esse conceito?

Mas como adotar o micro-fulfillment em seu negócio e otimizar a gestão logística da sua empresa? Vamos ver os principais pontos a seguir.

Empregue tecnologias de automação

Em primeiro lugar, o micro-fulfillment é altamente beneficiado com a adoção de tecnologias de automação no dia a dia para conseguir otimizar as atividades em centros menores e, assim, enfrentar custos relacionados com tarefas mais custosas, como o picking.

Por conta disso, é importante contar com tecnologias de automação e robótica. A partir disso, é possível melhorar a precisão das atividades e reduzir custos para tornar o serviço mais enxuto, e, em simultâneo, eficiente.

Tenha parceiros ao seu lado

A gestão de diversos centros de distribuição pode ser difícil para pequenas e médias lojas. Por isso, pode ser interessante ter uma parceria para a realização do serviço por empresas especializadas em logística para cuidar desses processos.

Com isso, você não apenas consegue minimizar os custos, mas também gera uma maior redução de erros e agilidade nas ações de rotina.

Verticalize a estrutura do espaço

Como são espaços menores, é importante garantir uma verticalização da estrutura do armazém e, assim, explorar maior espaço com precisão. Com isso, você consegue contar com centros de distribuição com menor espaço e pagar um valor menor pela locação, podendo fazer parte de centros urbanos.

Quais são as vantagens de sua adoção?

O micro-fulfillment tem sido cada vez mais apontado como uma das melhores estratégias para o cenário atual. Mas por que isso acontece? Vamos aos principais pontos de benefícios a seguir!

  • maior flexibilidade para gestão logística;
  • maior comodidade para os profissionais logísticos;
  • redução nos valores de frete, já que os itens podem partir de diversos centros urbanos, o que, consequentemente, atrai maior atenção por parte dos clientes;
  • redução de custos de entrega na última milha;
  • investimentos reduzidos comparados com outras estratégias de armazenamento;
  • tomadas de decisões mais acertadas;
  • descentralização dos estoques, o que pode tornar a sua gestão ainda mais eficiente;
  • minimiza as chances de ocorrência de stock out por meio de um controle mais preciso do inventário;
  • ajuda a reduzir os problemas relacionados com falta de espaço, já que os itens ficam distribuídos em pequenos centros nas regiões urbanas.

Além disso, a adoção do micro-fulfillment também é interessante, pois pode ser alinhada com outras estratégias logísticas importantes e que podem trazer grandes benefícios para seu negócio, entre elas:

  • dark stores – lugar destinado para armazenamento e envio de produtos de um e-commerce. São, também, pequenos espaços que ficam internamente em centros urbanos;
  • D2C – a estratégia D2C (direct to consumer) é aquela feita entre a fábrica produtora e o cliente, sem presença de intermediários no processo;
  • ship from store – estratégia em que as lojas físicas de uma marca também funcionam como um centro de distribuição, de forma que os pedidos para entrega também possam sair desses locais;
  • same day delivery – possibilidade de entrega do seu negócio para os clientes em poucas horas ou, no máximo, 24 horas após a confirmação do pedido.

Por que essa estratégia consegue agilizar o atendimento de pedidos?

Os micro fulfilment centers conseguem abranger uma maior área dos centros urbanos e, assim, ter pontos mais próximos do cliente. Com isso, é possível acionar a saída do pedido daquele que estiver mais próximo de quem o fez.

Desse modo, ele consegue chegar mais rapidamente nas mãos do cliente, e há também uma série de outros benefícios, entre eles:

  • melhor experiência do cliente;
  • fidelização do cliente ao longo do tempo;
  • agilidade na resolução de problemas (por exemplo, o processo de logística reversa para a troca de um item é muito mais ágil nesse modelo);
  • custos menores de frete, pode ser mais atrativo para o cliente final, entre outros.

Por isso, a adoção do micro-fulfillment pode ser uma estratégia interessante para proporcionar um maior diferencial competitivo e sair à frente de concorrentes importantes da sua área. E, claro, com isso, os clientes também saem ganhando e se sentem mais próximos do seu negócio.

Este conteúdo foi importante para você? Contribuiu para melhorar seus processos? Então assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo novo!

Este post tem um comentário

  1. Marcio Roberto

    Mais uma, das muitas, ferramentas que eu nem conhecia e que agora também começo a me dar conta de sua importância!

Deixe um comentário