modelo de armazenagem

Modelo de armazenagem: conheça os principais e saiba como escolher!

A organização nos armazéns auxilia os profissionais a terem maior eficiência nas suas atividades, reduzir erros e, assim, permitir que todos os envolvidos consigam atuar com menos falhas e, assim, gerar melhores resultados. Contudo, muitas decisões importantes precisam ser tomadas para isso.

Dentro desse contexto, temos os modelos de armazenagem. Eles dizem respeito ao tipo de forma de guardar os itens nos estoques, que favoreça a produtividade no dia a dia e respeite as peculiaridades do seu negócio.

As decisões sobre o melhor modelo de armazenagem também estão relacionadas com o sucesso das suas estratégias logísticas. Saiba mais sobre o tema a seguir. Boa leitura.

Qual é a importância de escolher o melhor modelo de armazenagem?

Temos diversos modelos de armazenagem disponíveis no mercado. Mas essa não é uma decisão qualquer. Sabia disso? Torna-se fundamental que você entenda as razões pelas quais essa é uma questão importante e considerar alguns pontos em suas escolhas.

Uma escolha ideal de modelos de armazenagem permite alinhar boa parte dos processos logísticos que dependem dessa otimização para serem eficientes.

Quais são os principais modelos de armazenagem?

Para fazer a escolha adequada, diante dessa importância, confira, a seguir, quais os principais tipos de armazenagem que você pode adotar no seu negócio para tornar a parte logística ainda mais eficiente.

Armazenagem própria

É aquela na qual o galpão pertence à empresa e, portanto, há uma maior autonomia sobre o espaço. Ao mesmo tempo, ela também é responsável por armazenar a própria mercadoria, fazendo a administração completa do espaço.

Assim, você pode definir, por exemplo, qual a melhor localização para o galpão e adquirir o espaço, considerando, nesse ponto, os seus interesses e estratégias logísticas. Ao mesmo tempo, também delega maiores custos para a empresa, bem como exige um maior controle no dia a dia.

Armazenagem contratada

Nesse caso, a organização controla os processos de armazenagem, mas o espaço físico em si é contratado. Assim, questões como manutenção do espaço, entre outros pontos, são de responsabilidade do proprietário do local.

Ao mesmo tempo, dependendo do contrato, você não poderá fazer mudanças estruturais importantes, bem como dependerá da localização de espaços disponíveis pelo negócio que oferece o serviço.

Então, por exemplo, se você gostaria de ter um ambiente com mezanino, para otimização do espaço, deverá buscar uma empresa que tenha o galpão de acordo com suas demandas e expectativas, sem poder, em alguns casos, fazer as mudanças esperadas.

Armazenagem terceirizada

Nesse caso, a armazenagem é toda feita por uma empresa terceirizada, que tanto detém o local quanto controla os processos de armazenamento. Nesse caso, temos uma redução de custo (otimizando a gestão financeira), bem como também desonera seus colaboradores da área logística em se preocuparem com essas questões.

Assim, a responsável atua gerenciando todo o processo, desde a admissão dos itens até sua expedição. Dessa forma, seu negócio pode focar em outras questões tanto do processo logístico quanto do negócio como um todo e, assim, proporcionar maior produtividade no dia a dia.

Modelos híbridos

Muitas empresas adotam modelos híbridos de armazenagem. Isso significa ter mais de uma possibilidade. Por exemplo, para locais estratégicos terem galpões próprios e outras localidades atuarem com armazenagem terceirizada.

Essa também pode ser uma estratégia interessante, mas demanda uma boa gestão dos processos, para que eles estejam devidamente alinhados com as questões definidas pelos gestores logísticos.

Como escolher a melhor opção?

Agora que você sabe quais são os principais modelos existentes para adotar no seu setor logístico, precisamos saber quais são as questões que podem ajudar nessa escolha. Vejamos as principais a seguir.

Revise os custos

Um primeiro ponto é: coloque na ponta do lápis todos os custos diretos e indiretos que sua empresa terá em cada uma das opções de armazenagem. Cada sistema demandará questões diferentes, e, portanto, é fundamental que você considere cada ponto.

Por exemplo, na armazenagem própria, você precisará ter profissionais próprios para esse fim. Na armazenagem contratada, mesmo que você não tenha gastos com o espaço em si, deverá ter sistemas de otimização de processos que auxiliarão a resolver as questões e tornar os processos mais eficientes. Já no modelo terceirizado, deverá ter um profissional em contato com a empresa terceirizada, bem como pagar pelo serviço específico.

O que é melhor ou pior? Isso dependerá de critérios específicos da sua empresa. Por isso é tão importante ter tudo na ponta do lápis nesse momento. Considere todos os pontos, desde contratação de tecnologias a gastos com manutenção, maquinários, o tempo utilizado nas trocas de informações com a empresa terceirizada, entre outros.

Conheça seus limites

A escolha do melhor método de armazenagem passa, também, pelos limites da sua empresa. Muitas vezes, pode ser que você tenha interesse em ter um espaço e colaboradores próprios, mas, por uma série de dinâmicas específicas do seu modelo de negócios, essa não seja a melhor opção.

Por isso, identifique quais são os limites que sua empresa possui e quais são as melhores opções dentro dessas condições. Lembre-se de que, até mesmo dentro do mesmo segmento, negócios semelhantes podem ter demandas e necessidades distintas.

Meça sua produtividade

Lembre-se também de que não é apenas o custo que influencia nesse tipo de escolha. Também é importante considerar a produtividade no dia a dia. Isso porque, muitas vezes, os custos são reduzidos, mas geram também perda de rentabilidade ou falhas nos processos logísticos.

Um setor logístico produtivo demanda investimento. E, portanto, esse ponto também precisa ser colocado na ponta do lápis. Afinal, quais são as peculiaridades e demandas da sua empresa? Muitas vezes, um modelo poderia sair mais barato, mas, no final, essa diferença sair cara em perda de espaço de mercado por falhas logísticas.

A escolha do melhor modelo de armazenagem está diretamente ligada à eficiência dos processos logísticos. Por isso, se você quer ter os melhores resultados, é fundamental contar com escolhas eficientes. Esperamos que este artigo tenha ajudado você nessas questões.

Quer mais dicas para potencializar ainda mais a logística e suas atividades no dia a dia? Assine nossa newsletter e não perca nenhuma de nossas dicas sobre o assunto!

Deixe um comentário